A vitória do deputado George Soares (PV) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), nesta quarta-feira, 26, foi comemorada na Governadoria. Mais do que emplacar um aliado na Corte de Contas, o governo estadual viu se consolidar o trabalho de restauração de sua bancada de sustentação política na Assembleia Legislativa.
A diferença entre o governista George o oposicionista Gustavo Carvalho (PSDB) foi de apenas 1 voto (placar de 12 a 11), mas a vitória maiúscula, uma vez que o governo conseguiu reverter a maioria que era favorável ao representante da oposição e, por gravidade, estabelecer nova relação de forças no plenário do Palácio José Augusto, cenário bem diferente desde o início da segunda gestão da governadora Fátima Bezerra (PT).
O governo perdeu lutas importantes em 2023, quando a sua bancada estava fragilizada na Assembleia Legislativa. A maior derrota foi a redução da alíquota modal do ICMS de 20% para 18%, o que provocou dificuldades financeiras ao Estado em razão da queda de arrecadação. A derrota acordou o governo para trabalhar a recomposição de sua base de sustentação política.
Já no início de 2024, a governadora iniciou o processo de articulação política, construindo diálogo com parlamentares que estavam insatisfeitos com o governo. O trabalho, que ainda não foi totalmente cumprido, passa pela distribuição de espaços aos antigos e novos aliados e o atendimento de reivindicações mais urgentes, como a liberação das emendas impositivas que estavam representadas.
O primeiro sinal de restabelecimento da relação politica com a Assembleia Legislativo ocorreu em maio, quando o governo conseguiu destravar a pauta e recuperar projetos que pareciam perdidos, como o que cria a Secretaria Estadual de Cultura. Esse projeto foi rejeitado por comissão técnica, mas a bancada governista conseguiu levar ao plenário e, provavelmente, será aprovado pela maioria.
Vivaldo
Fátima Bezerra se envolveu diretamente na disputa pela indicação ao TCE-RN, em favor de George Soares. A governadora conversou individual com deputados que estavam propensos a votar em Gustavo Carvalho. Ela conseguiu reverter votos importantes, o que acabou consolidando a vitória de Soares na votação secreta desta quarta-feira.
Além de mostrar força política, a governadora tinha um motivo pessoal, que era justamente viabilizar o retorno do ex-deputado Vivaldo Costa (PV) à Assembleia Legislativa. Com a indicação de George do TCE-RN, o primeiro suplente da federação Brasil da Esperança ocupará a cadeira no plenário da Assembleia Legislativa.
Vivaldo agradece a Fátima, João Maia, Ezequiel e Dr. Tadeu
Vivaldo Costa voltará a cumprir mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Primeiro suplente da federação Brasil da Esperança, filiado ao PV, ele herdará o mandato do deputado George Soares (PV), eleito nesta quarta-feira, 26, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN).
Assim que foi conhecido o resultado da eleição, com placar de 12 a 11 a favor de George, Vivaldo Costa usou a sua rede social para fazer agradecimento aos políticos que ele entendem que foram importantes no processo que viabilizou o seu retorno à Assembleia Legislativa.
Vivaldo agradeceu ao prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), ao deputado federal João Maia (Progressistas), ao presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), e a governadora Fátima Bezerra (PT).
“Agradeço ao desempenho deles, que foram importantes nesse momento”, disse.
Vivaldo Silvino da Costa é um político da velha guarda, com experiência no exercício de cargos importantes no RN. Ele foi o 24º vice-governador do Rio Grande do Norte entre 1991 e 1994, assumindo como o 49º governador entre 1994 e 1995. Foi prefeito da cidade de Caicó e deputado federal, depois deputado estadual.
Atualmente, é primeiro-suplente de deputado estadual do Rio Grande do Norte.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.