Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 08h30 | 13 Jun 2024 | Coluna César Santos - 13 de junho de 2024

Crédito da foto: Edilberto Barros / CMM Plenário da Câmara Municipal de Mossoró

NÚMEROS À CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ

A disputa por uma vaga à Câmara Municipal de Mossoró nas eleições deste ano terá um número menor de candidatos em relação ao pleito de 2020, mas será muito mais acirrada.

Pelo menos 10 partidos e uma federação com três partidos terão nominatas completas com 22 nomes, cumprindo os 30% da cota de gênero. Serão mais de 240 candidatos e candidatas em disputa por uma das 21 vagas.

Se levar em conta que o eleitorado de Mossoró ficará em torno de 185 mil e aplicando a média das duas últimas eleições municipais, deveremos ter 154 a 155 mil comparecimentos às urnas (83%) e em torno de 145 mil votos válidos (78%). Logo, o quociente eleitoral deve ficar entre 6.900 e 7.000 votos. Esse é o mínimo para um partido conquistar, de forma direta, uma cadeira na Casa.

Para concorrer a uma vaga no sistema de sobras (80% dos votos válidos), cada legenda precisa somar aproximadamente 5.500 votos. E, para se habilitar na disputa a essas sobras (20%), o postulante precisa obter entre 1.380 a 1.400 votos, no mínimo.

Portanto, senhores e senhoras que vão à luta, levem em conta esses números acima e arrumem bem as suas campanhas para ocupar as ruas de Mossoró.

Fora desse contexto, embora seja estimativa, muito dificilmente alcançará êxito nas urnas.

 

FRASE

“Até agora, até onde a gente sabe, ninguém foi ouvido. Uma denúncia grave”

TONY FERNANDES – Vereador, cobrando do Ministério Público uma resposta ao rumoroso caso Thiago Bento

 

CASO BENTO

O vereador Tony Fernandes (Avante) cobrou do Ministério Público uma resposta sobre o caso Thiago Bento, que foi gravado em suposta prática de superfaturamento na gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Apesar de provocado, o MPRN ainda não deu resposta ao rumoroso caso.

 

CASO BENTO II

No plenário da Câmara, nesta quarta-feira, 12, Tony Fernandes foi direito ao ponto: “Fazemos a cobrança ao MPRN, que fiscalize, analise e que faça a intervenção para saber o que realmente aconteceu na Secretaria de Cultura.” Thiago Bento, antes de exonerado, era da cota do prefeito na Cultura.

 

THIAGO BENTO III

O escândalo na Cultura estourou em maio, quando Thiago Bento foi gravado negociando cachês: “Se os valores cobrados fossem ‘20 ou 25 mil, colocamos 50 mil”, diz a voz. Em outro trecho vazado, afirma: “se tudo der certo, preciso alterar aqui… se seu cachê for 20 mil, a gente coloca 25 mil.”

 

GREVE

A nova proposta salarial do governo Lula (PT) não agradou aos técnicos das Universidades federais, que decidiram seguir em greve. A proposta promove recomposição salarial em 2025 e 2026. A categoria está de braços cruzados desde abril, inclusive, na UFRN. Os docentes também mantêm greve, sem acordo.

 

"QUEIMADO"

A prisão do presidente nacional do Solidariedade, Eurípedes Júnior, por desvio de R$ 36 milhões do fundo partidário, afeta a intenção de Kelps Lima, líder do SDD no estado, de ser o vice na chapa de Carlos Eduardo (PSD) em Natal. Uma nódoa no palanque é muito ruim.

 

NÚMEROS

Lawrence Amorim, presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito de Mossoró, está incomodando ao Palácio. Foi o que ele ouviu do líder do PSDB potiguar, Ezequiel Ferreira de Souza.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1927, o povo resistente de Mossoró, sob liderança de Rodolfo Fernandes, colocava para correr o cangaceiro Lampião e seu bando. É o que conta a história da cidade da Liberdade.

2 - Nesta data, em 1981, o prefeito Alcides Belo inaugurava o Monumento aos Heróis da Resistência. Uma placa registra os nomes de todas as pessoas que defenderam Mossoró do bando de Lampião.

3 - A 93 FM - Resistência celebra hoje 36 anos no ar. Fundada por Vingt Rosado, Diran Amaral e Laíre Rosado, segue liderando a audiência do rádio mossoroense.

4 - Hoje completa oito anos da partida da cronista social Ivonete de Paula. Por várias décadas, registrou a cena social nos jornais impressos e rádios de Mossoró. Também fez história com a Noite Classe A.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO