Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 27 Abr 2024 | Coluna César Santos - 27 de abril de 2024

Crédito da foto: Reprodução Kadson Eduardo é visto como braço direito de Allyson Bezerra

EM BUSCA DE UMA AGENDA POSITIVA

Acuado pelo “caso Kadson”, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) bateu à porta do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) em busca de uma agenda positiva.

Chegou por lá com um caderno espiral para anunciar o “relatório de medidas de transparência, governança e modernização da gestão pública”. Fez o mesmo no Ministério Público.

Posou para fotos com o presidente da Corte de Contas, Gilberto Jales, e com a procuradora-geral do MPRN, Eliane Cardoso.

De imediato, mandou os seus blogueiros propagarem em suas páginas eletrônicas a “transparência” de sua gestão. De fato, Allyson está precisando de fôlego.

Os últimos dias têm sido tensos. Acusado de cometer crime de responsabilidade, que renderá ação na Justiça com pedido de cassação de mandato, e a abertura de inquérito para apurar suposto superfaturamento no projeto “Estação Natal”, o gestor municipal sabe que a sua “batata está assando”.

A situação é bem delicada.

E, para especialistas em direito público, o prefeito não terá vida fácil daqui pra frente.

 

FRASE

“Eu estou muito bem com essa passagem pelo PSDB, mas eu devo ir para o PL”

TOMBA FARIAS – Deputado estadual que vai trocar de partido

 

EMENDAS

O projeto da LDO 2025 prevê 1,2% da receita do município para emendas impositivas dos vereadores. Desrespeita as Constituições Federal e Estadual, que estipulam a reserva de 2% da receita corrente líquida. Na prática, pouco importa, afinal, a gestão Allyson Bezerra não é de pagar emendas.

 

TÍTULO

É intensa a movimentação no Fórum Eleitoral de Mossoró, na reta final do prazo para o eleitor atualizar a situação. Agora, surpreende o grande número de transferência de domicílio eleitoral para cidades vizinhas, principalmente para Tibau. A Justiça eleitoral e a polícia estão de olhos abertos.

 

LIBERAL

O deputado estadual Tomba Farias espera a autorização da Executiva do PSDB para deixar o partido. Ele comunicou a sua vontade ao presidente Ezequiel Ferreira, que não se opôs. Tomba aceitou o convite do senador Rogério Marinho para reforçar as fileiras do PL no Rio Grande do Norte.

 

CASA FELIZ

Finalmente, os advogados e advogadas de Mossoró ganharam uma casa à altura da importância da classe. Bem estruturada, moderna e pronta para democratizar a profissão. Deu gosto ver a alegria do presidente da OAB-Mossoró, Hermerson Pinheiro, ao prestigiar a obra da seccional liderada pelo colega Aldo Medeiros.

 

RODOVIA

O Dnit/RN afirma que a obra do desvio da BR-304 está com 50% concluída e prevê que será concluída na primeira quinzena de maio. No entanto, ressalta que o andamento dos serviços depende da intensidade das chuvas. A viagem Mossoró-Natal segue cansativa.

 

SEI LÁ

Um leitor pergunta sobre o número de pessoas em cargos comissionados na gestão Allyson que foram aprovadas no concurso da saúde. Respondo perguntando: e tem disso na Prefeitura?

 

É NOTÍCIA

O cantor Anderson Leonardo perdeu a luta contra um câncer. Seu coração parou de bater nesta sexta-feira, 26, enlutando o Molejo e uma nação de fãs. Ícone do pagode tinha 51 anos.

O desembargador João Rebouças devolveu o mandato e os direitos políticos do prefeito de Janduís, Salomão Gurgel. Decisão monocrática, enquanto no TJRN não é julgado o mérito. Salomão foi condenado em primeiro grau por crime de improbidade.

A Aneel decidiu manter a bandeira verde em maio. Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz. No RN, porém, o papel do mês sofreu aumento em 8,4%.

A previsão da Emparn é de chuvas acima da média no próximo trimestre no Rio Grande do Norte. O litoral potiguar deverá ser o mais chuvoso nos meses de maio, junho e julho.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO