TREM DA ALEGRIA
O município de Mossoró aparece em lugar de destaque (negativo) no relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) sobre acumulação de vínculos dos servidores públicos.
Na lista dos 10 primeiros, a Prefeitura de Mossoró aparece em segundo lugar com 43 servidores acumulando três vínculos ou mais nos quadros públicos. Os auditores do TCE-RN ainda identificaram 13 servidores do Previ-Mossoró com três ou mais vínculos, somando o total de 56.
A Corte de Contas alerta que o acúmulo de três ou mais vínculos é “irregularidade patente”, uma vez que “em nenhuma hipótese” o texto constitucional permite a acumulação de três ou mais cargos, empregos, funções ou proventos de aposentadoria, ainda que porventura subsista compatibilidade de horários.
São admitidas algumas excepcionalidades, quando, por exemplo, o servidor com vínculos em dois órgãos distintos é cedido para um terceiro, mas isso raramente se aplica. Portanto, há um “trem da alegria” bancado pelo bolso do contribuinte e que precisa ser combatido.
O TCE-RN está fazendo a sua parte.
O cidadão deve fazer o mesmo.
FRASE
“Estamos atendendo a um convite do Comitê Olímpico do Brasil”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN ao confirmar que vai aos Jogos Olímpicos de Paris
CONVENÇÃO
O PL realizará a sua convenção na última sexta-feira de julho, 26, no auditório do Hotel Villa-Oeste. Vai homologar a candidatura de Genivan Vale à Prefeitura e uma chapa proporcional com 22 nomes à Câmara Municipal de Mossoró. Estarão presentes os senadores Rogério Marinho e Flávio Azevedo.
VICE
Genivan Vale ainda não definiu o seu companheiro ou companheira de chapa. Se depender do PL, o nome é do vereador Tony Fernandes, que ainda mantém a pré-candidatura a prefeito pelo Avante. O diálogo está aberto, embora Tony tenha simpatia pela chapa de Lawrence Amorim (PSDB).
VICE II
Dos pré-candidatos a prefeito de Mossoró, apenas Victor Hugo, do Partido da Unidade Popular pelo Socialista, definiu o vice: estudante Renan Marrocos. Já o prefeito Allyson Bezerra (União) está entre Marcos Bezerra e Paulo Linhares, do PSD. E Lawrence Amorim (PSDB) espera pelo rosalbismo.
RECESSO
Os deputados estaduais entram em recesso nesta quinta-feira, 18, e retornam em agosto, em ritmo de eleições. Eles vão se dedicar às disputas em suas bases. Antes do recesso, a Assembleia Legislativa aprovou a LDO-2025 com previsão de receitas de R$ 17,9 bilhões.
PARIS
A governadora Fátima Bezerra (PT) vai para as Olimpíadas de Paris, a convite do Comitê Olímpico do Brasil. A viagem oficial foi comunicada à Assembleia Legislativa. Entre os dias 23 a 30 deste mês, o vice-governador Walter Alves (MDB) comandará o Estado.
SANTUÁRIO
Se chamará “Irmã Lindalva” o trecho da rodovia estadual que ligará a BR-304 ao Santuário de Irmã Lindalva em Assú. Iniciativa do governo Fatima Bezerra (PT), que vai construir os mais de 5 quilômetros da nova estrada estadual.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1902, começava a circular o jornal “A Ideia”, sob responsabilidade do Instituto Literário de Mossoró. O impresso circulou por dois anos, dirigido por Raimundo Rubira da Luz, José Alves Tavares, Soares Júnior e Olímpio Melo.
2 - O festival de música gospel “Sal & Luz” segue na noite de hoje com shows na Estação das Artes Elizeu Ventania. Destaque para Cassiane e Alice Maciel. Às 19h.
3 - Hoje faz cinco anos da partida de Francisco Silmar da Silveira Borges, figura ilustre. Chico Borges, filho do ex-prefeito Joaquim da Silveira Borges, cumpriu três mandatos de vereador e foi presidente da Câmara Municipal de Mossoró.
5 - A Prefeitura de Mossoró cortou o fornecimento de alimentação da Associação dos Deficientes Visuais (ADVM). Denúncia feita pelo vereador Omar Nogueira.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.