Não é uma certeza, mas uma forte possibilidade: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá participar de uma movimentação pública em favor da chapa Lawrence Amorim (PSDB)/Carmem Júlia (MDB) à Prefeitura de Mossoró. A chapa é apoiada pela federação Brasil da Esperança, formada por PT/PCdoB/PV, e por partidos da base de sustentação política do governo Lula como PSB e MDB.
A vinda de Lula a Mossoró, se confirmada, não terá ligação exclusiva com a campanha eleitoral, uma vez que a agenda oficial reservará como objetivo principal prestigiar a posse do novo reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), professor doutor Rodrigo Codes, e, também, receber o título de Doutor Honoris Causa da Ufersa, em reconhecimento à federalização da antiga Escola Superior de Agronomia de Mossoró (ESAM), assinada por Lula em 2005.
A homenagem foi aprovada em 8 de dezembro de 2010, quando Lula estava no último mês do seu segundo governo, mas até hoje não foi entregue, já que é preciso que seja feita pelo Conselho Universitário em solenidade formal.
O Planalto recebeu o comunicado oficial da Ufersa para o presidente receber o título durante a Assembleia Universitária, que ocorreu em 1º de agosto sob a presidência da reitora Ludimilla Oliveira. A possibilidade foi descartada, uma vez que a reitora é bolsonarista declarada e chegou ao cargo sem ser eleita pela comunidade acadêmica. Ela foi a terceira colocada na consulta realizada em 2020, mas nomeada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Rodrigo Codes, que foi o primeiro colocado em 2020, mas ignorado por Bolsonaro, voltou a vencer a consulta acadêmica em 2024, com o resultado sendo respeitado pelo Planalto. Codes foi nomeado pelo presidente Lula na semana passada.
A nomeação do novo reitor, respeitando a vontade da maioria dos segmentos universitários, é vista como o restabelecimento do processo democrático dentro da Ufersa. Daí, a possível presença de Lula na solenidade de posse de Rodrigo Codes terá uma simbologia política muito forte. Por isso, o Planalto trabalha para viabilizar a agenda de Lula em Mossoró.
Outro ponto observado, a partir das lideranças do PT de Mossoró e do RN, é que o ex-presidente Bolsonaro estará na cidade para reforçar a campanha da chapa Genivan Vale/Nayara Gadelha (PL). A mobilização bolsonarista será realizada na sexta-feira, 16. Daí, a importância de Lula participar de mobilização a favor da campanha de Lawrence Amorim/Carmem Júlia.
Lawrence e Genivan são os dois principais candidatos contra o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que tentará a reeleição no pleito de 6 de outubro.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.