A largada da campanha de rua e da propaganda eleitoral autorizada por lei, nesta sexta-feira, 16, será bastante movimentada em Mossoró. As três maiores coligações que disputam à sucessão municipal vão colocar seus blocos nas ruas da cidade, numa caminhada de 50 dias até o dia do voto, em 6 de outubro.
Nesse primeiro dia de mobilização, destaque para a campanha da chapa Genivan Vale/Nayara Gadelha, da coligação “Mossoró de Verdade” (PL/PP/Podemos/Avante), que contará com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma das maiores lideranças populares do país.
A mobilização dos bolsonaristas contemplará a tradicional descida da Avenida Presidente Dutra, no Grande Alto de São Manoel, área que se tornou símbolo das campanhas eleitorais de Mossoró. Bolsonaro chegará à avenida pilotando moto e puxará a motociata até o centro da cidade, com comício em frente ao Banco Bradesco.
No palanque de Genivan/Nayara estarão, além de Bolsonaro, a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), senadores Rogério Marinho (PL – licenciado) e Flávio Azevedo (PL), além dos deputados General Girão, Sargento Gonçalves e Coronel Azevedo, do PL.
Genivan e Nayara apostam as fichas na presença de Bolsonaro para mobilizar a militância, principalmente os eleitores da direita, no sentido de fortalecer a postulação à Prefeitura de Mossoró.
Frente
Já a campanha de Lawrence Amorim (PSDB)/Carmem Júlia (MDB), da coligação Frente Ampla por Mossoró (PSDB/MDB/CIDADANIA/PSB/PT/PCdoB/PV), ocupará bairros da periferia de Mossoró a partir das primeiras horas da manhã. Lawrence aposta no contato direto com o cidadão, o chamado corpo a corpo, para iniciar a sua caminhada à Prefeitura.
A agenda contempla as ruas dos conjuntos Abolição I e II a partir das 8h, com concentração no Centro Comercial. Na parte da tarde, às 16h, Lawrence e Carmem Júlia visitarão as ruas do bairro Santo Antônio, zona norte, com partida na rua Aoem Menescal. E à noite, a partir das 19h, visita ao comitê de campanha do candidato a vereador Miranda (PT), no bairro Boa Vista, zona sul.
Prefeito
A chapa Allyson Bezerra (União)/Marcos Bezerra (PSD), da coligação “Mossoró do Povo” (União Brasil/PSD/Solidariedade/Republicanos/Rede) inicia a sua mobilização no início da noite, com caminhada no bairro Planalto 13 de Maio, a partir da Panificadora Lima.
Como não se afastou do cargo, o prefeito Allyson não pode participar de mobilização de campanha eleitoral durante o dia, por isso, a sua programação será iniciada sempre às 17h.
UP
A campanha de Victor Hugo e Marrocos, candidatos a prefeito e vice-prefeito pelo partido Unidade Popular, será aberta com a panfletagem da alvorada no centro da cidade, às 6h, seguida de intervenção política “Mossoró é território antifacista”, no comitê de campanha, dentro da cidade.
Veja o que é permitido a partir de hoje – 16 de agosto
- Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet;
- Data a partir da qual a utilização de live por pessoa candidata para promoção pessoal ou de atos referentes a exercício de mandato, mesmo sem menção ao pleito, equivale à promoção de candidatura e constitui ato de campanha eleitoral de natureza pública;
- Data a partir da qual e até 5 de outubro de 2024, as candidatas, os candidatos, os partidos, as federações e as coligações poderão fazer funcionar, entre 8h (oito horas) e 22h (vinte e duas horas), alto-falantes ou amplificadores de som;
- Data a partir da qual e até 3 de outubro, poderão ser realizados comícios e utilizada aparelhagem de sonorização fixa, entre 8h (oito horas) e 24h (vinte e quatro horas), com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 (duas) horas;
- Data a partir da qual, até as 22h do dia 5 de outubro de 2024, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata na qual se utilize outros meios de locomoção das pessoas, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio;
- Data a partir da qual e até 4 de outubro serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 (dez) anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide;
- Data a partir da qual e até 4 de outubro poderá haver circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet;
- Data a partir da qual não será permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral e caberá o exercício do poder de polícia contra a sua divulgação.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.