CUIDADO COM EFEITO BOOMERANG
Identificadas três frentes de ataques contra o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), depois do afastamento entre ele e o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). A ordem é atingir a imagem do ex-aliado como político, administrador e na vida pessoal.
A estrutura midiática foi dividida nos três pontos. Uma é responsável por propagar que Lawrence “traiu” Allyson; outra prega que o presidente da Câmara não administra bem as finanças da Casa; e a terceira espalha em grupo sociais boatos para atingir Lawrence e sua família.
Não precisa de lupa para identificar de onde são fabricadas as versões para distribuição em blogs pagos e nas redes sociais alimentadas por comissionados e terceirizados.
A estratégia de tentar enterrar a reputação do adversário pode até dar certo, mas há um risco de efeito contrário. Até pouco tempo, Allyson dizia que Lawrence era um grande amigo e agradecia de público pela parceria que o ajudou a se eleger prefeito.
O cidadão de bem, aquele que preza pelo respeito e pela verdade, pode muito bem questionar a nova postura do chefe do Executivo e formar a sua própria opinião.
Vale lembrar que os ataques de hoje contra Lawrence são os mesmos direcionados, no passado recente, contra o vice-prefeito Fernandinho das Padarias, contra os vereadores Tony Fernandes e Paulo Igo, e outros que saíram de perto do chefe do Palácio.
FRASE
“Não vou tomar decisão nenhuma agora. Agora, vou pensar. Estou triste.”
JEAN PAUL PRATES – Ex-senador ao ser demitido da Petrobras pelo presidente Lula
RN PERDE
A queda de Jean Paul Prates da Petrobras é um prejuízo enorme para o Rio Grande do Norte. Prates era a esperança de o estado ter de volta os investimentos da estatal, principalmente nos projetos das novas energias. Prates havia firmado compromisso com a governadora Fátima Bezerra (PT).
RN PERDE II
Assim que assumiu a Petrobras, em 2023, Prates reativou o Edifício Sede Rio Grande do Norte (EDIRN), em Natal, e lançou um centro de estudo e desenvolvimento de tecnologias voltadas para parques eólicos, sobretudo offshores (em alto-mar). Agora, sem Prates, não há perspectiva.
COMPANHEIRO
Prates abriu mão do direito natural à reeleição ao Senado em 2022, para permitir a aliança do PT com o PDT, transferindo a sua vaga na chapa majoritária para Carlos Eduardo. Foi um gesto de fidelidade ao seu líder Lula, que lhe rendeu a presidência da Petrobras, agora retirada de suas mãos.
SOLIDARIEDADE
A governadora Fátima Bezerra se manifestou em forma de apoio e gratidão a Jean Paul: “...adotou importantes medidas à frente da estatal, com foco na transição energética.” E afirmou: “Todos sabemos de sua contribuição para o avanço e reconstrução do Brasil”
RODOVIÁRIA
O Terminal Rodoviário de Mossoró “Diran Ramos do Amaral” desperta interesse da iniciativa privada e o Governo do RN se anima com a possibilidade de negócio. As tratativas com uma empresa do campo da logística e de transportes foram abertas, embora ainda de forma tímida. Mas a transferência do terminal para iniciativa privada é o caminho.
SEGUE
Se o negócio prosperar, caberá à iniciativa privada fazer o investimento para recuperar a estrutura do terminal rodoviário e transformar em centro econômico.
É NOTÍCIA
1 - Os consumidores da Neoenergia Cosern têm até a próxima segunda-feira, 20, para negociar dívidas de contas de energia, com desconto de até 90%. A soma dos débitos acumulados não pode ultrapassar R$ 20 mil.
2 - Por iniciativa da vereadora Marleide Cunha (PT), a Câmara de Mossoró passa a receber donativos para as vítimas das cheias no Rio Grande do Sul. As doações podem ser feitas na recepção da sede do Legislativo.
3 - As crianças da UEI Adalgisa Fernandes em Mossoró estão sem atividades presenciais. A unidade foi interditada por problemas na estrutura do velho prédio. A situação se repete em outras creches do município.
4 - O Detran/RN vai leiloar 150 lotes de veículos e sucatas, na próxima terça-feira, 21. Para participar basta acessar o site: www.lancecertoleiloes.com.br.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.