Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 12h15 | 29 Jun 2024 | Coluna César Santos - 29 de junho de 2024

Crédito da foto: ALRN Ezequiel Ferreira de Souza perde força

NEUTRALIDADE DE EZEQUIEL FRAGILIZA O PSDB

Se o presidente do PSDB do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza, tivesse votado no candidato do PSDB, deputado Gustavo Carvalho, para o cargo de conselheiro do TCE-RN, o partido teria vencido a disputa com o governo estadual, que emplacou o deputado George Soares (PV) para a almejada vaga na Corte de Contas. A neutralidade de um líder deixa sequelas.

É exatamente isso que ocorrerá com o PSDB.

O partido perderá quatro dos seus dez deputados estaduais. Além de Gustavo, deixarão o ninho tucano José Dias, Tomba Farias e Dr. Kerginaldo Jácome, todos decepcionados com Ezequiel.

A mudança estabelecerá novo confronto de forças na Assembleia Legislativa. Os quatro deputados vão se filiar ao PL, somando aos mandatos do Coronel Azevedo e Terezinha Maia, daí, a sigla bolsonarista passará a contar com a maior bancada na Casa, ao lado do PSDB, ambos com seis parlamentares.

Não é só isso.

A falta de posição de Ezequiel no processo de indicação do futuro conselheiro do TCE-RN fragiliza a sua condição de líder político na Casa Legislativa, com consequências em 2026.

 

FRASE

“Na política, que é arte para uns e arteira para outros, fico do lado da arte”

GUSTAVO CARVALHO – Depois de sentir-se “traído” na disputa pela vaga de conselheiro do TCE-RN

 

QUALI

Um estudo qualitativo sugere disputa acirrada pela Prefeitura de Natal entre o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) e o deputado federal Paulinho Freire (União). O mesmo estudo mostra que o bolsonarismo liderado pelo senador Rogério Marinho (PL) terá papel importante para Paulinho.

 

RECORDISTA

A Assembleia Legislativa terá recordista de mandato no RN quando Vivaldo Costa (PV) assumir a vaga de George Soares (PV), de saída para o TCE-RN. São 14 ao todo, sendo 10 de deputado estadual, um deputado federal, prefeito de Caicó, vice-governador e governador do Estado.

 

MUITO JUSTO

A Irmã Zelândia e os ex-reitores Laplace Rosado e Pedro Fernandes receberão justa homenagem da Uern com a Medalha Abolição, que traz o tema “Saber Escolher”. São personalidades com larga folha de serviços prestados à Educação, seja no Colégio das Irmãs e na Universidade do RN.

 

TEATRO

O projeto de criação do Teatro Municipal Dix-huit Rosado foi apresentado nesta data, em 2000, pela então prefeita Rosalba Ciarlini. O projeto do templo da cultura mossoroense foi assinado pelos arquitetos Eduardo Falcão, Carlos Mendes e Vera Cidley, da Secretaria Municipal de Urbanismo.

 

SALÁRIOS

O Governo do RN conclui hoje o pagamento dos salários de junho, colocando em circulação na economia potiguar mais de R$ 380 milhões. Os servidores que ganham até R$ 4 mil e os da segurança pública receberam os salários na primeira quinzena do mês.

 

CASO BENTO

Em que pé anda a investigação de suposto superfaturamento na Secretaria de Cultura de Mossoró? O Ministério Público Estadual recebeu a denúncia, mas até aqui não deu uma resposta. O caso é muito grave.

 

É NOTÍCIA

1 - O baiano Léo Santana puxa o trio no Boca da Noite para encerrar o Mossoró Cidade Junina 2024. O Carnaval ocupará o Corredor Cultural a partir das 18h.

2 - Nesta data, em 1881 o jornalismo vestia luto com a partida de Jeremias da Rocha Nogueira, o fundador do jornal O Mossoroense em 17 de outubro e 1872, batizado de pai da imprensa de Mossoró.

3 - A Guarda Municipal de Mossoró celebra 111 anos hoje. Criada pelo presidente da Intendência, Francisco Izódio de Souza, em 29 de junho de 1913. No primeiro momento, a guarda foi composta por 11 homens.

4 - Nesta data, em 2000, o bairro Costa e Silva ganhava a Unidade de Educação Infantil (UEI) Maria Júlia Uchoa. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas).

 

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO