Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 26 Jun 2024 | Coluna César Santos - 26 de junho e 2024

Crédito da foto: Reprodução Deputados Gustavo Carvalho e George Soares estão na disputa

DE OLHO NA FUMAÇA DA CHAMINÉ DA ALRN

A Assembleia Legislativa elege hoje o indicado para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN). Terão direito a voto os 24 deputados estaduais. O processo será em votação secreta. Em caso de empate, uma segunda votação será realizada e, insistindo o placar igual, o candidato mais velho será o eleito.

A eleição ocorre há exatos 30 dias da aposentadoria compulsória do conselheiro Tarcísio Costa. Disputam a indicação os deputados Gustavo Carvalho (PSDB), da oposição, e o deputado George Soares (PV), da bancada governista.

Os dois lados encerraram o dia passado contando vitória. Carvalho espera 12 votos; George acredita que terá 13. Como a votação é secreta, não há como antecipar o resultado.

De certo, podemos afirmar que há disputa direta entre oposição e governo, com políticos dos dois lados trabalhando nos bastidores.

E, acompanhado de perto, sem perder um lance, estão os ex-deputados Getúlio Rêgo (PSDB), suplente de Gustavo, e Vivaldo Costa (PV), suplente de George. Um dos dois voltará a compor o Palácio José Augusto.

 

FRASE

“Nenhum usuário de nenhuma droga pode ser criminalizado”

DIAS TOFFOLI – Ministro do STF, ao formar maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

 

É MUITO GRAVE

A Câmara de Mossoró deverá convidar o ex-servidor Ronny Holanda para esclarecer sobre as graves denúncias que ele fez contra a gestão Allyson Bezerra (União). Segundo Ronny, existem “milícias privadas, polícia secreta, superfaturamento e perseguição a servidores”. Tudo muito grave.

 

AFASTADO

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou o juiz federal Orlan Donato Rocha, acusado de assédio sexual. O magistrado ganhou notoriedade em Mossoró no início da década passada, como interventor da Apamim. Ele conduziu o processo que tirou o sistema de saúde das mãos do rosadismo.

 

DEZ ANOS

A intervenção da Apamim, que naturalmente seria um processo de curto tempo, já dura 10 anos, sem uma solução definitiva. Uma junta interventiva segue administrando a Casa de Saúde Dix-sept Rosado e Maternidade Almeida Castro, que continua sendo mantida por recursos públicos.

 

SERRA DO MEL

O jornalista e poeta Crispiniano Neto está deixando o Ministério da Cultura, onde cuida da área de incentivo ao livro, à leitura, biblioteca e escrita, para disputar as eleições na Serra do Mel. O petista será candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual vice-prefeito dissidente Moabe Soares (PSD). Crispa é um dos valorosos quadros da Serra.

 

SEGUE

A chapa Moabe/Crispiniano enfrentará o grupo liderado pelo atual prefeito Bibiano Azevedo (PSDB), que apoiará a candidatura do primo Kênio Azevedo. Bibiano mantém a hegemonia da política da Serra do Mel há mais de duas décadas.

 

SESC

O presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, toma café da manhã, hoje, no Sesc-Mossoró, para lançar os Jogos dos Comerciários 2024. Evento na Sesc Clube, a partir das 8h.

 

É NOTÍCIA

1 - O Polo Antônio Francisco, no Mossoró Cidade Junina, está imperdível nesta quarta-feira, 26, com apresentação do poeta Bráulio Bessa. Às 20h, no Memorial da Resistência.

2 - Nesta data, em 1993, o missionário do sertão Frei Damião fazia a sua última missão em Mossoró, no Jubileu de Prata da Igreja de São João Batista, bairro Doze Anos. Acompanhado do seu fiel companheiro Frei Fernandes.

3 - Há 24 anos, era iniciada a última reforma da Associação Cultural e Desportiva Universitária (ACEU), pertencente à Uern. O velho prédio, no centro de Mossoró, hoje está caindo aos pedaços.

4 - O sistema de energia elétrica do campus central da Uern foi restabelecido no fim da tarde desta terça-feira, 25. Com isso, as atividades acadêmicas serão retomadas hoje.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO