Quinta-Feira, 19 de dezembro de 2024

Postado às 07h00 | 24 Ago 2024 | Coluna César Santos - 24 de agosto de 2024

Crédito da foto: Arquivo / Jornal de Fato Professores criticaram o Cidade Educação quando estavam em greve

MOSSORÓ CIDADE EDUCAÇÃO NÃO EXISTE

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) recuou nos últimos quatro anos e desceu ao patamar de 2017 nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Os dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revelam que o município não fez o dever de casa, o que permitiu uma queda para 5.6, após ter subido para 5.9 em 2019. Nos anos finais, o índice está em 4.3, o mesmo de 2017.

Numa leitura simples, a rede municipal de ensino de Mossoró registra um atraso de aprendizado de sete anos, se considerado o recuo do principal indicador do Ideb, que varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio.

O cálculo do índice é feito a cada dois anos. A próxima divulgação da avaliação acontecerá em 2025.

Esses dados, negativos, se somam ao relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) que aponta que 402 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses estão sem vagas nas creches da Rede Municipal de Ensino.

Além disso, outro relatório, assinado pelo Ministério Público, aponta que existem 782 crianças nessa faixa etária não matriculadas na rede municipal.

Os dados não só preocupam, mas enterram o “Mossoró Cidade Educação”, que só existe na cara publicidade oficial da gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Definitivamente, a “cidade educação” não existe na realidade.

 

FRASE

“Negligenciar com a educação é contribuir com a pobreza, com a desigualdade social”

MARLEIDE CUNHA – Vereadora sobre a redução dos índices do Ideb do ensino municipal de Mossoró

 

CABO-ELEITORAL

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou vídeo para o programa eleitoral do candidato Genivan Vale (PL). Outros expoentes do bolsonarismo fizeram o mesmo, liderados pelo senador licenciado Rogério Marinho. O conteúdo do rádio e televisão terá um tom de patriotismo e defesa à família.

 

DEBATES

A direção da TCM resiste à pressão e mantém o debate entre os candidatos a prefeito de Mossoró para o dia 5 de setembro. Já a InterTV Cabugi, afiliada da Globo, marcou debate para o dia 28 de setembro, às 21h30. Participação de Lawrence Amorim (PSDB), Genivan Vale (PL) e Allyson Bezerra (União).

 

AUSENTE

A ex-prefeita Rosalba Ciarlini ainda não participou de caminhada no chamado “canteiro da Rosa” para pedir votos para o seu candidato Genivan Vale (PL). Mas ela terá agenda a partir da próxima semana. Até aqui, Rosalba comandou reunião no Sítio Canto e participou de evento com Bolsonaro.

 

SÓ PROMESSA 5

No plano de governo do candidato Allyson Bezerra, em 2020, ele prometeu a ampliação da Biblioteca Pública Municipal, por meio de parcerias com o setor privado e investimentos próprios. Não cumpriu até aqui. A Biblioteca Ney Pontes Duarte está caindo aos pedaços.

 

MUITO RUIM

A semana foi de notícias ruins para a malha viária aérea de Mossoró, com os anúncios feitos pelas companhias Voepass e Azul. A primeira suspenderá voos em outubro. E a segunda reduzirá dias da linha Mossoró-Recife-PE. Preocupante.

 

SAFRA

A Agrícola Famosa lança na segunda-feira, 26, a exportação da nova safra de frutas, que terá o destino principalmente para o mercado europeu. A maior produtora de frutas do país explora uma área de mais de 30.000 hectares e gera mais de 10 mil empregos por ano.

 

É NOTÍCIA

1 - A avenida Abel Coelho, entre o Fórum Celina Guimarães e o Germano’s, no Abolição II, será interditada na segunda-feira,26, para avançar a obra da adutora Apodi-Mossoró. A área ficará interditada por 30 dias.

2 - A 1ª Feijoada de Nossa Senhora Perpétuo Socorro será realizada neste domingo, 25, na praça da capela, no centro de Mossoró. Custa apenas R$ 10. A capela está celebrando 70 anos.

3 - Hoje completa 19 anos da morte do jornalista e escritor Dorian Jorge Freire, aos 71 anos. A sua estátua na Praça da Redenção, centro de Mossoró, eterniza sua importância ao jornalismo e à literatura da cidade e do país.

4 - O conjunto residencial Márcio Marinho celebra 17 anos neste sábado, 24. Construído e inaugurado na gestão da ex-prefeita Fafá Rosado, em parceria com a Caixa.

 

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO