Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 07h45 | 27 Jul 2024 | Coluna César Santos - 27 de julho de 2024

Crédito da foto: Reprodução Cobiçado Palácio da Resistência, sede da Prefeitura de Mossoró

CENÁRIO DA SUCESSÃO MUNICIPAL DE MOSSORÓ

Dos três vereadores que se lançaram pré-candidatos a prefeito, apenas o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), terá o nome confirmado em convenção partidária. Tony Fernandes (Avante) e Zé Peixeiro (Republicanos) não viabilizaram o projeto.

Daí, a Prefeitura será disputada por cinco postulantes: o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), ex-vereador Genivan Vale (PL), Irmã Ceição (PRTB), estudante Victor Hugo (UP) e Lawrence.

O atual prefeito inicia a corrida eleitoral favoritíssimo, conforme as pesquisas publicadas até aqui.

Lawrence ou Genivan, um dos dois, será o contendor direto, o que melhor somar na oposição. Lawrence tem o apoio da federação PT/PCdoB/PV e PSB; e Genivan vai com a direita representando o bolsonarismo.

A única surpresa – até aqui – foi o retorno da ex-vice-prefeita Nayara Gadelha (PL). Ela preencherá, como vice, a chapa encabeçada por Genivan Vale. No mais, os holofotes se voltam para a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Todos querem saber quem ela apoiará.

 

FRASE

“Vou participar da campanha eleitoral, apoiando um candidato de oposição”

ROSALBA CIARLINI – Ex-prefeita de Mossoró, sem revelar o nome que receberá o seu apoio

 

NÃO FOI FÁCIL

Disputar as eleições deste ano não estava nos planos da ex-vice-prefeita Nayara Gadelha. Ela tinha outras prioridades para o segundo semestre do ano. Mas foi convencida pelo senador licenciado Rogério Marinho a colaborar com a chapa do PL, encabeçada por Genivan Vale.

 

BASTIDORES

O Avante fechou as portas para a possibilidade de apoio à candidatura de Lawrence Amorim, do PSDB. Mesmo dispensado da chapa majoritária do PL, o partido caminha para apoiar Genivan Vale. O vereador Tony Fernandes não seguirá esta orientação e coordenará a campanha de Lawrence.

 

NEGOCIAÇÃO

O Republicanos retirou a pré-candidatura do vereador Zé Peixeiro para negociar com o prefeito Allyson Bezerra (União). Zé não foi chamado para os negócios, apenas comunicado que não terá a legenda para disputar a Prefeitura. Allyson está investindo alto para ter o apoio dos meninos republicanos.

 

CONVENÇÕES

Os partidos que apoiam a candidatura de Lawrence Amorim vão realizar as suas convenções no sábado, 3 de agosto. Ele tem o apoio do PSDB, Cidadania, MDB, PSB e da federação formada pelo PT, PCdoB e PV.

 

DR. ARTUR

O União Brasil de Governador Dix-sept Rosado realiza convenção neste sábado, 27, para homologar a candidatura à reeleição do prefeito Dr. Artur Vale e da vice-prefeita Débora de Brejeirinho. O evento será realizado no novo ginásio de esportes, a partir das 18h.

 

SANTA LUZIA

Neste domingo, 28, completa 90 anos da criação da Diocese de Mossoró pelo papa Pio XI. A sua instalação, no entanto, ocorreu somente em 18 de novembro de 1934, por autorização do bispo de Natal, dom Marcolino Dantas. A grande missa foi celebrada pelo padre Luiz Ferreira Cunha da Mota.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1927, Jorge de Albuquerque Pinto inaugurava o Cine Centenário, no bairro Alto da Conceição. A bênção ao empreendimento foi dada pelo frei Henrique Broeker, da matriz de Nossa Senhora da Conceição.

2 - Os moradores do Nova Vida passavam a contar com a UBS Maria Neide da Silva Souza, nesta data, em 2006. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado (MDB).

3 - Hoje é o Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. No Brasil, estima-se que 39.550 novos casos da doença serão diagnosticados em 2024. O “Julho Verde” faz o alerta.

4 - O povo de Paris recebe bem os turistas que chegam para os Jogos Olímpicos. A primeira coisa que faz é levar as malas, para os turistas não carregarem peso. Zico recebeu o “tratamento’.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
imprensa
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO