Reviravolta na arrumação da chapa do PL à sucessão municipal de Mossoró. O Avante, que indicaria o vice, foi descartado pelos liberais. Agora, a legenda bolsonarista vai com chapa “puro sangue”, que será homologada na convenção marcada para esta sexta-feira, 26, no Villa-Oeste, a partir das 18h.
A chapa do PL será formada pelo ex-vereador Genivan Vale, candidato a prefeito, tendo como vice a ex-vice-prefeita Nayara Gadelha. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira.
A odontóloga Nayara foi vice-prefeita na quarta gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) entre 2017 e 2020. Ela assumiu a bandeira do bolsonarismo em Mossoró nas eleições de 2022, influenciada pelo tio general Paulo Sérgio, que foi ministro da Defesa do Governo Bolsonaro.
A vice de Genivan seria a bacharel em Ciências Contábeis Suyane Thaianara, indicada pelo Avante, conforme Jornal de Fato noticiou em primeira mão (LEIA AQUI). Mas, houve recuo do Avante, uma vez que o comando nacional do partido não aceita coligação com o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Sem a opção do Avante, o comando do PL correu para convencer Nayara Gadelha aceitar a candidatura a vice-prefeita. Coube ao senador licenciado Rogério Marinho, presidente do PL do Rio Grande do Norte, conversar com Nayara e mostrar a necessidade de o partido tê-la na chapa majoritária.
O Avante, por sua vez, agora vai repensar a relação política com o PL em Mossoró e definir posição em relação à sucessão municipal. Existe a possibilidade de o partido apoiar a candidatura a prefeito de Lawrence Amorim (PSDB). Se isso ocorrer, o Avante oferecerá o vereador Tony Fernandes para vice-prefeito.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.