Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 16 Jul 2024 | Coluna César Santos - 16 de julho de 2024

Crédito da foto: Carlos Costa Rosalba Ciarlini na urna eleitoral em 2020

TUDO AO SEU TEMPO

Há uma disputa entre os pré-candidatos a prefeito Genivan Vale (PL) e Lawrence Amorim (PSDB) pelo apoio da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas).

Eles entendem que Rosalba pode ser o fiel da balança na disputa pelo voto para o cargo máximo do município nas eleições de 6 de outubro.

Faz sentido.

Rosalba obteve 42,96% dos votos no pleito de 2020, perdendo a campanha para o atual prefeito Allyson Bezerra (União), que recebeu 47,52%, por apenas 4,56% dos votos válidos.

Logo, o legado eleitoral, se transferido, deve ser importante para a campanha de quem o receber.

O rosalbismo pode não estar com a sua estrutura intacta, mas mantém um poderio considerável. Não reconhecer é um erro grave.

Agora, Rosalba não precisa se posicionar agora. Sem pressa. O tempo pode jogar a favor. O anúncio do seu apoio deve ser feito no momento certo.

Penso que ela deve fazer isso. Vai ouvir Genivan; vai ouvir Lawrence. Daí fará a escolha, levando em conta o melhor projeto para Mossoró.

Portanto, não adianta pressionar.

Rosalba Ciarlini se fará presente ao seu tempo e no tempo certo.

 

FRASE

“Vamos apoiar o melhor projeto para o futuro de Mossoró”

ROSALBA CIARLINI – Ex-prefeita sobre a sucessão municipal 2024

 

NATAL

Nova pesquisa em Natal, do instituto Marca, mostra tendência de segundo turno, com o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) favorito à primeira vaga, com 38,41% de intenção de votos. A segunda vaga é disputada pelos deputados Paulinho Freire (União), 14,88%; e Natália Bonavides (PT), 16,33%.

 

LIBERAL

Depois de contrariar o PL na eleição para conselheiro do TCE-RN, votando no governista George Soares (PV), o deputado Coronel Azevedo está disposto a discordar do seu partido mais uma vez. Ele admite votar em Carlos Eduardo em Natal, em detrimento do candidato apoiado pelo PL, Paulinho Freire.

 

RESTRIÇÃO

O MP recomendou ao presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim, que se abstenha de concorrer ao cargo para o biênio legislativo 2025-2026. Alerta que há impedimento para quem já cumpre dois mandatos consecutivos e em respeito ao princípio da alternância de poder.

 

SÓ QUE...

Lawrence Amorim não tentará renovar mandato de vereador nas eleições deste ano. Ele é pré-candidato a prefeito de Mossoró. Dessa forma, a recomendação do Ministério Público, embora salutar, chega sem efeito prático no caso de Lawrence. Mas que sirva para presidentes de Câmaras.

 

LIXO

A Vale Norte está atrasando pagamento de contratos de veículos locados. Quando pressionada, a empresa responsável pela coleta de lixo de Mossoró, diz que a Prefeitura não está cumprindo com as suas obrigações. Os donos de veículos ainda não receberam maio.

 

LUTO

O corpo do desembargador Virgílio Macêdo Júnior foi sepultado nesta segunda-feira, 15, em Natal. Ele morreu aos 64 anos, no dia anterior. A vaga aberta no Tribunal de Justiça do RN será preenchida pela juíza Sandra Elali.

 

É NOTÍCIA

1 - O jovem José Daniel Florêncio, 22, luta pela vida contra um câncer raro. Ele precisa de ajuda para adquirir medicamento Trabectedina. Daniel é estudante do sétimo período de Medicina na Ufersa e se encontra internado no Hospital do Câncer. Chave pix: 84999482188.

2 - O radialista Gilson Cardoso e o jornalista Gilberto Souza comandam a bancada do programa “Direto ao Povo”, na 93 FM. Política em debate de segunda a sexta-feira, às 19h.

3 - O atentado contra Donald Trump não só altera o rumo da sucessão presidencial americana, como mexe com o mundo. A relação do nosso real com o dólar fica mais nervosa.

4 - O Potiguar jogou 12 partidas pelo Brasileiro da Série D, com 10 derrotas, um empate e uma vitória. Se o Nogueirão tivesse aberto a história seria outra.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO