Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 28 Jun 2024 | Coluna César Santos - 28 de junho de 2024

Crédito da foto: Reprodução Deputado federal Benes Leocádio já lidera o União no RN

TODOS DE OLHO NO (DES)UNIÃO BRASIL

Os deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire, do União Brasil, formaram aliança com o senador Rogério Marinho, do PL, para 2024 e 2026. Natal e Parnamirim são os berços dos neoaliados.

Na capital, o PL apoia Paulinho para prefeito; em Parnamirim, os parlamentares do União subirão no palanque de Salatiel de Souza, candidato a prefeito pelo partido de Marinho.

Por gravidade, Benes e Paulinho estabelecem uma nova faixa dentro do União, em detrimento do ex-senador José Agripino Maia, que parece fadado a ser presidente decorativo do União, se não pular fora.

A crise interessa diretamente ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que é alimentado por Agripino dentro do União.

Allyson, por exemplo, espera os milhões do fundo eleitoral do partido para gastar na campanha à reeleição.

Se o comando da legenda passar para Benes e Paulinho, a dinheirama do fundão não atravessa a reta tabajara, devendo ficar em Natal.

De olho no lance estão os 14 vereadores do União Brasil, com nervos à flor da pele. É que Agripino garantiu a eles, por meio de Allyson, bancar, com o fundão eleitoral, as suas campanhas à reeleição.

 

FRASE

“O projeto do União Brasil é conquistar o Governo do Estado em 2026”

JOSÉ AGRIPINO MAIA – Ex-senador e presidente do União Brasil no RN

 

AUSENTE

A secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, não compareceu à audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2024. Mandou representantes em desrespeito à Câmara e à sociedade. Certamente, ela está envergonhada pelo caos que afeta a saúde pública.

 

CLIMA RUIM

Clima ruim no corredor dos gabinetes parlamentares da Assembleia Legislativa, um dia após a escolha de George Soares (PV) para conselheiro do TCE-RN. A acusação de traição apontada para a sala do deputado Neilton Diógenes causa incômodo e deixa o parlamentar à margem do bom-dia.

 

QUARTETO

Dos 14 vereadores do União Brasil de Mossoró, quatro não cravam candidatura à reeleição no pleito deste ano. Eles estão no módulo “depende”. Se o prefeito Allyson Bezerra continuar investindo em nomes como Thiago Marques (SDD) e João Marcelo (PSD), o quarteto tira o time de campo.

 

PRESSÃO

Professores e professoras da Uern vão ocupar o pátio da Reitoria na próxima terça-feira, 2. O ato público é uma forma de aviso à reitora Cicília Maia, que ainda não estabeleceu negociação da pauta 2024. A categoria quer melhores condições estruturais e valorização salarial. Tem o apoio dos universitários.

 

TRANS

O STF formou maioria de votos para garantir o atendimento de pessoas transexuais no Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão, que será consolidada hoje, corrigirá um erro grave, que é a dificuldade das pessoas trans conseguirem acesso aos serviços de saúde após alteração do registro civil.

 

BOLA MURCHA

Baraúnas e Potiguar estão fora do Estadual Sub-20, o que será um enorme prejuízo à nova geração de atletas. Sem o Nogueirão, não tem como jogar a competição.

 

É NOTÍCIA

1 - A Estação das Artes Elizeu Ventania recebe hoje Alok Mix 2024, dentro do Mossoró Cidade Junina. A música eletrônica chega com tudo e com um cachê de R$ 650 mil. Às 21h.

2 - Nesta data, em 1953, era inaugurada a Escola Ambulatório Padre Dehon, no Alto de São Manoel. Pelas mãos educadoras dos sacerdotes da Congregação Coração de Jesus. À frente, o pare José Gusmão.

3 - Alceu Valência, João Gomes e Felipe Amorim são algumas das atrações do Festival Gastronômico de Tibau 2024. O evento vai rolar entre os dias 2 a 4 de agosto, organizado pela Prefeitura de Tibau.

4 - O Chuva de Bala no País de Mossoró tem a sua última exibição hoje. O espetáculo narra a resistência de Mossoró ao bando de Lampião, no adro da Capela de São Vicente, às 21h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO