Por César Santos – Jornal de Fato
A governadora Fátima Bezerra (PT) publicou em suas redes sociais uma foto com o presidente da Câmara de Mossoró e pré-candidato a prefeito Lawrence Amorim (PSDB) que agitou os bastidores da sucessão municipal deste ano. Os mais açodados replicaram a foto sugerindo que a governadora defende o apoio do seu partido ao nome de Lawrence.
De fato, essa possibilidade existe. Antes da foto ter sido feita no Pingo da Mei Dia, evento que abriu oficialmente o Mossoró Cidade Junina 2024, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) afirmou à reportagem do Jornal de Fato que o seu partido estará junto da oposição para enfrentar o prefeito e candidato à reeleição Allyson Bezerra (União Brasil). A parlamentar aparece na foto com as mãos entrelaçadas com as de Lawrence e de Fátima Bezerra.
Isolda chegou a ter a pré-candidatura à prefeita lançada pelo PT, mas sempre deixou claro que o seu nome foi colocado para dialogar com os demais segmentos de oposição. Ou seja, disputar a Prefeitura de Mossoró este ano não estava nos seus planos. Para a deputada, a união das oposições é mais importante para se construir um novo projeto para Mossoró.
A governadora e a deputada não falaram abertamente da possibilidade de apoio a Lawrence Amorim, porém, dentro da federação que o PT forma com PCdoB e PV, o nome do presidente da Câmara Municipal é visto como viável.
Lawrence, por sua vez, tem cumprido o que disse quando o PSDB lançou a sua candidatura: “Vamos dialogar com todos.” De fato, desde que aceitou a pré-candidatura, ele vem buscando conversar com todos os segmentos da oposição. “A nossa pré-candidatura chegou para somar ao debate sobre um novo projeto para Mossoró, juntamente com outros pré-candidatos lançados por partidos de oposição. Vamos conversar com todos eles e tentar uma convergência de um grupo de oposição”, disse em recente entrevista ao “Cafezinho com César Santos”.
O pré-candidato ressaltou que não é possível afirmar que todas as forças da oposição estarão juntas, no entanto, afirmou que se não for possível reunir todos no mesmo projeto, vai lutar para ter o máximo possível de partidos juntos. “É importante a gente destacar que o nosso diálogo com outros pré-candidatos a prefeito não é apenas para formar um palanque forte de oposição, mas, principalmente, para debater a cidade. Há essa necessidade urgente de discutir a Mossoró de hoje e a Mossoró que queremos para o futuro”, explicou.
Além de Lawrence Amorim, a oposição tem outros três pré-candidatos a prefeito: vereadores Tony Fernandes (Avante) e Zé Peixeiro (Republicanos) e o ex-vereador Genivan Vale (PL). O presidente da Câmara tem acesso ao diálogo com os três nomes, no entanto, até agora eles não se reuniram para discutir a possibilidade de aliança.
Lawrence amplia trabalho em setores da oposição
Além da companhia da governadora Fátima Bezerra no Pingo da Mei Dia, o pré-candidato a prefeito Lawrence Amorim circulou em outros ambientes da oposição ao prefeito Allyson Bezerra. No domingo, 2, ele prestigiou a festa de aniversário do vereador Omar Nogueira, no bairro Barrocas, zona norte de Mossoró.
Omar Nogueira é filiado ao PV, partido que forma a federação Brasil da Esperança com PT e PCdoB. Nogueira ainda não fala abertamente de apoio a Lawrence, mas não esconde que torce para as oposições se unirem em torno do palanque do presidente da Câmara Municipal.
Lawrence Amorim também vai abrir diálogo com a ex-prefeita Rosalba Ciarlini, com quem já conversou sobre sucessão municipal, mas não discutiu a possibilidade de aliança. A intenção do pré-candidato é reunir o máximo possível de forças de oposição para reforçar o palanque.
“Acho possível uma frente ampla com todos os partidos de oposição. Se não acreditasse, não estaria buscando o diálogo com todos. Agora, se isso não acontecer, o que também é natural, não inviabiliza o projeto de oposição por sua própria natureza de trazer novas ideias, fazer o contraponto, e promover um debate saudável com a sociedade para discutir o que Mossoró precisa para atualidade e o que precisa para o futuro.”
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.