Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 10h30 | 24 Jul 2024 | Coluna César Santos - 24 de julho de 2024

Crédito da foto: Reprodução Presidente João Batista Figueiredo visitou Mossoró em 1980

TÚNEL DO TEMPO

Nesta data, em 1980, foi iniciada a luta por três importantes obras em Mossoró e região Oeste.

O líder político deputado federal Jerônimo Vingt Rosado Maia aproveitou a visita oficial do presidente da República João Batista Figueiredo, que veio inaugurar o conjunto habitacional Abolição III, a Estrada do Contorno e a BR-405, para apresentar e defender a pauta estruturante.

Vingt pediu ao chefe do País a federalização da Escola Superior de Agronomia de Mossoró (ESAM), a construção da barragem de Santa Cruz em Apodi e a perenização do rio Mossoró.

A reunião no Hotel Thermas, com a presença do governador Lavoisier Maia, prefeito João Newton da Escóssia e de ministros da comitiva de Figueiredo, plantou a semente que floresceu décadas depois, com as digitais de outros governos.

A perenização do rio Mossoró foi realizada na década de 80, na gestão do prefeito Dix-huit Rosado, com recursos do Governo Federal;

A barragem de Santa Cruz foi construída e inaugurada no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) na década de 90;

E coube ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na metade da década 2000, transformar a Esam em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Obras históricas que impactaram positivamente a vida dos mossoroenses e oestanos.

É importante mergulhar no túnel do tempo, resgatar a história, para entender o presente e reconhecer a todos aqueles que trabalharam para o desenvolvimento local e regional.

Fica registrado.

 

FRASE

“A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa.”

JÔ SOARES – Gênio brasileiro

 

CEGOS

Nesta data, 1992, era inaugurada a sede própria da Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Na quarta gestão, Rosalba deixou recursos em caixa para ampla reforma da sede. O prefeito Allyson pegou o dinheiro e não fez a obra.

 

ALIÁS...

O Ministério Público, estadual ou federal, tem a obrigação de apurar o que foi feito com recursos de obras carimbadas do Finisa que não foram executadas. Onde foi parar o dinheiro para a construção do Hospital Psiquiátrico, da Arena Deodete Dias e da reforma da Praça Dom João Costa, entre outras.

 

FICA A DICA

Faça o caminho do dinheiro, identifique os novos ricos que têm salários modestos, mas que são amigos ou participam do poder; veja o novo estilo de vida dessa turma. Não é difícil encontrar as digitais deles nos cofres públicos. Basta um pouquinho de boa vontade na apuração.

 

PADRE FLÁVIO

O padre Flávio Augusto está completando 30 anos de sua ordenação sacerdotal. As celebrações começam por Severiano Melo, sua terra natal, e seguem nesta quinta-feira, 25, com uma missa na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró, às 17h. O religioso foi ordenado em 23 de julho de 1994.

 

PADRE FLÁVIO II

Padre Flávio é o pároco da Catedral de Santa Luzia, presidente da Fundação Santa Luzia, vice-reitor da UniCatólica e ecônomo da Diocese de Mossoró. Também é graduado em Filosofia, Teologia e História, com mestrado pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

 

OPORTUNIDADE

Os Correios divulgaram o edital de novo concurso público que vai preencher 33 vagas com salários iniciais de até R$ 6,8 mil. As inscrições começam no dia 7 de agosto e vão até o dia 8 de setembro, no site do Iades.

 

É NOTÍCIA

1 - O III Simpósio Multidisciplinar em Oncologia da Liga de Mossoró será realizado nos dias 13 e 14 de setembro. O evento vai promover o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico pertinentes à oncologia. Agende.

2 - Hoje completa oito anos da morte do empresário e político Silvio Mendes de Souza. Assuense que construiu história em Mossoró. Foi vice-prefeito entre 31 de janeiro de 1983 até 31 de dezembro de 1988, na gestão do prefeito Dix-huit Rosado.

3 - Dados do Serasa apontam que 43% da população potiguar está inadimplente atualmente. No Brasil, são 72 milhões de pessoas com nome sujo. E a tendência é piorar.

4 - A Bahia confirmou duas mortes por febre oropouche. A infecção transmitida por mosquito preocupa em todo o Nordeste.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
imprensa
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO