COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO
O Progressistas de Mossoró decidiu adiar a sua convenção que estava marcada para esta quinta-feira, 1º. Ficou para domingo, 4, penúltimo dia do prazo estabelecido pelo calendário eleitoral das eleições municipais deste ano.
O adiamento teve um motivo especial: a possibilidade de a ex-prefeita Rosalba Ciarlini aceitar uma candidatura à Câmara Municipal de Mossoró.
Há uma pressão, considerada positiva, para ela fortalecer a nominata do Progressistas, com objetivo de eleger o maior número possível de representantes do legislativo mossoronse.
Todos, dentro do partido, entendem que Rosalba teria uma votação histórica em disputa proporcional e, por gravidade, seria decisiva para eleger outros nomes do Progressistas.
A ex-prefeita, até o fechamento desta edição, não havia tomado a decisão, mas a possibilidade de aceitar o projeto era real.
Com o adiamento da convenção, ela ganhou tempo para analisar todos os pontos para tomar a decisão que considerar melhor para a sua carreira política.
Rosalba Ciarlini foi prefeita de Mossoró quatro vezes, primeira mulher potiguar eleita senadora da República e governadora do Rio Grande do Norte.
FRASE
“Eu não deixarei a política, ainda tenho muito a colaborar com a minha cidade”
ROSALBA CIARLINI – Em uma entrevista em 2020, depois de perder as eleições para o atual prefeito Allyson Bezerra
CONTA
O Progressistas acredita que se Rosalba Ciarlini for candidata o partido terá chance de conquistar duas vagas à Câmara Municipal de Mossoró e brigar pela terceira cadeira. Nomes como os de Cláudia Regina, Arlene Souza e Nogueira de Dodoca, ex-vereadores, torcem para Rosalba aceitar.
BOLO
REDE e Psol, que formam federação, vão realizar as convenções distante um do outro. Há divergência sobre apoio à disputa majoritária em Mossoró. O REDE negociou com o prefeito Allyson Bezerra (União); já o Psol ficou incomodado porque não comeu do “bolo”. Mas está aberto ao “diálogo”.
VIOLÊNCIA
O prefeito do Encanto, Alberone Neri foi baleado na cidade de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste. A primeira versão da polícia, tentativa de assalto. O engenheiro Erlando Lopes, amigo de Alberone, também saiu baleado. Os dois não correm risco de morte. O prefeito é candidato à reeleição.
BO
Em São José do Mipibu, o candidato a prefeito Severino Rodrigues (MDB) registrou boletim de ocorrência ao receber ameaça de morte. Um vídeo circula em grupos de WhatsApp rotulando de “gabiru” e com ameaças à vida do candidato.
SALÁRIOS
O Governo do RN vai encaminhar à Assembleia Legislativa, na próxima semana, projetos de lei que preveem a recomposição salarial que beneficiarão cerca de 70 mil servidores. Ressalta, porém, que a discussão está atrelada à recuperação da arrecadação do ICMS, atingida pela redução da alíquota de 20% para 18%.
DITADURA
As eleições na Venezuela só têm uma verdade: Edmundo González foi eleito, mas o ditador Nicolás Maduro determinou que ele foi reeleito e seguirá presidente. O resto é conversa mole de ponta de calçada.
É NOTÍCIA
1 - O dólar disparou nesta quinta-feira, 1º, e chegou a R$ 5,73. A moeda americana alcançou a maior cotação desde 21 de dezembro de 2021.
2 - A chapa Dr. Ednardo/Lucélia Ribeiro será homologada hoje em Patu. Tem apoio do prefeito Rivelino Câmara e dos partidos MDB, PSDB, PSB, PT e PL. A convenção será realizada na Boate Pântano, às 18h.
3 - O Colégio Sagrado Coração de Maria celebra 102 anos nesta sexta-feira, 2. Obras das mãos santas das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Referência da educação em Mossoró.
4 - A Banda Municipal de Mossoró completa 88 anos hoje. Foi criada em 1936 na gestão do prefeito Padre Mota. Teve na primeira formação Artur Paraguai, que tem seu nome eternizado na banda de música.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.