Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 13h45 | 19 Jul 2024 | Coluna César Santos - 19 de julho de 2024

Crédito da foto: Edilberto Barros / CMM Plenário da Câmara Municipal de Mossoró

DIGA NÃO À ESCÓRIA DA SOCIEDADE

Chega o comunicado que a Câmara Municipal de Mossoró iniciou recesso e a galera de mandato só volta na segunda quinzena de agosto.

Taí uma notícia que não altera nada; não fede, nem cheira. Pouco importa se os vereadores estão de férias ou não; eles não produzem nada mesmo.

Aliás, com raríssimas exceções, a atual Legislatura não vale um palito de fósforo queimado.

A Câmara segue sem cumprir o seu dever e, na prática, funciona como um puxadinho do Executivo. O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) fez o que quis com o Legislativo, sustentado pela maioria esmagadora dos 23 vereadores.

A sociedade, que paga a conta, e paga caro, sabe que a Câmara não funciona.

Agora, precisa ter consciência, e responsabilidade, na hora de escolher os seus representantes. Daqui a pouco, o cidadão-eleitor vai à urna escolher a nova formação do Legislativo. Se a atual não serve, e não serve mesmo, promova ampla mudança.

Está mais do que na hora de eliminar vereadores que depois de eleitos se vendem por cargos na máquina pública e, por gravidade, cavilosamente é mandado pelo chefe do Executivo do momento.

Basta.

 

FRASE

“Se não quiserem que a Venezuela caia em um banho de sangue...”

NICOLÁS MADURO – Ditador venezuelano afirmando o que pode ocorrer se ele não for reconduzido ao poder

 

INVESTIGAÇÃO

O Ministério Público do RN instaurou inquérito para apurar o empréstimo de R$ 200 milhões que a gestão Allyson Bezerra contraiu junto à Caixa Econômica. O procedimento foi aberto pela 19ª Promotoria do Patrimônio Público, que tem como titular o promotor de justiça Fábio Weimar Thé.

 

DEFINIDO

O MDB vai apoiar a candidatura de Lawrence Amorim (PSDB) para Prefeitura de Mossoró. A recomendação do presidente estadual, vice-governador Walter Alves, será seguida pelos emedebistas. O partido em Mossoró é presidido pelo vice-prefeito dissidente Fernandinho das Padarias.

 

INDECISOS

Progressistas e Avante ainda não decidiram sobre o apoio na disputa majoritária. Estão entre a candidatura de Genivan Vale (PL) e de Lawrence Amorim (PSDB). O Progressistas é controlado pelo rosalbismo e o Avante presidido pelo ex-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário.

 

DOUTORADO

Capes autorizou o sétimo doutorado na Uern, devendo selecionar a primeira turma já em 2025. O curso de Planejamento e Dinâmicas Territoriais (PLANDITES) foi aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes.

 

VELHO LAURO

Nesta data, em 1988, a imprensa decretava luto pela morte de Lauro da Escóssia. Jornalista e escritor, fundou jornais como “Vanguarda”, “Mossoró Jornal”, “O Festeiro” e “O Esporte”. Neto de Jeremias da Rocha Nogueira, pai da imprensa mossoroense, tem o seu nome eternizado no Museu Histórico Lauro da Escóssia.

 

ENERGIA

O Brasil fechou o primeiro semestre de 2024 com um incremento de 5,7 gigawatts de potência instalada na matriz elétrica. São 168 novas usinas de geração de energia em funcionamento. RN é um dos destaques.

 

É NOTÍCIA

1 - Governador Dix-sept Rosado vive o seu São João neste fim de semana, com quadrilhas juninas e shows na praça de eventos. Hoje tem Zé Cantor e outras atrações. A partir das 21h.

2 - Sete atrações sobem ao palco do Mossoró Sal & Luz na noite desta sexta-feira, 19. Destaque para os shows de Som & Louvor e Isadora Pompeo. Na Estação das Artes, a partir das 18h.

3 - Nesta data, em 1992, moradores do bairro Barrocas, zona norte de Mossoró, recebiam a Unidade Básica de Saúde “Dr. Joaquim Saldanha”. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas).

4 - Nesta data, em 2012, a educação de Mossoró vestia luto pela partida da educação Dagmar de Miranda Filgueira, fundadora do Colégio Dom Bosco. Também foi fundadora da Casa de Menores Jovino Barreto, em 1943.

 

Tags:

Coluna César Santos
Mossoró
Jornal de Fato

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO