Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 08h30 | 25 Jul 2024 | Coluna César Santos - 25 de julho de 2024

Crédito da foto: Reprodução Narradora Renata Silveira

QUE VENHAM MAIS RENATAS

É incrível como as mulheres precisam a todo o momento de se autoafirmar para ter espaço na sociedade. No mercado de trabalho, então...

A narradora Renata Silveira sofre esse enfrentamento sem trégua.

É aquela história: uma sociedade machista não consegue olhar para dentro de si. Nem aceita que a mulher ocupe uma cadeira que o homem pense que é dele por natureza, e não por competência.

O machista é fácil identificar. Ele começa dizendo “não sou machista, mas...” É justamente o “mas” que o caracteriza.

A história do Brasil conta que durante quatro décadas as mulheres não podiam jogar futebol, porque os homens achavam que era esporte para homens. Inclusive, pasmem, a prática foi proibida por um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1941.

Imagine, então, como a carreira de narradora de futebol teve que superar obstáculos machistas para chegar a uma grande emissora como a Globo. Algo impossível que Renata Silveira desafiou e venceu.

Em 2022, ela entrou para a história como a primeira mulher a narrar um jogo de futebol de Copa do Mundo na TV aberta. Agora, vai narrar nos Jogos Olímpicos de Paris ao lado do narrador Luís Roberto. Antes, Renata já havia derrotado o machismo nas ondas do rádio esportivo.

Renata é mulher, mãe, profissional. No mesmo patamar de qualquer ser humano.

Que bom que a Globo enfrenta a resistência machista e cada vez mais está inserindo a mulher na sua grade de transmissão de futebol.

Dito isto, que venham mais narradoras como Renata Silveira, Natália Lara, Isabelly Morais e Luciana Mariano... Essa é uma conquista coletiva das mulheres. E que nós homens vamos aplaudir. Hoje, por poucos; amanhã, por todos.

 

FRASE

"A porta está aberta, mulherada. Pode entrar!"

RENATA SILVEIRA – Narradora ao comemorar a estreia como primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo masculina na TV Globo em 2022

 

NÃO SERVE

O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) educadamente disse que o advogado Paulo Linhares não serve para ser o seu vice. E, para não desagradá-lo, ofereceu de volta a presidência do Previ-Mossoró. Linhares aceitou. A renomeação está publicada na edição do Diário Oficial desta quarta-feira, 24.

 

CHAPA

Ao tornar Paulo Linhares inelegível para as eleições de 6 de outubro, Allyson removeu o último obstáculo para indicar o amigo Marcos Bezerra (PSD) como vice. Marcos comandou a pasta da Saúde por mais de três anos, sem brigar com a titular Morgana Dantas, e agora sobe ao palanque majoritário.

 

AVANTE

Se depender da vontade do presidente estadual do Avante, o partido em Mossoró apoiará a candidatura do ex-vereador Genivan Vale (PL) à Prefeitura, com o vereador Tony Fernandes indicado para vice. A decisão do Avante será tomada nas próximas 48 horas. Mas essa é a tendência natural.

 

PROGRESSISTAS

O Progressistas de Mossoró vai realizar a sua convenção no dia 1º de agosto, para oficializar as candidaturas à Câmara Municipal. Quanto ao apoio à Prefeitura, o partido da ex-prefeita Rosalba Ciarlini poderá esperar mais um pouco para tomar a decisão.

 

SOLIDARIEDADE

Preterido para vice de Carlos Eduardo (PSD) em Natal, o ex-deputado estadual Kelps Lima levou o Solidariedade para apoiar a candidatura a prefeito do deputado federal Paulinho Freire (União). A decisão tem o aval dos deputados Luiz Eduardo e Cristiane Dantas.

 

PAU DOS FERROS

O ex-prefeito Leonardo Rêgo vai tentar voltar à Prefeitura de Pau dos Ferros com apoio do PP, PL, Podemos e Republicanos. A candidatura será oficializada na convenção de domingo, 28. Léo enfrentará a prefeita Marianna Almeida (PSD).

 

É NOTÍCIA

1 - Depois do MCJ em junho e do Sal & Luz em julho, vem aí a Festa do Bode em agosto. Em seguida, a Festa da Liberdade em setembro. Dias depois, as eleições municipais. Tudo com dinheirinho do cidadão.

2 - A Escola Lions de Mossoró celebra 61 anos. Inaugurada em 25 de julho de 1963, com bênção do bispo dom Gentil Diniz Barreto e presença do governador Aluízio Alves.

3 - Em 2000, nesta data, a comunidade do Abolição III ganhava a sua primeira praça denominada de “Antônia Lopes Alves”. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

4 - A comunidade católica de Mossoró celebra hoje os 30 anos de ordenação sacerdotal do padre Flávio Augusto Forte Melo, pároco da Catedral de Santa Luzia. Uma missa será celebrada às 17h30, na Catedral.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO