Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 09h15 | 30 Jul 2024 | Decisão de Rosalba pode não sair na convenção do Progressistas

Crédito da foto: Reprodução Rosalba Ciarlini entre João Maia e Beto Rosado, líderes do Progressistas do RN

Quem a senhora vai apoiar?

- Ainda não sei.

Essa decisão sai na convenção do Progressistas?

- Vamos homologar a nossa nominata à Câmara Municipal.

A conversa breve, por telefone, foi com a ex-prefeita Rosalba Ciarlini sobre quem ela vai apoiar à Prefeitura de Mossoró nas eleições de 6 de outubro. O apoio é disputado pelos dois principais candidatos de oposição: Genivan Vale, do PL e Lawrence Amorim, do PSDB.

A ex-prefeita deixou a entender que não tem pressa para anunciar o seu candidato, mas também não descarta que a decisão seja tomada na convenção do Progressistas, marcada para esta quinta-feira, 1º.

“Estamos conversando, mas ainda não decidimos. A única coisa que eu posso adiantar nesse momento é que participaremos da campanha, apoiando um nome da oposição”, disse.

O apoio de Rosalba é visto como decisivo pelos dois candidatos de oposição, isso porque a ex-prefeita tem uma militância (rosalbismo) forte e que, certamente, dará sustentação quando ocupar as ruas na campanha eleitoral que se aproxima. Genivan e Lawrence são conscientes da importância de ter Rosalba na campanha, por isso, trabalham nos bastidores para conquistar o apoio da ex-prefeita.

O PL, de Genivan Vale, chegou a avançar o diálogo com o rosalbismo em junho passado, mas o processo foi interrompido em razão de problemas de saúde de Carlos Augusto, esposo de Rosalba. No entanto, houve um entendimento de que o diálogo seria retomado tão logo fosse restabelecida a saúde de Carlos, o que ocorreu agora.

Lawrence Amorim, por sua vez, ainda não conseguiu encaminhar entendimento para ter o apoio de Rosalba, embora o processo tenha sido iniciado por lideranças políticas que têm interesse na campanha do atual presidente da Câmara Municipal.

Uma aliança política entre Rosalba e Lawrence, no entanto, não é um caminho fácil. Há resistência dentro do próprio grupo da ex-prefeita. O ex-deputado federal Beto Rosado, que é o vice-presidente estadual do Progressistas, não se empolga em votar em Lawrence, devido a questões de campanhas passadas.

Beto, que apoiou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem uma inclinação maior pela campanha do PL em Mossoró. Esse é um ponto favorável para Genivan Vale conquistar o apoio do rosalbismo.

Outro ponto a favor é a escolha de Nayara Gadelha (PL) para vice na chapa de Genivan. Ela foi vice-prefeita na quarta gestão de Rosalba Ciarlini (2017 a 2020), indicada pelo ex-deputado Betinho Rosado (falecido em 12 de abril deste ano), com forte ligação de amizade com Beto, o que pode ser decisivo na hora da decisão do rosalbismo.

Nayara dá novo tom à chapa do PL de Mossoró

A chapa Genivan Vale/Nayara Gadelha foi a primeira a ser homologada para as eleições municipais deste ano. A convenção do PL, realizada no fim de semana, também oficializou uma nominata com 22 nomes à Câmara Municipal de Mossoró.

Genivan fez um discurso forte de oposição à atual gestão municipal, apontando problemas que afetam a vida das pessoas, justamente por falta de políticas públicas.

“O que mais mexe comigo é eu visitar as comunidades e ver as pessoas com os mesmos problemas. A Mossoró que vocês vivem não é aquela Mossoró perfeita do Instagram do prefeito (Allyson Bezerra), não é a Mossoró que é divulgada com o dinheiro de vocês”, afirmou.

Nayara Gadelha disse que tem uma missão a cumprir nas eleições deste ano e que vai se dedicar para fortalecer um projeto novo para Mossoró.

“Nunca me afastei da política, independentemente de ter cargo ou não. Na nossa vida, a gente tem política a toda hora. Não é fácil gerir Mossoró, mas com a força que temos aqui, vamos chegar lá. Estamos todos juntos na causa por Mossoró. Essa luta vale a pena. Não existe campanha ganha, existe campanha que vamos ganhar, com Genivan e Nayara”, declarou.

Tags:

Mossoró
eleições
política
Progressistas

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO