CAROS VEREADORES
Nesta quarta-feira, 7, não houve sessão no plenário da Câmara Municipal de Mossoró porque não teve quórum. A maioria não retornou das férias, nem mandou recado, mas no fim do mês vai receber o oxigenado contracheque completo.
A coluna já registrou que a atual Câmara é uma das piores da história. Como ainda faltam cinco meses para concluir a legislatura, há tempo para assumir o posto de pior de todos os tempos.
Não é exagero.
Salvo raras exceções, o plenário é de baixíssimo nível em todos os sentidos. Logo, essa turma não produz absolutamente nada. Além de não produzir, prejudica a cidade no momento em que ajuda o Executivo a aprovar projetos prejudiciais à população.
Foi o caso da retirada de direitos históricos dos servidores públicos.
Outra aberração foi ter dado ao Executivo o direito de remanejar o orçamento do município “a partir” de 25%. Ou seja, sem limite. Nesse caso, o orçamento aprovado pelos próprios vereadores não vale absolutamente nada. Por gravidade, o Executivo faz o que bem entender com o dinheiro do cidadão mossoroense. Fiscalizar a gestão municipal, nem pensar.
E por que não fiscaliza?
Simples: a turma emprega familiares, amigos e correligionários em cargos comissionados e empresas terceirizadas. Centenas deles.
É triste, mas é o que temos. Uma turma que custa caro à sociedade e que não presta para absolutamente nada. Que essa mesma sociedade, então, tenha responsabilidade na hora de escolher a nova formação da Câmara Municipal.
6 de outubro já está bem aí.
FRASE
“Eu temo muito que possa haver um conflito muito grave”
CELSO AMORIM - Assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais, em relação à crise na Venezuela
BOLSO
Allyson Bezerra foi eleito em 2020 junto com quatro vereadores. Antes de assumir o mandato, em janeiro de 2021, já contava com a maioria dos 23 vereadores. Para isso, ele socializou a distribuição de cargos e empregos nas terceirizadas. Hoje, são 15 vereadores carregados no bolso.
É FALSO
De onde partiu a fake news que o Hospital da Polícia Militar em Mossoró estava sendo fechado? A notícia falsa é um aperitivo do que vem pela frente na campanha eleitoral. Quanto ao hospital, a verdade é que a Secretaria de Saúde do RN está assumindo a sua administração a partir do dia 15.
DIVIDIDOS
A nominata do Avante à Câmara Municipal de Mossoró vai se dividir na disputa majoritária, embora o partido tenha se coligação com o PL do candidato Genivan Vale. Uma parte está sendo conquistada por Allyson Bezerra (União) e outra seguirá com o candidato Lawrence Amorim (PSDB).
POBREZINHO
Allyson Bezerra declarou à Justiça Eleitoral patrimônio de R$ 582 mil agora em 2024. Em 2020, a sua declaração foi de R$ 679 mil, mesmo se dizendo “pobrezinho”. Será que ele vai discursar reclamando que a Prefeitura de Mossoró o deixou ainda mais “pobrezinho”?
TESTE
A ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) vai fazer o primeiro teste com a militância após anunciar apoio ao candidato a prefeito Genivan Vale (PL). Ela convocou reunião para o Sítio Canto, local onde sempre iniciou as suas campanhas históricas, na próxima segunda-feira, 12.
DEBATE
A Band Natal desistiu de promover debate entre os candidatos a prefeito de Mossoró. Estava marcado para a próxima quarta-feira, 14. Agora, apenas um debate está previsto, sob a organização do Canal 10 da TCM, no dia 5 de setembro.
É NOTÍCIA
1 - Começa hoje o Celebrar 2024, maior congresso de odontologia e medicina do RN. O evento vai até sábado, no Thermas Hall de Mossoró, sob a organização do Instituto Oral Clinica, de Dr. Ney Robson.
2 - Começa hoje mais uma festa bancada pela Prefeitura de Mossoró. A Festa do Bode vai até domingo, 11, com mais de uma dezena de shows gratuitos. Hoje tem Cirano e Cirino e Ramon e Randinho, na Vila do Forró.
3 - Dom Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, chegou hoje a Mossoró para prestigiar a inauguração das instalações do Edifício Administrativo Padre Sátiro Cavalcanti, da UniCatólica do RN.
4 - Nesta data, em 1996, o prefeito Dix-huit Rosdo inaugurava o Centro de Controle de Zoonoses de Mossoró, ao lado do Aspetro.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.