Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 07h45 | 09 Mai 2024 | Coluna César Santos - 9 de maio de 2024

Crédito da foto: Edilberto Barros / CMM Plenário da Câmara de Mossoró

DEVE USAR A CANETA

É muito ruim quando você mira um alvo e os estilhaços atingem quem está ao lado. Na política, é um erro grave. O ataque deferido pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) contra o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), pode alcançar além do líder do Legislativo.

Ao provocar o definhamento da saúde financeira da Casa, reduzindo os valores repassados em forma de duodécimo, o chefe do Executivo pode estar condenando todos os inquilinos da “Casa do Povo”, inclusive, vereadores governistas.

O pagamento em dias dos salários, por exemplo, está comprometido. Isso em ano eleitoral é péssimo.

Sem dinheiro, a Câmara poderá ter que exonerar todos os assessores parlamentares. São 161 distribuídos nos 23 gabinetes.

Além disso, alguns vereadores governistas são nutridos por outros serviços dentro do Legislativo, com empresas terceirizadas que cuidam da parte elétrica, manutenção das centrais de ar, entre outras.

Se Allyson, para castigar Lawrence, continuar com o processo de “lipo” no corpo financeiro da Câmara, o presidente da Casa não terá alternativa, senão usar a caneta.

 

FRASE

“Traremos, em primeira mão, novidades sobre gestão pública e política de Mossoró”

LAWRENCE AMORIM – Presidente da Câmara ao convidar para a live que apresentará na segunda-feira, 13

 

PADARIAS

O vice-prefeito Fernandinho das Padarias (MDB), que foi o primeiro a ser chutado pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), está acompanhando a cena política sem nenhuma pressa. Ele sabe de tudo e mais alguma coisa. E se abrir o bico, não fica pedra sobre pedra. Tudo a seu tempo, tem dito.

 

LINHARES

Em meio à crise política e com uma enxurrada de denúncias que afetam a imagem do prefeito Allyson, quem ganha força é o advogado Paulo Linhares, presidente do Previ. Ele tem sido a voz mais equilibrada no Palácio da Resistência. O prefeito precisa de Linhares para sair vivo da crise.

 

VICE

Paulo Linhares ganha força para compor chapa como vice de Allyson. Além do trabalho no Previ e a força que tem dado nesse momento de crise, ele conta com a Rádio Difusora que foi importante para a vitória de Allyson em 2020. Paulo Linhares vai se desincompatibilizar no dia 31 deste mês.

 

NÃO DESISTIU

O ex-deputado Souza (União Brasil) vai recorrer da decisão da Justiça de primeiro grau que o condenou por improbidade administrativa. Ele espera recuperar os seus direitos políticos, suspensos por seis anos, nas instâncias superiores. E, assim, ter direito a disputar a Prefeitura de Areia Branca nas eleições deste ano.

 

MARATONA

O Progressistas vai realizar convenções m 110 municípios potiguares neste sábado, 11. A maratona tem a finalidade de fortalecer a sigla para o embate eleitoral deste ano, sob a batuta do deputado federal João Maia. Em Mossoró, o partido é comandado pela ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

 

EMPATE TÉCNICO

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 8, aponta que 50% dos entrevistados aprovam o governo Lula e 47%, desaprovam. Pior avaliação do Lula-3.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1949, era inaugurada em Mossoró a Escola Ambulatório Cardeal Câmara, pelo bispo dom João Batista Portocarrero Costa. Funcionava anexo ao Colégio Diocesano e o seu nome homenageava o primeiro bispo de Mossoró.

2 - Há 32 anos, a então prefeita Rosalba Ciarlini inaugurava a Escola Municipal José Benjamim, no bairro Planalto 13 de Maio. Obra de sua primeira gestão.

3 - Chegou a 100 o número de mortes na tragédia climática no Rio Grande do Sul. Com chuvas e ventos fortes em Porto Alegre, o trabalho de resgate foi suspenso nesta quarta-feira, 8.

4 - Pacientes que precisam passar por tratamento fora de Mossoró estão sendo levados numa “sucata”. Na madrugada desta quarta-feira, 8, ficaram no “prego” em Paracaju-CE. A Prefeitura está castigando.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO