JOGO DEFINIDO; O VOTO, NÃO
A exatos 60 dias para as eleições, temos formado o quadro sucessório municipal de Mossoró, com cinco chapas homologadas:
1 – Allyson Bezerra (União Brasil)/Marcos Medeiros Bezerra (PSD);
2 – Lawrence Amorim (PSDB)/Carmem Júlia (MDB);
3 – Genivan Vale (PL)/Nayara Gadelha (PL);
4 – Victor Hugo (UP)/Renan Marrocos (UP);
5 – Irmã Ceição (PRTB)/Fábio Felix (PRTB).
A partir daí o jogo será jogado, com a luta pelo voto propriamente dita, seja nas ruas, no tradicional e eficaz corpo a corpo, seja nas narrativas via redes sociais e na propaganda eleitoral de rádio e televisão.
O prefeito Allyson Bezerra parte na frente de todos. Favorito nas pesquisas de intenção de votos e com a máquina pública nas mãos. Ele já deu mostra do que é capaz de fazer com a estrutura a seu favor, ao moer nominatas adversárias e colocar em seu palanque adversários de até pouco tempo.
Lawrence e Genivan são os combatentes diretos ao prefeito. Um dos dois se confirmará como o escolhido para fazer o enfrentamento a Allyson Bezerra. Qual deles? Essa resposta teremos na primeira fase da campanha, quando o eleitor já terá assimilado quem é quem.
Em 2020, a essa altura do campeonato, a então prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas) era favoritíssima à reeleição, contra cinco candidatos e candidatas de oposição. Dada a largada, o eleitor escolheu um nome da oposição para fazer o enfrentamento a Rosalba, e Allyson acabou ganhando a Prefeitura de Mossoró.
Isso pode se repetir? Não necessariamente. No entanto, é um exemplo que não pode ser descartado.
A campanha, em si, começa no dia 16 que se aproxima.
FRASE
“Uma eleição é feita para corrigir o erro da eleição anterior, mesmo que o agrave.”
Carlos Drummond de Andrade - poeta, cronista, contista e tradutor brasileiro
CALENDÁRIO
A campanha eleitoral só começa no dia 16 deste mês, quando candidatos e candidatas podem fazer propaganda com pedido de votos. Até lá, quem cometer excesso está sujeito à multa ou responder por abuso de poder econômico. Já a propaganda no rádio e na televisão começa no dia 30.
DESISTIU
O professor Josué desistiu da candidatura a vereador. Além dele, o Progressistas já havia perdido as ex-vereadoras Cláudia Regina e Arlene Souza. O ex-vereador Nogueira de Dodoca também deve desistir. A nominata organizada pela ex-prefeita Rosalba Ciarlini terá só 10 nomes à Câmara.
BASTIDORES
Quatro vereadores governistas planejam formar um grupo dentro da chapa do União Brasil. Eles querem o mesmo tratamento que o Palácio da Resistência está dando aos candidatos escolhidos pelo prefeito Allyson Bezerra. Caso contrário, esses vereadores podem retirar seus nomes da chapa.
DIVIDIDOS, MAS...
A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Walter Alves vão se enfrentar nas eleições em vários municípios. Alguns, com disputa radical, como é o caso de Apodi, onde o PT quer tirar o MDB do poder. Fátima e Walter vão se dedicar aos seus candidatos.
...NEM TANTO
As disputas municipais, no entanto, nem de longe ameaçam a boa convivência político-administrativa de Fátima e Walter. Os dois seguem unidos e com projetos encaminhados para 2026, independentemente dos resultados das urnas nas eleições municipais de 2024.
SOLAR
O Rio Grande do Norte ganhou quase 14 mil novas conexões de energia solar em 2024. Foi o melhor primeiro semestre em número de ligações de energia solar desde 2015. Além da economia por consumidor, oxigenou o setor produtivo.
É NOTÍCIA
1 - Jerônimo Filho, o primeiro Rosado legítimo de Mossoró, nasceu nesta data, em 1890. O filho do velho Jerônimo com Maria Amélia, viveu até 28 de novembro de 1920. Deixou viúva dona Ilná de Melo Rosado.
2 - Bastante concorrida a procura por senha do Bell Marques Premium, que encerrará o Congresso Celebrar 2024. O show vai rolar no sábado, 10, no Thermas Hall de Mossoró.
3 - Até ontem, duas candidaturas registradas no TSE à Prefeitura de Mossoró, de Allyson Bezerra (União) e Genivan Vale (PL). Os outros três postulantes têm até o dia 16 para o registro de chapas.
4 - Após registrar um lucro recorde de R$ 23,4 bilhões em 2023, o FGTS vai socializar maior parte desse valor aos cotistas, com distribuição de R$ 15,2 bilhões (65%). A Caixa Econômica fará o depósito ainda este mês.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.