Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 08h45 | 05 Jul 2024 | Coluna César Santos - 5 de julho de 2024

Crédito da foto: Reprodução Uma das 14 estações da via-sacra de Patu

VIA-SACRA DE PATU

O complexo turístico-religioso da cidade de Patu, ancorado na Serra do Lima, passa a contar, a partir desta sexta-feira, 5, com a via-sacra, seguramente, o equipamento sagrado mais importante depois do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis.

O prefeito Rivelino Câmara (MDB) inaugura a obra às 17h, acompanhado do bispo dom Francisco de Sales, da Diocese de Santa Luzia de Mossoró.

Obra imponente, mística, que vai proporcionar aos fiéis a prática devocional religiosa, ao refazer o percurso de Jesus a carregar a cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até o Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.

A via-sacra na ladeira da Serra do Lima é constituída das 14 estações com 33 esculturas, em que se apresentam as cenas da Paixão de Cristo a serem meditadas pelos seus seguidores e devotos.

A obra foi confeccionada pelo artista plástico e escultor Félix Sampaio, reconhecido internacionalmente.

A partir de agora, o turismo religioso, que é vocação natural na cidade de Patu, na região do Alto Oeste, se tornará ainda mais forte e importante para fomentar a economia, gerar emprego e renda e melhorar a vida das pessoas.

Sem dúvida, uma obra histórica.

 

FRASE

“Vamos fortalecer o nosso turismo religioso e, desta forma, gerarmos emprego e renda para nossa população”

RIVELINO CÂMARA – Prefeito de Patu

 

AGENDA

A governadora Fátima Bezerra (PT) prestigiará a inauguração da Via-sacra de Patu, às 17h. Antes, inaugura duas unidades do Instituto de Ensino Técnico (IERN), nas cidades de Alexandria, às 10h, e de Campo Grande, às 16h. O vice-governador Walter Alves (MDB) acompanha a agenda na região Oeste.

 

EMENDA

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) também vai subir a Serra do Lima para prestigiar a inauguração da Via-sacra de Patu. A obra tem recursos conquistados por seu mandato. Uma emenda de R$ 650 mil ajudou à construção do equipamento sagrado que custou cerca de R$ 2 milhões.

 

CAPITAL

Em 2020, mesmo não conseguindo renovar o mandato, Rosalba Ciarlini (PP) recebeu 42,96% dos votos válidos, ficando atrás apenas 4,56% do eleito Allyson Bezerra (União Brasil). Um capital eleitoral importante que, certamente, terá influência direta na sucessão municipal de Mossoró.

 

MISSÃO

A ex-prefeita Rosalba Ciarlini vai se dedicar aos candidatos a vereador pelo Progressistas, além, claro, de apoiar um postulante à Prefeitura de Mossoró. O PP tem nomes à Câmara como a ex-prefeita Cláudia Regina e os ex-vereadores Nogueira de Dodoca e Arlene Souza.

 

LIVRO

A escritora Lúcia Rocha acaba de lançar o livro “O Menino que enfrentou Lampião - A saga de Rodolfo Fernandes”. Um trabalho de pesquisa minuncioso, com detalhes importantes do líder da resistência mossoroense. Leitura obrigatória.

 

LIBEROU GERAL

O TSE liberou federação partidária de participar das eleições, mesmo se um dos partidos que a integra não prestar contas anuais à Justiça Eleitoral. A caneta do ministro André Mendonça libera geral e as agremiações, pouco zelosas, agradecem penhoradamente.

 

É NOTÍCIA

1 - Vamos reviver os clássicos da Legião Urbana no Shopping Boulevard, na noite desta sexta-feira. Show especial com a apaixonada banda Conexão Urbana, de Fortaleza. Tem ainda Alfredo & Os Caras. Às 20h.

2 - Em 2007, nesta data, Mossoró ganhava o West Shopping, hoje pertencente à bandeira Partage. Obra que mudou o status do Bela Vista e potencializou o concorrido Nova Betânia.

3 - O Potiguar não vence há 10 jogos e amarga a lanterna do Grupo A3 da Série D. Consequências danosas do Estádio Nogueirão interditado e abandonado pela gestão do prefeito Allyson.

4 - A partir de fevereiro de 2025, o Pix poderá ser feito por aproximação. A transferência será feita sem que o correntista precise sair do ambiente de compras on-line e ir para o aplicativo do banco.

Tags:

Coluna César Santos
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO