O trânsito foi alterado nas ruas e avenidas de acesso ao Corredor Cultural, onde será realizado o PIngo da Mei Dia neste sábado, 1o de junho. A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana montou todo um esquema especial para evitar que veículos circulam na Avenida Rio Branco, com isso, alterandoo trânsito em ruas como Felipe Camarão, Lopes Trovão, Frei Miguelinho, Rui Barbosa, Alfredo Fernandes, entre outras.
A interdição no dia anterior ao Pingo é uma forma de facilitar o trabalho de finalizando da instalação da estrutura pública e privada. Dezenas de camarotes estão sendo instalados entre a Felipe Camarão e a Augusto Severo, compreendendo grande parte do Corredor Cultural.
O Pingo da Mei Dia abre os festejos do “Mossoró Cidade Junina” 2024. No corredor Cultural Antônio Gonzaga Chimbinho, 14 atrações, incluindo artistas nacionais e regionais, vão animar e agitar o público na avenida Rio Branco. A festa inicia ao meio-dia e segue até as 23h, totalizando 11h de shows.
Entre as atrações estão Bell Marques, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Dan Ventura, Forró dos 3, Banda Inala, Aline Reis, Darlan Dias, Guto Fortunato, Caroline Melo, Nilson Viana, entre outros.
Na última edição, o “Pingo da Mei Dia” reuniu mais de 210 mil pessoas na avenida. O ápice do evento ocorreu na apresentação do cantor Bell Marques. Com a ampliação do percurso, a Prefeitura espera recorde de público.
Veja a sequência e horário das apresentações
Trio 1 - GUTO FORTUNATO - 12h às 14h30
Trio 2 - DAVSON DAVIS - 12h30 às 15h
Trio 3 - NATALY VOX - 13h às 15h30
Trio 4 - ALINE REIS - 13h30 às 16h
Trio 5 - TARCÍSIO DO ACORDEON - 14h às 16h30
Trio 1 - CAROLINE MELO - 15h às 17h30
Trio 2- FORRÓ DOS 3 - 15h30 às 18h
Trio 6 - BEL MARQUES - 16h às 19h30
Trio 3 - NILSON VIANNA - 17h às 20h
Trio 4 - BANDA INALA - 17h30 às 20h30
Trio 5 - ZÉ VAQUEIRO - 18h às 21h
Trio 1 - ANDRÉ LUVÍ - 19h às 22h
Trio 2 - DARLAN DIAS - 19h30 às 22h30
Trio 3 - DAN VENTURA - 20h às 23h
Acesso
De forma estratégica, a Prefeitura de Mossoró ampliou o número de entradas e o percurso do “Pingo da Mei Dia”. O evento, que recebe milhares de pessoas anualmente, ganhou mais espaço. Serão quase 2 mil metros para o folião percorrer em apenas uma volta do Corredor Cultural.
Os portões de entrada e saída foram distribuídos nas seguintes localidades:
Portão 1: AV. AUGUSTO SEVERO/R. MELO FRANCO
Portão 2: R. FREI MIGUELINHO/R. PRINCESA ISABEL
Portão 3: R. NÍSIA FLORESTA/R. PRINCESA ISABEL
Portão 4: R. NÍSIA FLORESTA/R. RUI BARBOSA
Portão 5: R. FELIPE CAMARÃO/R. RUI BARBOSA
Portão 6: R. FREI MIGUELINHO/R. RUI BARBOSA
Portão 7: AV. ALBERTO MARANHÃO/R. ALFREDO FERNANDES
Portão 8: AV. ALBERTO MARANHÃO/AV. AUGUSTO SEVERO
Portão 9: AV. RIO BRANCO/R. DUODÉCIMO ROSADO
Portão 10: AV. RIO BRANCO. R. RODERICK GRANDALL
O que pode e não pode levar para o 'Pingo da Mei Dia'
Para garantir a segurança de todos os participantes do “Pingo da Mei Dia”, a Prefeitura de Mossoró reforça a proibição da entrada de garrafas de vidro e objetos cortantes no perímetro da festa. A medida visa prevenir acidentes e aumentar a proteção dos foliões durante o evento. Bebidas em latas e garrafas pet, acondicionadas em cooler ou bolsas térmicas estão liberadas.
Segurança
Uma grande força de segurança foi montada para garantir a tranquilidade do “Pingo da Mei Dia”. Mais de 1.400 agentes estarão empenhados no evento. O esquema conta com a participação da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), Polícia Penal do Rio Grande do Norte, Agentes Municipais de Trânsito, Orientadores de Trânsito, Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Bombeiros Civis, Brigadistas e a Segurança Privada.
A Prefeitura também investiu em tecnologia para o evento. Através do sistema de videomonitoramento, com 95 câmeras, sendo 22 de reconhecimento facial, será possível monitorar, em tempo real, toda a movimentação da festa, o que inclui as entradas e áreas estratégicas no perímetro da festa.
Saúde
Os pontos de atendimento em saúde para a população que vai curtir o Pingo da Mei Dia estão mais uma vez garantidos pela Prefeitura. Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou para seis os pontos de assistência com toda estrutura adequada para receber os foliões.
Pontos de Atendimentos em Saúde:
Inclusão
A Prefeitura de Mossoró está garantindo durante o “Pingo da Mei Dia” um espaço amplo e acessível voltado para Pessoas com Deficiência (PcD). A iniciativa leva o nome ‘Arraiá da Inclusão’, e foi criado visando proporcionar mais acesso e conforto para o público curtir a festa com maior tranquilidade.
O “Arraiá da Inclusão" será realizado na lateral do Memorial da Resistência, com visão privilegiada do evento. A estrutura promoverá segurança, grande apoio e identificação. O espaço recebrá 40 PCDs com direito a acompanhante.
Trânsito
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem) efetivará intervenções no trânsito a partir desta quinta-feira (30), em todo o perímetro que compreende o evento no Corredor Cultural, na avenida Rio Branco.
A intervenção é feita para agilizar a instalação dos comerciantes, assim como a logística para passagem prévia dos trios. O trânsito na região receberá interdição de forma antecipada, iniciando nesta quinta-feira (30), a partir das 20h. O acesso à avenida ficará restrito, com liberação parcial e programada entre moradores, comerciantes e o setor de serviços.
População | Não será permitido a entrada de veículos no perímetro do evento a partir das 20h do dia 31 de maio.
Comerciantes | Pessoas envolvidas na montagem das tendas, barracas, camarotes e similares, bem como no abastecimento de insumos.
Início: 20h, dia 30 de maio de 2024.
Prazo final permitido: Até 17h30 do dia 31 de maio de 2024.
Morador | Acesso autorizado mediante credencial disponibilizada pela Sesdem. Exclusivamente para a guarda do veículo em definitivo. Será proibido o estacionamento no Corredor Cultural.
Início: 20h, dia 30 de maio de 2024.
Prazo final permitido: Até às 10h do dia 1 de junho de 2024.
IMPORTANTE: Visando otimizar o tráfego, será possível atravessar a avenida Rio Branco por algumas vias até às 17h30 da sexta-feira (31).
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.