Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 10h00 | 27 Ago 2024 | Coluna César Santos - 27 de agosto de 2024

Crédito da foto: Ilustrativa Allyson Bezerra tentou impedir a candidatura do ex-aliado Lawrence Amorim

TIRO NO PÉ

A Justiça Eleitoral disse que não há nenhum impedimento à candidatura de Lawrence Amorim (PSDB), da coligação “Mossoró Mais Forte”. Por gravidade, indeferiu o pedido feito pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), por meio de sua coligação “Mossoró do Povo”, para impedir a campanha eleitoral do adversário.

A decisão da juíza da 34ª Zona Eleitoral, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, não surpreende. Todos sabiam da elegibilidade de Lawrence, que disputou as últimas três eleições (2018, 2020 e 2022), inclusive, apoiado pelo próprio Allyson.

Daí, a reação contundente de Lawrence ao ter a candidatura deferida pela Justiça, acusando o prefeito de “mentiroso”, “leviano”, “aventureiro” e “irresponsável”.

De fato, Allyson, por meio de sua coligação, chamou o jogo eleitoral para o subsolo da política, onde se encontra o ambiente mais sujo de uma disputa eleitoral.

Agora, o prefeito vai ter que esclarecer ao cidadão-eleitor por que ele tentou tirar Lawrence da disputa. E essa obrigação torna-se ainda maior pelo fato de a coligação de Allyson não ter recorrido da decisão de primeira instância, desistindo do processo flácido.

Esse é um debate que deve se estender ao longo da campanha.

 

FRASE

“Foi uma ação leviana, executada de maneira falaciosa, aventureira e irresponsável”

LAWRENCE AMORIM – Candidato a prefeito sobre o pedido de impugnação de sua candidatura patrocinada pela coligação de Allyson Bezerra

 

ESQUERDA

Os feirantes da antiga Cobal vão conhecer hoje os jovens Victor Hugo e Renan Marrocos, candidatos a prefeito e vice-prefeito de Mossoró pelo UP. Eles farão panfletagem na feira popular nas primeiras horas do dia. Victor e Renan representam um dos segmentos mais radicais da esquerda.

 

PATU

É muito forte o nome do ex-prefeito Ednardo Moura (MDB) para voltar à Prefeitura de Patu. Ele é apoiado pelo atual prefeito Rivelino Câmara (MDB), que tem quase 80% de aprovação popular. Dr. Ednardo enfrenta o vereador Bruno Carrapicho (PP), governista que mudou de lado este ano.

 

LULA

Esfriou a possibilidade de agenda do presidente Lula (PT) em Mossoró. Ele viria para a posse do novo reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes. A agenda no Rio Grande do Norte deve se resumir a Natal, onde o Lula fará campanha pela candidata à prefeita, deputada Natália Bonavides (PT).

 

SÓ PROMESSA 6

 “Plantando com Saúde” foi mais uma promessa de campanha de Allyson Bezerra, em 2020, não realizada até aqui. O programa prometido consistia na formação e manutenção de uma equipe multidisciplinar com foco na saúde da população da zona rural do Mossoró. Não passou do discurso.

 

INAPTOS

A chapa do Republicanos à Câmara de Mossoró perdeu dois candidatos: José Antônio, o “Gargamel”, e Regy Campelo foram declarados “inaptos” pela Justiça Eleitoral. O partido conta agora com 18 postulantes ao legislativo mossoroense.

 

CASAL

A candidata à prefeita de Mossoró Irmã Ceição (PRTB) não teve dificuldade de encontrar um novo vice, após a desistência de Fábio Félix. Ela colocou o próprio marido, advogado Edson Lobão, para ocupar a vaga. Sem direito à separação, claro.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1987, era inaugurado o busto de Manoel Duarte Ferreira, hoje patrono da Praça da Convivência, no Corredor Cultural de Mossoró. Manoel Duarte foi um dos líderes da resistência ao bando de Lampião, em 1927.

2 - Será lançada hoje a 9ª edição do Mossoró Oil & Gás Expo, às 19h, no Memorial da Resistência. Trata-se do maior evento no segmento de óleo e gás do RN, organizado pela Redepetro.

3 - Poucos sabem que o largo entre as duas pontes de Mossoró (Castelo Branco e Jerônimo Rosado) chama-se Duque de Caxias. Nome dado pelo prefeito Antônio Rodrigues de Carvalho, nesta data, em 1971.

4 - Evite circular na Av. Abel Coelho, entre o Germano’s e o Fórum Eleitoral, no Abolição II. O trecho recebe obras da adutora Apodi-Mossoró.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO