MOSSORÓ CIDADE EDUCAÇÃO SÓ NA PROPAGANDA II
Um vídeo da professora Ana Lúcia Cabral, que circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp, deve servir de reflexão, sobretudo de pais e mães de crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino de Mossoró.
Com nariz de palhaço, a educadora diz que é assim que se sente diante de apelos para resolver problemas na estrutura das escolas, sem ser ouvida pela gestão municipal.
Na Escola Dolores do Carmo Rebouças, no bairro Aeroporto, em que ela ensina, as máquinas de ar condicionados das salas de aulas estão sem funcionar. Ana Cabral levou um ventilador de casa para amenizar o sofrimento das crianças, uma vez que o velho ventilador da escola também está quebrado.
O relato da professora ocorre no mesmo dia que o Jornal de Fato publicou relatório técnico da 4ª Promotoria de Justiça que mostrou que 782 crianças e adolescentes estão fora da sala de aula por falta de vagas em creches e escolas do ensino fundamental.
O relatório afirma que a gestão Allyson Bezerra (União Brasil) não cumpre o Plano Municipal de Educação.
Uma realidade dura, cruel e que sacrifica o futuro de uma geração que precisa da escola para buscar uma vida melhor.
Que o prefeito tenha a decência de tirar do ar a propaganda, cara, com dinheiro do contribuinte, da “Mossoró Cidade Educação”.
É o mínimo que ele deve fazer.
FRASE
“A escola pode cair na cabeça das crianças”
MARLEIDE CUNHA – Vereadora sobre a situação crítica da estrutura da Escola Municipal Evilásio Leão, no sítio Hipólito
BOLSONARISMO
Flávio Azevedo (PL) chegou chegando ao Senado e sem meias palavras sapecou: “Quando a Justiça é injusta, nós temos todo o direito de desobedecê-la”. Para afirmar: “Eu faço dessa frase a minha inspiração para os quatro meses que vou passar aqui.” É o discurso do bolsonarismo raiz.
FUTURO
Flávio Azevedo não está a passeio no Senado Federal. Ele tem posição e projeto político, alinhado com o titular do mandato Rogério Marinho (PL). Dono de um sistema de comunicação, com jornal, rádio e site, Azevedo visualiza um espaço que está aberto e que ele pode perfeitamente ocupar.
FORTE
Daqui a dois anos, Flávio Azevedo apostará todas as fichas na eleição de Rogério Marinho para governador do Rio Grande do Norte. Por gravidade, passaria a titular do mandato no Senado da República, com direito à reeleição quatro anos depois. Azevedo pavimenta o caminho com empolgação.
LUIZ PINTO
Nesta data, em 1989, Luiz Pinto assumia o cargo de prefeito de Mossoró por duas semanas, substituindo a titular Rosalba Ciarlini, que se licenciou para missão fora da cidade. Em 1992, ele foi candidato a prefeito, superado pelo prefeito Dix-huit Rosado. Luiz Pinto faleceu em 12 de abril de 2011.
TCE-RN
O conselheiro substituto Antônio Ed Souza Santana será titular na vaga da conselheira aposentada Adélia Sales. Seu nome, em lista tríplice, foi escolhido pela governadora Fátima Bezerra. Ele vai passar por sabatina na Assembleia Legislativa para, em seguida, ser nomeado ao TCE-RN.
DISPUTA
A outra vaga de conselheiro aberta no TCE-RN será preenchida por indicação da Assembleia Legislativa. Os deputados Gustavo Carvalho e George Soares travam “briga de foice” pelo cargo.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1932, Tertuliano Ayres Dias era nomeado para assumir a Prefeitura de Mossoró, ficando no cargo até 1º de novembro do mesmo ano. Ele substituiu Dr. Paulo Fernandes.
2 - Há exatos dois anos, a cidade de Mossoró perdia a figura popular “Polegada”. Tarcísio Pereira, irmão da cronista social Ivonete de Paula, partia aos 76 anos, vítima de um infarto.
3 - O cantor Bruno se apresenta hoje no Mossoró Cidade Junina, sem Marrone, que se recupera de uma cirurgia delicada. Tem ainda a cantora Simone Mendes no palco da Estação das Artes Elizeu Ventania. Às 21h.
4 - Os professores e professoras da UFRN decidiram encerrar a greve que durava 59 dias. Retornam à sala de aula com zero de reajuste salarial em 2024. O governo promete recomposição a partir de 2025.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.