Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 21 Ago 2024 | Coluna César Santos - 21 de agosto de 2024

Crédito da foto: Reprodução Vereadores que votaram contra projeto que beneficiava mulheres carentes

FAÇA JUSTIÇA COM O VOTO

Ordem dada, ordem cumprida. A bancada do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) votou contra o projeto que beneficiava mulheres carentes de Mossoró com a distribuição gratuita de absorventes. Um direito básico, que os governistas optaram por negar.

O programa já existe nas esferas federal e estadual e visam atender as mulheres que não têm condições de comprar a proteção mensal.

É uma questão de saúde pública e dignidade.

O município de Mossoró tem essa lacuna porque o prefeito Allyson se nega a implantar. Como tem uma bancada numerosa, o projeto foi derrubado em detrimento das mulheres situadas nas camadas menos favorecidas e em vulnerabilidade social.

Veja os  vereadores que votaram contra as mulheres carentes de Mossoró: Lucas das Malhas, Gideon Ismaias, Ricardo de Dodoca, Wignis do Gás, Genilson Alves, Marckuty da Maísa, Edson Carlos, Costinha, Tony Cabelos, todos do partido do prefeito, e Isaac da Casca, do MDB dissidente.

Anote: todos eles candidatos à reeleição.

E, para fazer justiça, veja os vereadores que votaram a favor das mulheres, mas foram vencidos em plenário pelo poderio do Palácio: Pablo Aires (PSB), Carmem Júlia (MDB), Paulo Igo (MDB), Tony Fernandes (Avante), Marleide Cunha (PT) e Omar Nogueira (PV).

Não esqueça, esse é ano de eleição, faça justiça com o seu voto.

 

FRASE

“É inacreditável que em pleno século XXI ainda precisamos lutar por direitos tão básicos”

PABLO AIRES – Vereador criticando a bancada governista que derrubou o projeto de universalização do acesso ao absorvente em Mossoró

 

PROCURADOR

O procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, Luciano Ramos, vai ficar mais um biênio no cargo. Seu nome foi aprovado pela quarta vez na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. A aprovação de Ramos será confirmada em plenário.

 

DEBATE

Há pressão muito forte para não ter debate entre os candidatos à Prefeitura de Mossoró. O movimento conseguiu render a Band TV, que desmarcou o debate programado para este mês. No entanto, até aqui, o Canal 10 da TV Cabo Mossoró (TCM) mantém sabatinas e o debate.

 

PESQUISAS

Em Natal, já são mais de 30 pesquisas divulgadas desde janeiro. Uma enxurrada que envolve uma dezena de instituto, a maioria desconhecida. Os números divergem, mas apontam o favoritismo do ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD), com Paulinho (União) e Natália Bonavides (PT) em seguida.

 

SÓ PROMESSA 2

Na campanha de 2020, Allyson Bezerra (União) prometeu implantar a gestão democrática na rede municipal de ensino, com eleição direta para diretores de escolas. A quatro meses de concluir o mandato, a promessa não foi cumprida. Os diretores continuam sendo indicados por vereadores e aliados políticos de Allyson.

 

BATE ASAS

A Voepass fica em Mossoró só até domingo, 25. A empresa já havia dado sinais de fadiga no Aeroporto Dix-sept Rosado e sofreu um duro golpe com a queda do avião que matou 62 pessoas. Mossoró voltará a ter apenas os voos da Azul.

 

IMPEACHMENT

O movimento popular pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF, passa de 900 mil assinaturas virtuais. Bem próximo da meta de 1 milhão. Moraes acumula 23 pedidos de impeachment na Corte.

 

É NOTÍCIA

1 - Somente em 1992, nesta data, os moradores do Bom Jesus passavam a contar com sistema de distribuição de água. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, em parceria com o Governo do RN. 

2 - O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Centro de Mossoró, será totalmente climatizado para mais conforto. Equipamentos comprados para instalação. Investimento feito com o dízimo dos fiéis de Santa Luzia.

3 - A romaria da Juventude após anos está de volta ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, município de Patu. Agendado para o dia 26 de outubro.

4 - A Neoenergia Cosern instalou 17 transformadores e conjuntos de para-raios na rede de Grossos e de Tibau. As obras fazem parte dos R$ 2,1 bilhões que serão investidos no RN.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO