Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 09h45 | 09 Jul 2024 | Coluna César Santos - 9 de julho de 2024

Crédito da foto: Carlos Costa Tudo começou no dia 28 de agosto de 2000

SETE MIL EDIÇÕES DO JORNALISMO DE VERDADE

Era uma noite de segunda-feira, 28 de agosto de 2000, quando apresentamos ao leitor a primeira edição do Jornal de Fato, em evento bastante concorrido no Sesiclube.

Aprovação imediato do público-leitor que superlotou o local.

Do lado de fora, porém, uma turma menor comentava, em forma de torcida negativa, que o novo impresso de Mossoró e do Rio Grande do Norte não duraria dez edições. Faz parte. Em todo canto existe espírito de porco.

Hoje, 9 de julho de 2024, quase 24 anos depois, o Jornal de Fato está chegando às mãos do leitor com a edição de número 7.000.

Que marca!

SETE é o número mais presente na filosofia e literatura sagrada desde tempos imemoriais até os nossos dias.

Pitágoras, matemático e pai da numerologia, afirmou que o SETE é sagrado, perfeito, poderoso, mágico e místico por excelência. Quem somos nós para dizer o contrário.

Mas a torcida menor daquela época é a mesma de hoje, muda apenas o argumento. O impresso não sobrevive diante das novas tecnologias, dizem.

Quanta tolice.

O impresso é para sempre.

O Jornal de Fato cumpre o seu papel até quando Deus quiser e, independentemente, o jornalismo seguirá a sua missão normalmente, como deve ser.

De nossa parte, o sentimento do dever cumprido diariamente. E o orgulho de elevar Mossoró a única cidade do Rio Grande do Norte a sediar uma empresa de comunicação a partir do impresso.

Não é resistência, não é sacrifício, não é heroísmo; é apenas amor pelo jornalismo em todas as formas e plataformas.

Obrigado, meu Deus, pelas 7.000 oportunidades de bem informar o leitor; e obrigado a cada um que – DE FATO – sempre acreditou e acredita no JORNALISMO DE VERDADE. 

 

FRASE

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.”

William Randolph Hearst – Viveu entre 1863 a 1951, empresário que influenciou o jornalismo

 

PROSA & VERSO

O leitor está sentido falta da Coluna Prosas & Versos na página 4 do Jornal de Fato, um esclarecimento: o titular da coluna, Crispiniano Neto, teve que se afastar para disputar as eleições de 6 de outubro. Crispa (PT) é candidato a vice-prefeito na Serra do Mel, na chapa de Moabe Soares (PSD).

 

JANJA

O Globo diz que o PT aposta na primeira-dama Janja para “turbinar” candidatas do partido nas capitais dos estados. Cita a deputada Natália Bonavides, que disputará a Prefeitura de Natal, como uma das que terão o reforço de Janja. E precisa. Natália aparece em terceiro lugar nas pesquisas.

 

VAI EMBORA

O Aeroporto Dix-sept Rosado sairá da rota da Voe VoePass/Latam. A companhia encerrará as operações em outubro deste ano. A VoePass chegou a Mossoró em janeiro de 2023 oferecendo os trechos Mossoró-Natal-Fortaleza e Fortaleza-Natal-Mossoró, nas segundas, quartas e sextas-feiras.

 

D. PEDRO I

Nesta data, em 1972, um avião da FAB sobrevoava Mossoró com os despojos do D. Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil. O evento histórico ocorreu graças ao pedido do reitor João Batista Cascudo Rodrigues, da URRN (hoje Uern), feito à Comissão Nacional do Sesquicentenário. Mossoró foi a primeira cidade de interior a receber o evento.

 

BOLSO

O litro da gasolina amanhece o dia mais caro em 7,12%; e o botijão de 13 kg fica 9,18% mais caro. Aumento anunciado pela Petrobras para as distribuidoras. No entanto, o valor cobrado pelos postos de combustíveis depende de cada varejista.

 

NUA E CRUA

Tem uma Mossoró realidade, nua e crua, aguardando os candidatos a prefeito no pleito deste ano. Retalhos de uma cidade que não aparecem na propaganda e nas redes sociais. Anote.

 

É NOTÍCIA

1 - A Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo escolheu o RN para realizar o encontro nacional de jornalistas que cobrem o setor no Brasil, Uruguai e Argentina. O evento ocorrerá entre os dias 1º a 3 de agosto, em Natal.

2 - Nesta data, em 1999, os moradores do conjunto Santa Delmira passaram a contar com a Unidade Básica de Saúde “Luiz Escolástico Bezerra”. Obra da segunda administração da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

3 - Hoje completa três anos da partida do hoteleiro João Sabino de Moura, fundador da rede concorrida de hotéis Sabino, a partir de Mossoró.

4 - Dorgival Dantas, Zezo, Luan Estilizado e Tarcísio do Acordeon são algumas das atrações do 13º Festival de Inverno de Serra de São Bento. Anote: de 2 a 4 e agosto.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO