Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 06h45 | 13 Jul 2024 | Coluna César Santos - 13 de julho de 2024

Crédito da foto: Jornal de Fato Complexo de saúde Hospital e Maternidade Almeida Castro

FIM DA INTERVENÇÃO NÃO É O FIM DA APAMIM

Os serviços de atenção obstétrica no Hospital Maternidade Almeida Castro, em Mossoró, não devem sofrer prejuízo em razão do fim da intervenção judicial na Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância (APAMIM).

É o mínimo que se espera, uma vez que a Almeida Castro continua sendo a principal referência da saúde materna da cidade e região Oeste, uma vez que o Hospital da Mulher de Mossoró “Parteira Maria Correia” ainda não está funcionando com todos os serviços de atenção obstétrica.

Nesta sexta-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde Pública e representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte e Conselho Regional de Medicina do RN firmaram o compromisso pela manutenção dos serviços da Almeida Castro.

As propostas discutidas serão apuradas ao longo da próxima semana, em torno da garantia do pagamento das cinco cooperativas que hoje prestam serviço no hospital-maternidade.

Todos os envolvidos firmaram o compromisso de fechar o novo modelo de financiamento do serviço dentro dos próximos dias.

A Apamim passou quase 10 anos sob intervenção judicial, talvez, e provavelmente, a intervenção mais longa da história, até que no início desta semana o juiz João Batista Martins Prata Braga, da 8ª Vara da Justiça Federal, decidiu encerrar o processo e devolver, a quem de direito (e dever), a administração da instituição mantida com dinheiro público.

 

FRASE

“Impressiona o número de romeiros que chegam a Patu para conhecer a Via-Sacra”

RIVELINO CÂMARA – Prefeito de Patu, que inaugurou a obra no dia 5 deste mês

 

CONVENÇÕES

Três partidos definiram datas de suas convenções em Mossoró. PL e Unidade Popular marcaram para o dia 20 de julho, quando oficializarão as candidaturas a prefeito de Genivan Vale e Victor Hugo, respectivamente. Já o PTRB oficializará a candidatura da Irmã Ceição no dia 5 de agosto.

 

CONVENÇÕES II

O União Brasil, do prefeito Allyson Bezerra, planeja realizar convenção no último fim de semana de julho, mas ainda não bateu o martelo. A escolha do vice deve se arrastar mais um pouco. Já o PSDB, de Lawrence Amorim, quer aproveitar o tempo e realizar convenção no último dia do prazo.

 

VIVALDO COSTA

A partir da próxima semana, a Assembleia Legislativa do RN terá de volta Vivaldo Costa (PV). Ele assumirá a vaga do deputado estadual George Soares (PV), que renunciará para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-RN). A posse de George foi marcada para quarta-feira, 17.

 

VIA-SACRA

A movimentação no Santuário do Lima aumentou bastante com a inauguração da Via-Sacra na ladeira da serra de Patu. Romeiros de toda região Oeste estão visitando a obra sagrada. Por gravidade, o Santuário será levado a definir uma nova programação para atender os turistas religiosos.

 

ROMARIA

Com a Via-Sacra, que potencializou o destino turístico-religioso, é provável que Patu volte a receber a Romaria da Juventude, que há três anos foi transferido para a cidade de São Miguel, no Alto Oeste. A Diocese de Mossoró deve acatar o pedido feito pelo Movimento Jovem.

 

CAPACITA

O Progressistas do RN vai promover o “Capacita 11”, evento voltado para preparar seus candidatos e candidatas às eleições deste ano. O encontro está agendado para o dia 19, no Versalles Recepções, em Natal.

 

É NOTÍCIA

1 - A construtora WSC firmou parceria com uma das maiores plataformas de estadia flexível de imóvel do país, a Housi, para novo empreendimento em Mossoró. A aposta é em um edifício moderno, tecnológico e inovador para o mercado local.

2 - Nesta data, em 1801, dona Rosa Fernandes, viúva do sargento-mor Antônio de Sousa Machado fazia doação de terra ao patrimônio da Capela de Santa Luzia. Fato importante da história da Igreja e da cidade.

3 - O serviço de distribuição de água de Mossoró foi inaugurado nesta data, em 1955, pelo governador Sílvio Pedrosa. Contemplou duas caixas d’água, ao lado do Palácio Episcopal.

4 - O Governo do RN anunciou a retomada do concurso público para preenchimento de vagas no Idema. Serão preenchidas 180 vagas no quadro efetivo.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO