Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 09h45 | 18 Jun 2024 | Coluna César Santos - 18 de junho de 2024

Crédito da foto: Carlos Costa Encontro do PT realizado no fim de semana

PT COM LAWRENCE MEXE COM A SUCESSÃO

O anúncio do PT de apoio à pré-candidatura de Lawrence Amorim (PSDB) à Prefeitura de Mossoró não traz novidade. Já era dado como certo. No entanto, a oficialização criou um novo clima no processo da sucessão municipal, sobremaneira no projeto de Lawrence.

A posição do PT é reverberada dentro da federação Brasil da Esperança, que tem PCdoB e PV, e encoraja outras siglas a dialogar com o presidente da Câmara Municipal. Progressistas, Republicanos, MDB e Avante estão na lista.

Se houver convergência, o palanque de Lawrence fica muito forte.

Por outro lado, a direita representada pela pré-candidatura do ex-vereador Genivan Vale (PL) pode construir o seu palanque entre os quarteirões eleitorais ocupados por Lawrence e pelo prefeito e candidato Allyson Bezerra (União Brasil).

Há um espaço a ser preenchido. O bolsonarismo pode ter essa capacidade.

Os liberais acreditam que vão abraçar aqueles que não concordam com a atual gestão municipal e aqueles que não aceitam votar no palanque onde o PT estiver. Não se pode desprezar, também, que Allyson poderá tirar proveito da oposição dividida.

É possível, sim.

No entanto, nas eleições de 2020 a oposição foi às ruas com cinco postulações, o que teoricamente beneficiava a reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), mas as urnas deram uma resposta diferente porque o eleitor da oposição optou pelo “voto útil” em Allyson Bezerra.

 

FRASE

“A resolução do PT fortalece a oposição e demonstra a grandeza e o espírito público do partido”

LAWRENCE AMORIM – Presidente da Câmara Municipal que recebeu apoio do PT à Prefeitura de Mossoró

 

RADICAL

O grupo de WhatsApp do PT de Mossoró é campo de batalha das alas radicais contra o apoio à pré-candidatura de Lawrence Amorim. O debate subiu de temperatura, saindo do confronto de ideias para agressões pessoais, a ponto de um companheiro sugerir desativar o grupo por alguns dias.

 

NOGUEIRÃO

Potiguar, Baraúnas e Mossoró EC sugeriram formar um grupo para investir na reabertura e manutenção do Estádio Nogueirão. O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) ignorou a proposta. O fato foi narrado pelo presidente do Baraúnas, Lima Neto, confirmado por Djalma Jr., do Potiguar.

 

NOGUEIRÃO II

Allyson Bezerra tem dois motivos para não aceitar a proposta dos clubes: 1 - devolver a gestão do Estádio Nogueirão seria o selo de incompetência de sua administração; 2 - encerraria o processo de permuta/venda do Nogueirão para a iniciativa privada, que é o seu maior interesse.

 

NETO

Phillip Rosado Nebendalh, neto de Carlos Augusto/Rosalba Ciarlini, conquistou no fim de semana um dos principais torneios de tênis na Alemanha, na região da Hambirgo, na categoria até 15 anos. Daí, subiu no ranking passando ocupar a lista dos 20 melhores rankeados na categoria. Phillip é filho de Carla Ciarlini com o médico-alemão Yan Nebendalh.

 

SENADO

O senador Rogério Marinho confirmou à Folha de S. Paulo que vai se afastar do cargo para reorganizar o PL no ano eleitoral. Ele atende a um pedido do presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto. O primeiro suplente, Flávio Azevedo, está pronto para tomar posse em Brasília.

 

DÓLAR

A moeda americana voltar a fechar em alta nesta segunda-feira, 17, chegando a R$ 5,42. Por gravidade, vai acelerar a inflação.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1972, era inaugurada a fábrica de cimento de Mossoró, do grupo Itapetinga Agroindustrial, do empresário João Santos. A Nassau foi símbolo de uma época de prosperidade industrial.

2 - Nesta data, em 2008, os moradores do bairro Alto da Conceição ganhavam a Unidade Básica de Saúde “Dr. José Leão”. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado.

3 - Celebrar, o maior congresso de Odontologia e Medicina do Rio Grande do Norte, será realizado entre os dias 8 a 10 de agosto em Mossoró. Serão mais de 80 palestrantes de todo o país.

4 - Duas pesquisas divulgadas em Apodi. Na primeira, o pré-candidato Gillyard (PSD) lidera; na outra, o governista Sabino Neto (MDB) está na frente. E, no meio, o cidadão-eleitor sendo feito de besta pelos institutos.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
notícia
informação
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO