O PSDB do Rio Grande do Norte solicitou aos institutos de pesquisas eleitorais a inclusão, a partir de agora, do nome do presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, nas sondagens à Prefeitura de Mossoró. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 9, após longa conversa entre Lawrence e o presidente estadual do partido, que também preside a Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza.
Ao colocar Lawrence na faixa da disputa majoritária, o PSDB confirma o rompimento político-administrativo com o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). É provável que a pré-candidatura de Lawrence seja lançada na próxima segunda-feira, 13, durante live que ele apresentará. O projeto eleitoral será encaminhado nesta sexta-feira, 10, com a presença do presidente nacional do PSDB em Natal, Marconi Perillo.
A crise entre Lawrence e Allyson foi noticiada em primeira mão pelo Jornal de Fato. Em reportagem publicada no início de abril, o impresso mostrou que o confronto entre ambos estava ocorrendo nos bastidores e era consequência da sinalização do prefeito de que não cumpriria o compromisso de ter o presidente da Câmara como o seu companheiro de chapa nas eleições deste ano.
Por gravidade, o prefeito decidiu cobrar uma dívida que a Câmara tem com a Prefeitura no valor de mais de R$ 11 milhões e passou a descontar do duodécimo do Legislativo, afetando a saúde financeira da Casa. Lawrence tentou reverter a situação no diálogo, sem sucesso. Em seguida, acionou a Justiça, mas também não obteve êxito.
Nos últimos três anos, a Câmara acumulou contas e por pouco não atrasou salários dos vereadores, assessores e servidores efetivos. Ao sufocar o Legislativo, o prefeito Allyson entende que fragiliza Lawrence politicamente e, por consequência, o elimina do processo sucessório.
A crise se tornou mais aguda esta semana, quando o prefeito, por meio de nota oficial, expôs à opinião pública a dívida acumulada da Câmara. Lawrence não gostou e, de imediato, marcou uma live para “trazer em primeira mão, novidades sobre a gestão pública e política de Mossoró.”
Viabilidade
Ao anunciar o pedido para o nome de Lawrence ser inserido nas pesquisas à Prefeitura de Mossoró, a direção estadual do PSDB disse que o partido “considerou a avaliação, corrente na política local e estadual, que Lawrence é um quadro viável para a sucessão mossoroense”.
Lawrence está no segundo biênio como presidente da Câmara. Em 2022, ele foi candidato a deputado federal e, mesmo sem se eleger, conseguiu ser o candidato mais votado da história de Mossoró (33.303 votos em 2022).
Antes de ser vereador, foi por dois mandatos prefeito de Almino Afonso, município do Médio Oeste do RN.
Marconi Perillo tem encontro com os tucanos potiguares
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo participa do “Encontro com Tucanos Potiguares”, nesta sexta-feira 10, em Natal. O dirigente vai conversar com deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e pré-candidatos de diversas regiões do Rio Grande do Norte. O evento será realizado no auditório da Assembleia Legislativa, às 9h30.
Além de fomentar candidaturas, Perillo, ao lado do presidente estadual do partido, Ezequiel Ferreira de Souza, também buscará o apoio necessário para manter o partido forte no estado, que é um dos cinco maiores do Brasil.
Para as Eleições 2024, os tucanos potiguares continuam crescendo. De acordo com o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP3), o partido liderado está vigente em 133 municípios, marcando presença em todas as regiões do Estado.
Na chamada “janela partidária”, o partido recebeu filiações de prefeitos como Arthur Teixeira (Guamaré), Marineide Diniz (Carnaubais), Dr. Renam (Campo Redondo), Nixon Baracho (Alto do Rodrigues), Marcos Cabral (Vera Cruz), Novinho (Cerro Corá), Mazé (Martins), Carlinhos (Parazinho), e Luiz Bandeira (Pedra Preta), que vai concorrer este ano a mais um mandato na região Central.
O PSDB do RN tem hoje mais de 50 pré-candidatos a prefeitos, dezenas de nomes que farão composições como vice-prefeitos, 10 deputados estaduais e passa de 250 vereadores com mandatos.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.