CAMPANHA SANTA
A igreja católica sempre pregou neutralidade no processo de escolha dos governantes de municípios, estados e país, muito embora que, conforme o ambiente controverso e radical das eleições, o seu posicionamento também sempre foi questionado.
Neste ano, no Rio Grande do Norte, a Igreja decidiu colocar em papel o que pensa sobre as eleições e, por gravidade, recomendar neutralidade aos padres e outros membros. Entre os pontos estão:
1 – Não manifestar expresso apoio a candidatos ou partidos;
2 – Evitar exposição pública;
3 – Promoção política na comunidade, permitindo aos padres a orientar os leigos a analisar criticamente candidatos e suas propostas sob os critérios da ética, honestidade, competência, serviços prestados e conduta pessoal;
4 – Isonomia de tratamento a todos os candidatos, partidos e coligações;
5 – Evitar conflitos, com padres devendo esforçar-se para manter um ambiente pacífico e respeitoso na Igreja;
6 – Os padres devem evitar a locação ou cessão dos espaços físicos pertencentes à Igreja para o uso por candidato ou partido político.
Com essas recomendações, levadas ao pé da letra, a igreja católica espera caminhar sem pecados na campanha eleitoral que está começando.
O documento é assinado pelo arcebispo de Natal, dom João Santos Cardoso; pelo bispo da Diocese de Mossoró, dom Francisco de Sales Alencar Batista, e pelo administrador diocesano de Caicó, padre Edson Medeiros de Araújo.
FRASE
“Respeitem e promovam os princípios do Estado democrático de direito, em harmonia com os princípios éticos da Igreja Católica.”
DOM FRANCISCO DE SALES – Bispo da Diocese de Mossoró, que assina documento da Igreja Católica sobre as eleições 2024
LULA
É possível que o presidente Lula (PT) cumpra agenda em Mossoró no último dia e agosto. O Planalto organiza a agenda para o chefe da Nação prestigiar a posse do reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes, e receber, na solenidade, o título Doutor Honoris Causa, aprovado pela Ufersa há uma década.
LULA II
Também há a possibilidade de Lula participar de mobilização popular em prol da chapa Lawrence Amorim (PSDB)/Carmem Júlia (MDB) à Prefeitura de Mossoró. A federação liderada pelo PT trabalha para garantir a presença do presidente da República na campanha pela Prefeitura de Mossoró.
MOTOCIATA
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entrará em Mossoró pilotando moto na Avenida Presidente Dutra. A motociata dos bolsonaristas terá largada em Parnamirim e atravessará os 265 quilômetros da BR-304. Bolsonaro vem à cidade pedir votos para a chapa Genivan Vale/Nayara Gadelha.
COMUNICAÇÃO
O jornalista Higo Lima vai coordenar a comunicação social da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Ele aceitou convite feito pelo reitor nomeado professor Rodrigo Codes. Higo é concursado do quadro efetivo da instituição.
GÁS SAL
A Potigás lançou a licitação da construção do gasoduto Gás Sal, com valor estimado em R$ 20,8 milhões. O gasoduto irá levar gás natural canalizado de Mossoró até Areia Branca, ao longo da BR-110, em um total de quase 54 quilômetros. O gasoduto terá papel importante no desenvolvimento do Polo Costa Branca e para a indústria salineira potiguar.
SEGUE
A licitação será realizada no dia 30 deste mês, na sede da Potigás, em Natal, às 9h. A previsão é que as obras do Polo Gás Sal sejam iniciadas ainda nesse ano e finalizadas em 18 meses.
É NOTÍCIA
1 - Missão 13 hoje na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró. Pela manhã, confissões e Adoração ao Santíssimo. No finzinho da tarde, Missa com bênção dos olhos. Das 7h às 17h30.
2 - Hoje completa 11 anos da partida do poeta Luís Campos, aos 73 anos de idade. Em 1963, ele escreveu um dos seus mais emocionantes cordéis: “Carta a Papai Noel”. Ele foi eternizado como Patrimônio Vivo da Cultura Popular Potiguar.
3 - Mercado financeiro aumentou a previsão da inflação de 4,12% para 4,2% em 2024. Acima da meta de inflação para o ano, que é de 3%, mas dentro do intervalo de tolerância de 1,5%
4 - Morreu Delfim Neto, que fez o “milagre” na economia no governo militar ao fazer o PIB saltar para 14%. Ele foi ministro da Fazenda nos governos de Costa e Silva e Médici.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.