Domingo, 17 de novembro de 2024

Postado às 14h15 | 31 Ago 2024 | Coluna César Santos - 31 de agosto de 2024

Crédito da foto: Ilustrativa Melão produzido na região de Mossoró

FORÇA DA NOSSA FRUTICULTURA

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, vem a Mossoró nesta segunda-feira, 2, para lançar o certificado fitossanitário eletrônico (ePhyto) para a exportação de melão destinado à União Europeia.

O evento será realizado no auditório da Agrícola Famosa, dona da maior fazenda de produção de melão do país, sob organização do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX) e a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS).

O ePhyto é uma ferramenta eletrônica comum nas relações comerciais entre os principais mercados do mundo, que busca facilitar o processo de certificação fitossanitária. A Agrícola Famosa fará escoamento da safra 2024/2025 pelo Porto de Natal.

O melão responde por 25% das exportações do RN. A estimativa é de carregamento de um navio por semana, abastecido por 200 carretas que representam 4.500 pallets e 50 contêineres por navio e 6 mil toneladas.

Os cultivos e colheitas da Famosa geram cerca de 20 mil empregos na região de Mossoró/Baraúna/Assú, onde a produção está concentrada.

 

FRASE

“Tenho em mim a firme determinação de continuar o legado que meu pai e meu irmão construíram com tanto amor e dedicação”

JESSÉ OLIVEIRA – Novo prefeito de João Dias, irmão do prefeito assassinado Marcelo Oliveira

 

“CAIXA PRETA”

O advogado Kadson Eduardo, que foi condenado à prisão por crime de falsidade ideológica, continua sendo o braço direito da Allyson Bezerra (União). É ele que coordena a campanha à reeleição do prefeito. Kadson é uma espécie de “caixa preta” da gestão municipal, mas pouco incomodado.

 

SEGUE

Antes de a imprensa livre descobrir a condenação de Kadson, ele ocupava cargos acumulados no primeiro escalão da gestão Allyson. Já havia respondido pela Chefia de Gabinete, Administração, Planejamento e a Cultura, na qual celebrou os contratos milionários do Mossoró Cidade Junina 2024.

 

UFERSA

Os professores Rodrigo Codes e Nildo Dias serão empossados hoje, de forma burocrática, nos cargos de reitor e vice-reitor da Ufersa. Já a transmissão de cargos está marcada para quarta-feira, 6. A reitora Ludimilla Oliveira se despediu do cargo nesta sexta-feira, 30, plantando mudas de ipês.

 

SÓ PROMESSA 10

Na campanha de 2020, o candidato Allyson Bezerra prometeu promover parcerias com o setor privado para ampliação da Biblioteca Pública Municipal. Não cumpriu. E fez pior ao abandonar o espaço de leitura e pesquisas. A Biblioteca Ney Pontes Duarte está comprometida tanto na sua estrutura física quanto no seu rico acervo.

 

NOSSO LEITOR

Um abraço ao nosso leitor mais longevo, Edmundo Alves da Silva, que hoje celebra 90 anos de idade. Um companheiro diário do Jornal do Fato, que eleva, com a sua leitura, a responsabilidade do bom jornalismo.

 

IPTU

No primeiro dia do horário eleitoral gratuito, o candidato a prefeito Genivan Vale (PL) defendeu a isenção de IPTU para casas com até 52 metros quadrados construídos. Ele condenou a judicialização do imposto que está afetando famílias carentes.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1912, era iniciado o trabalho da estrada de ferro ligando Mossoró a Sousa, na Paraíba. A estrada chegou com incentivos da firma Sabóia & Cia e Albuquerque e Cia, de Vicente Sabóia. Bons tempos.

2 - Começou a sinalização dos 34 quilômetros da RN-117 entre Mossoró e Gov. Dix-sept Rosado. O trecho foi 100% restaurado pelo Governo do RN, com investimento de R$ 29 milhões.

3 - Jessé Oliveira, irmão do prefeito assassinado Marcelo Oliveira, assumiu a Prefeitura de João Dias, pregando paz, mas exigindo justiça. Ele fica no cargo até 31 de dezembro, se não for candidato à reeleição.

4 - O Ministério Público Eleitoral reconhece que o prefeito Allyson Bezerra cometeu fake news ao propagar dados irreais do Ideb de Mossoró. Na cidade, o ensino público municipal está um caos.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
notícia
informação

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO