Jornal de Fato
O horário eleitoral gratuito é assim denominado por não trazer ônus a partidos políticos, coligações, candidatas e candidatos. Ele é restrito às transmissões de rádio e televisão. É o tempo para veiculação de mensagens partidárias ou propaganda eleitoral que vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno do pleito.
O horário será veiculado nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das Câmaras Municipais.
Há uma diferença em relação à propaganda eleitoral, que é caracterizada pela captação de votos do eleitorado. A propaganda foi iniciada oficialmente no dia 16, com uso de meios publicitários permitidos na lei, para divulgação do currículo das candidatas e dos candidatos, bem como propostas e mensagens no período denominado “campanha eleitoral”.
Em Mossoró, os cinco postulantes à Prefeitura iniciaram a campanha no primeiro dia permitido pelo calendário. As campanhas que contaram com maiores estruturadas estão realizando caminhadas, adesivaços e outras atividades permitidas por lei. Já as campanhas mais simples se resumem a reuniões pontuais.
Quanto ao horário eleitoral gratuito, dos cinco candidatos majoritários, dois não terão direito: Victor Hugo, do partido Unidade Popular (UP), e Irmã Ceição, do PRTB. Dessa forma, o tempo foi distribuído entre os candidatos.
De acordo com sorteio realizado pela Justiça Eleitoral, no primeiro dia do horário eleitoral, 30 deste mês, os programas serão veiculados na seguinte ordem: Lawrence Amorim (PSDB), da coligação “Mossoró Mais Forte”, Allyson Bezerra (União Brasil), coligação “Mossoró do Povo”; e Genivan Vale (PL), da coligação “Mossoró de Verdade”.
“No segundo dia, quem foi o último passa ser o primeiro; e por aí vai, rodando essa sequência”, informa o chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral, Luiz Sérgio Monte, que conduziu o sorteio nesta quinta-feira.
As emissoras escolhidas para gerar os sinais do horário eleitoral gratuito foram a FM 105 e a InterTV Costa Branca, afiliada da Globo em Mossoró.
Hoje é o última dia para as emissoras distribuírem entre si as atribuições relativas ao fornecimento de equipamentos e mão de obra especializada para a geração da propaganda eleitoral e definirem a forma de veiculação de sinal único de propaganda e a forma pela qual todas as emissoras deverão captar e retransmitir o sinal.
BOX
Tempo de cada coligação no rádio e televisão
- Mossoró Mais Forte (Lawrence/Carmem Júlia)
» 3 minutos, 29 segundos e 16 milissegundos (rádio e televisão)
- Mossoró de Verdade (Genivan Vale/Nayara Gadelha)
» 3 minutos, 28 segundos e 7 milissegundos (rádio e televisão)
- Mossoró do Povo (Allyson Bezerra/Marcos Medeiros)
» 3 minutos, 2 segundos e 77 milissegundos (rádio e televisão)
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.