Quinta-Feira, 19 de dezembro de 2024

Postado às 13h15 | 11 Set 2024 | Coluna César Santos - 11 de setembro de 2024

Crédito da foto: ALRN Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

ESTÃO NAS MÃOS DOS DEPUTADOS

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do RN aprovou nesta terça-feira, 10, as mensagens que criam a política salarial permanente para os servidores públicos estaduais (civis e militares) e asseguram recomposições salariais, inclusive, de professores e técnicos da Uern.

Se aprovados, os projetos devem beneficiar mais de 20 categorias de servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Os projetos foram elaborados a partir de plenárias com as entidades que representam as categorias. Ficou definida a recomposição salarial dos anos de 2023 a 2025, conforme o IPCA, estimando uma concessão que alcance entre 13% e 14% entre janeiro de 2025 e abril de 2026.

O impacto estimado na folha de pessoal é de R$ 60 milhões por mês.

Serão beneficiados 32.063 servidores ativos, 25.979 aposentados e 5.673 pensionistas, totalizando 63,7 mil pessoas. Acrescentando 1.210 docentes e 903 técnicos da Uern, ao todo, 65.828 servidores serão incluídos nos projetos.

 

FRASE

“Os servidores passarão a ter uma política permanente de recomposição salarial.”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN sobre as mensagens que criam a política salarial dos servidores públicos estaduais

 

SEGUNDO TURNO

A ausência nos debates e a propaganda eleitoral no rádio e na TV estão derrubando os índices de intenção de votos de Carlos Eduardo (PSD) em Natal. As últimas pesquisas divulgadas mostraram que o segundo turno é crível. Paulinho Freire (União) ou Natália Bonavides (PT) será o concorrente.

 

VIÚVAS

Duas cidades que tiveram os prefeitos assassinados têm a opção de votar nas viúvas. Em São José do Campestre, a candidata à prefeita Nega (PSDB) é viúva de Neném de Borges, morto a tiros em 2023. Em João Dias, Fatinha, viúva de Marcelo Oliveira, morto em agosto passado, está na disputa.

 

VIOLÊNCIA

O ex-prefeito e candidato a prefeito Jaime Calado (PSD) solicitou tropas federais para as eleições de São Gonçalo do Amarante. A cidade da Grande Natal vive uma das campanhas mais acirradas, e violentas, com brigas, ameaças e até atentados de morte. Jaime enfrenta o prefeito Eraldo (PT).

 

IMPEACHMENT

General Girão e Sargento Gonçalves, ambos do PL, foram os únicos deputados do RN que assinaram o novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Moraes acumula outros 23 pedidos de impeachment no Senado.

 

SÓ PROMESSA 17

O candidato Allyson Bezerra, no pleito de 2020, prometeu criar um Centro de Cultura e Artesanato Popular onde os artesãos, cordelistas e todas as expressões de cultura popular de Mossoró teriam espaço para se manifestar e comercializar os seus produtos. A três meses para concluir o mandato, o prefeito ignorou a promessa. 

 

POSSE

O vereador Isaac da Casca (MDB) se apresenta hoje à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para assumir o mandato do deputado licenciado Adjuto Dias (MDB). Casca cumprirá a interinidade por 120 dias.

 

É NOTÍCIA

1 - A Associação dos Docentes da Uern celebra 44 anos nesta quarta-feira, 11, com ampla programação em sua sede social. Terá palestra, homenagem a ex-presidentes e docentes e apresentação cultural. Às 19h. 

2 - Os humoristas Mução e Renan da Resenha se apresentam hoje na 39ª edição da Feira da Cultura de Patu, às 21h, na Praça da Cultura. Em seguida, show com a banda Cavalo de Pau. O evento segue até o dia 14.

3 - Dos 32,5 milhões de proprietários de motos, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil, 17,5 milhões não são habilitados. Ou seja, 53,8% do total pilotam no trânsito de forma ilegal.

4 - O IBGE registra deflação de 0,02% no mês de agosto. A queda de preços foi puxada pelos alimentos, que tiveram deflação de 0,44%.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
imprensa
impresso
notícia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO