Sábado, 18 de maio de 2024

Postado às 07h30 | 20 Abr 2024 | Coluna César Santos - 20 de abril de 2024

Crédito da foto: Reprodução Kadson Eduardo, condenado à prisão, é o braço direito do prefeito Allyson Bezerra

ESCÂNDALO KADSON EDUARDO

O caso Kadson Eduardo é bem mais grave do que se imagina e pode culminar com a cassação do mandato do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) por crime de responsabilidade.

O gestor municipal é alcançado pelo Decreto-lei 201/67, que classifica como crimes de responsabilidade dos prefeitos municipal atos de nomear, admitir ou designar servidor contra a expressa disposição de lei.

Foi exatamente isso que Allyson fez.

Ele mantém no cargo de secretário de Administração um sujeito que foi condenado à prisão (regime aberto) pela Justiça Federal por crime de falsificação de documento, com trânsito em julgado em 17 de abril de 2023.

O prefeito deveria ter demitido Kadson naquele momento, mas não o fez. Pior ainda, recentemente deu a Kadson mais uma secretaria, a de Cultura, para ele cuidar dos contratos do Mossoró Cidade Junina 2024.

Ao pé da letra, conforme consta em lei, o prefeito cometeu crime de responsabilidade ao infringir a Lei da Ficha Limpa para manter Kadson no cargo público. Agora, é claro que vamos ter uma disputa no campo judicial, pois, certamente, a oposição vai entrar com ação para responsabilizar Allyson Bezerra.

E não é só isso.

A coluna recebeu informação que a oposição tem em posse documentos que comprovam as atividades de Kadson Eduardo além dos limites impostos por lei.

O “braço direito” do prefeito virou uma “bomba”.

 

FRASE

“A oposição vai fazer o papel que lhe compete, que é fiscalizar e preservar o bem público”

TONY FERNANDES – Líder da oposição na Câmara de Mossoró sobre o Caso Kadson Eduardo

 

CONSEQUÊNCIA

Se a Justiça tornar nulos todos os atos de Kadson Eduardo, desde a sua condenação transitado em julgado, a gestão municipal vai ter muitos problemas. O principal deles deve atingir o Mossoró Cidade Junina, cujos contratos foram conduzidos por Kadson, como secretário de Cultura.

 

CAMINHOS

A bancada de oposição já bateu à porta do Ministério Público e vai ao Judiciário para responsabilizar o prefeito Allyson pela manutenção de um condenado à prisão em cargo de primeiro escalão. Na Câmara, como é minoria, a oposição não espera sequer a abertura de uma investigação.

 

QUEM É KADSON

O advogado Kadson Eduardo foi assessor parlamentar de Allyson Bezerra na Assembleia Legislativa. Ganhou confiança e passou a ser o “braço direito” de Allyson, que o trouxe para a Prefeitura de Mossoró. No Palácio da Resistência, Kadson é conhecido pela turma como “faz tudo” e “poderoso".

 

DE BRASÍLIA

O senador Rogério Marinho, líder estadual do PL, foi convidado para acompanhar de perto o “caso Kadson”. De pronto, pediu todas as informações. Interessou-se pela causa.

 

DEMOCRACIA

O Consuni da Ufersa reverberou, em voto, a vontade da comunidade acadêmica respeitando o resultado da consulta à Reitoria. A lista tríplice aprovada segue o resultado das urnas: Em primeiro, Rodrigo Codes; segundo, a atual reitora Ludimilla Oliveira; e terceiro, Jean Berg. A lista seguirá para o presidente Lula nomear o futuro reitor da Ufersa.

 

CASA DA OAB

A OAB-Mossoró inaugura nesta segunda-feira, 22, a Casa da Advocacia Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, onde funcionou o antigo Trattoria, centro da cidade. Está confirmada a presença do presidente Nacional da Ordem, Beto Simonetti.

 

É NOTÍCIA

1 - Hoje completa 38 anos da morte do industrial Jerônimo Dix-neuft Rosado Maia, casado com dona Odete (falecida), pai da ex-prefeita Rosado e de mais dez filhos. A cidade rende homenagem como seu nome na avenida Leste/Oeste.

2 - A Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado, no conjunto do mesmo nome, celebra 25 anos hoje. Construída e inaugurada na primeira gestão do ex-governador Garibaldi Filho.

3 - A banda Caixa Pop se apresenta neste sábado, 20, na praça de alimentação do Partage Shopping Mossoró. Para celebrar o Dia do Vinil. A partir das 18h.

4 - O Governo do RN lançou o edital da obra de reforma e expansão da escola Eliseu Viana. Será a primeira grande obra na unidade de ensino desde a sua inauguração há cinco décadas. Investimento de R$ 6,5 milhões.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO