Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 10h15 | 30 Ago 2024 | Coluna César Santos - 30 de agosto de 2024

Crédito da foto: Jornal de Fato / Arquivo Servidores no plenário da Câmara Municipal de Mossoró em junho de 2023

VITÓRIA DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu que os servidores públicos municipais de Mossoró têm direito de serem readaptados sem redução de salário. Também reconheceu que a readaptação é um direito reversível e que o servidor pode a qualquer tempo, quando recuperado, retornar ao cargo de origem.

Agora a readaptação funcional no município de Mossoró passa a ter os requisitos fixados na decisão judicial do TJRN.

Essa decisão derruba a ofensiva do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) que retirou direitos dos servidores, com o chamado “pacote da maldade” inserido no PL-17.

A decisão do Tribunal de Justiça não apenas diz ao prefeito que ele estava errado, mas também é um tapa na cara dos 16 vereadores governistas que, para atender ao chefe, fez aprovar a proposta inconstitucional.

A vitória dos servidores públicos, defendida na Justiça por seu sindicato, o Sindiserpum, é um recado que o poder não pode tudo, principalmente quando governa fora da lei. Outras coisas estão a caminho.

Anote aí, por favor.

 

FRASE

“Vitórias dos servidores públicos contra o pacote da maldade”

MARLEIDE CUNHA – Vereadora sobre a decisão do TJRN de devolver direitos que a gestão Allyson Bezerra havia retirado dos servidores municipais

 

PAULINHO

Recebo o livro de Luiz Teotônio de Paula Neto, o Paulinho da Motoeste ou Paulinho da Honda como é mais conhecido. Um amigo com trajetória de vida vitoriosa e de relevância a Mossoró e ao RN. O livro marca os 80 anos de Paulinho, completados no dia 22 deste mês. Leitura inspiradora.

 

RÁDIO E TV

Começa hoje horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Oportunidade para candidatos e candidatas convencerem o eleitor com as suas propostas e intenções. Em Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), Allyson Bezerra (União) e Genivan Vale (PL), nessa sequência, estreiam logo cedo do dia.

 

MULHERES

Há 149 anos, sob liderança de Ana Floriano, as bravas mulheres de Mossoró impediram que seus filhos e esposos fossem convocados para o alistamento militar. Elas rasgaram o livro e os papéis que recrutavam os homens para lutar na Guerra do Paraguai. Motim das Mulheres nos deu a liberdade.

 

SÓ PROMESSA 9

Pedindo votos para se eleger prefeito em 2020, Allyson Bezerra prometeu a aquisição de unidades móveis clínicas e odontológicas para atender aos moradores da zona rural de Mossoró. Três anos e oito meses se passaram com ele na Prefeitura e a promessa não foi cumprida. A saúde na zona rural é um caos.

 

CHAPA

Carlos Kelsen e Bárbara Paloma encabeçam chapa à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN). Lançada pelo presidente Aldo Medeiros. Eleições marcadas para novembro.

 

DORGIVAL

O poeta e cantor Dorgival Dantas receberá o título de Doutor Honoris Causa da Uern, homenagem máxima da instituição. Justo reconhecimento ao trabalho de Dorgival pela cultura popular. A entrega será feita na celebração de 56 anos da Uern, em 28 de setembro.

 

É NOTÍCIA

1 - Segundo dados da Cosern Neoenergia, o furto de cabos elétricos no RN cresceu de forma assustadora. No período de janeiro a março o aumento foi de 99% em relação a 2023. A distribuidora defende maior vigilância policial.

2 - O radialista Diassis Linhares celebra hoje 50 anos no rádio mossoroense e 48 anos de seu programa Musibol. Recebe convidados no 27 Gastrobar, ao som de RobinzBand e Radioclube. A partir das 22h.

3 - A Uern abriu processo seletivo para contratar 11 professores temporários, para atender a demanda dos campi de Mossoró, Assú, Natal e Patu. Inscrição no site da Uern até o dia 3 próximo.

4 - A partir de hoje e pelos próximos dois anos o TRE-RN fica sob a presidência da desembargadora Maria de Lourdes Medeiros. Posse às 17h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO