Vivaldo Costa (PV) está de volta à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O líder político da região do Seridó toma posse hoje no cargo de deputado estadual em substituição a George Soares (PV), que renunciou ao mandato para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN).
Ao assumir o oitavo mandato no Palácio José Augusto, Vivaldo estará retomando uma caminhada vitoriosa iniciada na década de 70, que havia sido interrompida nas eleições de 2022. Ele obteve 27.534 votos (1,46%) e acabou na primeira suplência da federação Brasil da Esperança, formada por PT/PCdoB/PV.
Havia um sentimento de certeza que o líder político retornaria à Assembleia Legislativa. No primeiro momento, cogitou-se que a governadora Fátima Bezerra (PT) convocaria um deputado para a sua equipe de governo e abriria vaga para Vivaldo, o que não se concretizou. Mas a oportunidade acabou surgindo com a aposentadoria compulsória do conselheiro Tarcísio Costa, irmão de Vivaldo, cuja vaga era da cota de indicação da Assembleia Legislativa.
Daí, o governo sustentou a candidatura do deputado George Soares, que venceu a disputa com o deputado oposicionista Gustavo Carvalho (PSDB). George se despediu da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 16, e abriu o caminho para a posse de Vivaldo Costa.
Carreira vitoriosa
Vivaldo Silvino da Costa, que completa 85 anos no dia 1º de novembro deste ano, conquistou o primeiro mandato de deputado estadual em 1975, ficando na Assembleia Legislativa até 1991.
Em seguida, assumiu o cargo de vice-governador do Rio Grande do Norte, no primeiro governo de José Agripino Maia. Em 1994, Agripino renunciou o cargo para ser candidato a senador e Vivaldo, por consequência, foi como 49º governador do RN, ficando até 1995.
Entre janeiro de 1997 a abril de 1998, foi o 30º prefeito de Caicó. De 1º a 31 de janeiro de 2003, exerceu mandato de deputado federal.
Em seguida, Vivaldo Costa é eleito deputado estadual para as legislaturas de 2003/2007, 2011/2015 e 2015/2023.
Na sua carreira política, Vivaldo foi filiado a Arena (1972-1979), PDS (1980-1988), PL (1988-2006), PR (2006-2013), Pros (2013-2018), PSD (2018-2022) e agora é do PV.
George Soares destaca mandato voltado para o Vale do Açu
George Soares se despediu da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 16, e hoje será empossado no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). Ele ocupará a vaga do conselheiro aposentado Tarcísio Costa.
No discurso de despedida, no plenário da ALRN, Soares relembrou sua trajetória na Casa e elencou ações do seu mandato em favor do Rio Grande do Norte, em especial à região do Vale do Açu.
“Hoje venho a esta tribuna com o coração repleto de gratidão, emoção e um profundo senso de dever cumprido. Ao longo dos últimos 14 anos tive a honra e o privilégio de servir ao povo do Rio Grande do Norte como deputado estadual. Foi um caminho repleto de desafios, conquistas e, acima de tudo, um compromisso incessante com o bem-estar da população potiguar”, disse ele.
George lembrou que representar a região do Vale do Açu, sua terra natal, foi uma missão abraçada com dedicação e paixão.
“Como líder de emendas para a região do Vale, destinamos mais de 100 emendas que totalizam R$ 18 milhões em investimentos nos mais diversos segmentos. Em todo o RN foram 130 emendas, somando mais de R$ 21 milhões. Esse compromisso se traduz em ações e obras que impactaram positivamente a vida de muitos, como praças, pavimentações de ruas, compra de veículos, equipamentos esportivo e hospitalar, apoio a entidades sociais e eventos”, pontuou George.
George Soares encerrou seu discurso agradecendo à governadora Fátima Bezerra (PT), aos deputados estaduais, aos prefeitos parceiros, ao povo do Rio Grande do Norte e à sua família.
“Hoje me despeço como deputado estadual para assumir a nova missão como conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, com a mesma dedicação e compromisso que pautaram meus 14 anos de mandato. Saio com a certeza de que fizemos a diferença, de que nossa região está mais forte e que o legado do trabalho honesto e dedicado permanecerá. Que essa coragem de viver o novo e encarar os desafios continue a nos mover”, finalizou.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.