JOGUEM O JOGO LIMPO
Começou a corrida pelo voto propriamente dita. E daqui a exatos 50 dias o eleitor vai à urna eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores. Em Mossoró, a campanha começou bem movimentada, nas alturas, como diz nossa gente.
A presença do ex-presidente Jair Bolsonaro no palanque de Genivan Vale (PL), com uma multidão fazendo a tradicional descida da Presidente Dutra, na noite deste sexta-feira, 16, obrigou os outros postulantes a pisar no acelerador.
Agora, daqui até o dia 6 de outubro, é gastar a sola de tênis, bater de porta em porta, e convencer o eleitor.
De pronto, o que temos nesse momento é o favoritismo do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) para ser desafiado por Genivan e o outro candidato forte da oposição, Lawrence Amorim (PSDB).
A campanha de rua e a eletrônica permitirão o debate, em que o cidadão-eleitor receberá todas as informações e, com elas, tomar a decisão que achar certa.
É nesse período de jogo que fica igual, em que todos os candidatos têm a oportunidade de mostrar as suas intenções e apontar a realidade local.
A mídia oficial está fora do ar, deve prevalecer a verdade. O atual prefeito, que tenta a reeleição, defenderá a Mossoró que ele governa; já os adversários apresentarão a Mossoró que não está na propaganda oficial.
Então, que joguem o jogo democrático, respeitando, principalmente, o cidadão-eleitor.
FRASE
“Eu acho que a Venezuela vive um regime muito desagradável.”
LULA – Presidente do Brasil sobre o regime de Nicolás Maduro
PESQUISAS
No pleito de 2020, Allyson Bezerra usou bem a estratégia das pesquisas eleitorais. Publicou mais de uma dezena delas. Na última, trazia a sua vitória com mais de 20 pontos à frente de Rosalba Ciarlini (PP), e as urnas abertas registraram uma diferença de 4,56%. Este ano Allyson fará o mesmo.
PESQUISAS II
A estratégia de quem usa pesquisas eleitorais é para manter a militância empolgada e, ao mesmo tempo, desestimular a militância dos adversários. Além disso, servem para atrair financiadores que vão para onde as pesquisas apontam que vai “ganhar”. E quem achar ruim que faça a sua e publique.
DESPENCOU
O TSE recebeu o registro de 223 candidatos à Câmara Municipal de Mossoró. Menos da metade do número de candidatos a vereador nas eleições de 2020, que somaram 476. É provável que, na prática, menos de 200 candidatos disputem o voto, uma vez que muitos deles desistem no caminho.
DESPENCOU II
Em Natal também caiu bastante o número de candidatos a vereador este ano. 430 registram seus nomes no TSE contra 736 nas eleições de 2020, uma redução de 41%. O número de nominatas também sofreu redução, caindo de 28 para 26.
SEM DISPUTA
Nove cidades do RN terão candidatura única à Prefeitura. Oito delas na região Oeste: Rafael Godeiro, Frutuoso Gomes, João Dias, Lucrécia, Riacho da Cruz, Serrinha dos Pintos, Coronel João Pessoa e Pilões. Completa a lista o município de São José do Seridó.
AMIGUINHOS
PT e PL são adversários ferrenhos, mas nem tanto. Nas eleições deste ano, as legendas de Lula e Bolsonaro estão de mãos dadas em 85 cidades, conforme as coligações registradas no TSE. Prevalecem as conveniências locais. Sempre foi assim e continua sendo.
É NOTÍCIA
1 - Em 1873, o vigário Antônio Joaquim pedia a autorização do município para construir um cemitério de pedra e cal, para servir de jazigo aos restos mortais das pessoas de Mossoró. Tem aí a origem do Cemitério Público São Sebastião.
2 - Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (AFLAM) foi fundada nesta data, em 2007. Ideia da poetisa Maria de Fátima de Castro, abraçada por escritoras, jornalistas, atrizes, musicistas e escritoras.
3 - O pesquisador Lindomarcos Faustino está distribuindo o seu mais novo trabalho, o livro Diocese de Mossoró - 90 anos de evangelização - 1934 a 2024. Adquira o seu: (84)98811-9244.
4 - Hoje tem o especial de Jorge Aragão, com Júnior Parente, e o cover Freddie Mercury - The Fly no Torremofest. A partir das 17h, no estacionamento do Partage.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.