Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 23 Mai 2024 | Coluna César Santos - 23 de maio de 2024

Crédito da foto: Jornal de Fato Reitor Cicilia Maia, da Uern

REITORA DA UERN VAI PRESIDIR ENTIDADE NACIONAL

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professora doutora Cicília Maia, será conduzida por aclamação para a presidência da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) - biênio 2024-2026.

A eleição ocorre na tarde desta quinta-feira, 23, em Belo Horizonte (MG).

Esta eleição marca o retorno da Uern à condução da associação após 20 anos. O único reitor da nossa Universidade a ocupar essa posição foi Walter Fonseca entre os anos de 2002 a 2004.

Cicília Maia será a terceira mulher a presidir a Abruem, que reúne 45 universidades estaduais e municipais de todas as regiões do Brasil. A reitora já havia trazido para o Mossoró a 70ª edição do Fórum Nacional, realizada em outubro de 2023.

Reconhecida por seu perfil articulador e agregador, Cicília é vista como uma líder capaz de fortalecer ainda mais os laços entre as instituições associadas, promovendo a cooperação e o desenvolvimento do ensino superior público no país.

 

FRASE

“Pessoas ligadas a nós estão sendo perseguidas”

LAWRENCE AMORIM – Presidente da Câmara Municipal de Mossoró e pré-candidato a prefeito

 

TRANSPORTE

O RN é o único estado do Nordeste que ficou fora da chamada pública do Governo Federal para renovação da frota de transporte público urbano no âmbito do Novo PAC Seleções. As três cidades consideradas elegíveis: Natal, Mossoró e Parnamirim, não se interessam na renovação da frota.

 

TRANSPORTE II

A chamada pública para municípios com mais de 150 mil habitantes foi encerrada em novembro. A Prefeitura de Mossoró, assim como Natal e Parnamirim, ignorou o programa ou simplesmente negligenciou. O Governo Federal vai disponibilizar R$ 10 milhões para recuperar a frota do transporte coletivo.

 

PERSEGUIÇÃO

O presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito de Mossoró Lawrence Amorim (PSDB) disse ao “Observador Político”, da 93 FM, que correligionários estão sofrendo assédio e perseguição do prefeito Allyson Bezerra (União). São pessoas que em 2020 cravaram o nome da Allyson nas urnas

 

SERQUIZ

O presidente da Federação das indústrias do RN, Roberto Serquiz, cumpre agenda em Mossoró nesta sexta-feira, 24. Na programação, haverá a reunião ordinária da Diretoria da Fiern, às 14h, no hotel Thermas. E à noite, Serquiz prestigia a semifinal do Festival do Industriário 2024 – SESI Entoando Canções, no auditório do Sesiclube.

 

COPA EM NATAL

A CBF deixou a Arena das Dunas de fora da Copa do Mundo Feminina, que o Brasil sediará em 2027. Ganhou estranheza, uma vez que a Arena de Natal é uma das melhores do país entre as que foram construídas para a Copa de 2014. A governadora Fátima Bezerra pediu à CBF para reconsiderar.

 

NOVOS TEMPOS

Os bastidores da Câmara Municipal de Mossoró nunca antes na história estiveram tão movimentados. E indicando rumos que podem alterar muita coisa.

 

É NOTÍCIA

1 - A comarca de Mossoró faz hoje 163 anos. Foi criada pela Lei 499, de 23 de maio de 1861, assinada pelo presidente da Província, Pedro Leão Veloso. O primeiro juiz de direito da cidade foi João Querino Rodrigues da Silva.

2 - Nesta data, em 2002, o então governador Fernando Freire inaugurava a cadeia pública de Mossoró. No mesmo dia, entregava o novo auditório do teatro Kiko Santos.

3 - A Avenida Rio Branco já está bastante movimentada, 10 antes do Pingo da Mei Dia. A estrutura de camarotes privados começa a ocupar o Corredor Cultural. Portanto, cuidado ao trafegar ao longo da avenida.

4 - O ex-deputado Carlos Augusto retardou por alguns dias o retorno a Mossoró, após passar por exames em Natal. Baterias recarregadas e disposto.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
notícia
informação

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO