VAMOS FAZER A NOSSA PARTE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o SOS Voto para combater fake news na campanha eleitoral que está começando. Trata-se de um disque-denúncia que qualquer cidadão pode utilizar, gratuitamente, para relatar mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais.
A ferramenta pode ser acessada em todas as regiões do país, por meio do número de telefone 1491.
O SOS Voto já está funcionando de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h, com capacidade para atender até mil ligações diárias.
A plataforma registra e oferece orientação dos fatos denunciados, auxiliando o cidadão a registrar a denúncia diretamente pela internet, via Siade.
Se consideradas válidas, as denúncias serão enviadas à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou à juíza ou ao juiz eleitoral responsável. O SOS Voto é um serviço importante que o eleitor e a eleitora devem usar para garantir eleições limpas.
A verdade e a boa informação são inegociáveis.
FRASE
“É preciso garantir o voto livre sem contaminação com desinformações e mentiras”
CÁRMEN LÚCIA – Presidente do Tribunal Superior Eleitoral
BOLSONARISMO
Jair Bolsonaro será a primeira liderança nacional a participar da campanha eleitoral em Mossoró. O ex-presidente estará na cidade no dia 16 deste mês, na abertura da campanha de rua da chapa Genivan Vale/Nayara, do PL. Bolsonaro vem com os senadores Rogério Marinho e Flávio Azevedo.
LULISMO
Já o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), gravou vídeo a favor da chapa Lawrence Amorim (PSDB)/Carmem Júlia (MDB). Quem deve fazer o mesmo é o presidente Lula (PT). Já a governadora Fátima Bezerra (PT) pretende participar intensamente da campanha pelo voto em Mossoró.
AGRIPINISMO
A campanha da chapa prefeito Allyson Bezerra (União)/Marcos Bezerra (PSDB) terá a participação direta de lideranças estaduais. O ex-senador José Agripino Maia (União) já disse que será um cabo-eleitoral permanente. E a senadora Zenaide Maia (PSD) participará de mobilizações.
COADJUVANTE
O Progressistas do RN vai disputar 41 prefeituras nas eleições deste ano. A única de relevo é a de Pau dos Ferros, capital do Alto Oeste, que tem como candidato o ex-prefeito Leonardo Rêgo. Nos maiores colégios eleitorais, como Natal e Mossoró, a sigla do deputado federal João Maia será apenas coadjuvante.
SEGUE
Em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do estado, o Progressistas não conseguiu viabilizar sequer uma chapa competitiva à Câmara Municipal. E, por meio da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, vai apoiar o candidato a prefeito Genivan Vale.
FIQUE ATENTO
Este ano não haverá votação no Eliseu Viana, uma vez que a escola estadual está em obras. As secções foram distribuídas para as escolas Abel Coelho e Lavoisier Maia. Confira as seções no site do TRE-RN.
É NOTÍCIA
1 - O cantor baiano Bell Marques faz show hoje no Thermas Hall, em Mossoró, no encerramento do Celebrar 2024, maior congresso de medicina e odontologia do RN. Às 22h.
2 - Nesta data, em 1980, partiu Manuelito Pereira dos Santos Benigno Magalhães, o maior fotógrafo da história de Mossoró. A cidade do passado registrada por suas lentes.
3 - Nesta data, em 1999, a então prefeita Rosalba Ciarlini negociava a compra da antiga Cobal para transformar a área em centro de abastecimento de Mossoró. Investimento naquele momento de R$ 250 mil.
4 - Neste domingo, 11, a Casa do Estudante de Mossoró celebra 67 anos. No primeiro momento, foi instalada na Dionísio Filgueira, no centro da cidade; dez anos depois, em 1967, ganhou sede própria ao lado do Sesc.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.