CONTAS PÚBLICAS SÃO COISA SÉRIA
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) tem motivos para grande apreensão.
A descoberta de inconsistências contábeis, que envolvem volumes milionários entre o que a sua gestão apresentou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e ao Tesouro Nacional, por meio do Siconfi, levantou suspeitas de crime de improbidade administrativa e de falsificação de documentos.
Os dados que estão no relatório assinado pelo respeitado escritório Anderson Quirino – Especialista em Governança Pública são gravíssimos e, muito provavelmente, sustentam a abertura de investigação por parte dos órgãos fiscalizadores.
O Jornal de Fato e o jornalista Bruno Barreto esmiuçaram o documento nos últimos dias e levaram ao público o conhecimento do que, até então, estava no silêncio nos bastidores.
Tudo indica que a suposta manipulação dos números foi feita para a gestão Allyson conseguir o empréstimo de R$ 200 milhões junto à Caixa Econômica Federal, quando o município já havia usado o seu poder de endividamento na contratação do Finisa.
Se os órgãos fiscalizadores cumprirem o seu dever, é o mínimo que se espera deles, muito dificilmente o prefeito se sustentará no Palácio da Resistência.
A população deve ficar de olho.
FRASE
“Não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem roube, eis o primeiro mandamento da moral pública.”
ULYSSES GUIMARÃES – Reserva moral da política brasileira
NÓDOA
Fevereiro de 2024 está entrando para a história de Mossoró, de forma negativa. Foi o mês que a gestão do prefeito Allyson Bezerra fechou as portas do Estádio Nogueira (dia 7) e do Teatro Municipal Dix-huit Rosado (dia 25). Essa é uma nódoa que o chefe do Executivo carregará para sempre.
CLIMA TENSO
O TRE-RN aprovou tropas federais para as eleições em João Dias, que teve o prefeito Marcelo Oliveira e o pai dele, Sandi Alves, assassinados há três semanas. A viúva Fatinha (União) assumiu a candidatura e enfrenta a ex-prefeita Damária Jácome (Republicanos), adversária da família Oliveira.
AREIA BRANCA
Mesmo com a candidatura indeferida em primeiro grau, o ex-prefeito e ex-deputado Souza (União) é apontado como favorito em Areia Branca. Ele continua em campanha pela Prefeitura, enfrentando o ex-prefeito Bruno Filho (MDB). Souza acredita que reverterá o indeferimento do registro.
CASTANHA
A indústria de beneficiamento de castanha de Mossoró chega forte na safra 2024-2025. A antiga Aficel, sob nova direção, já conta com cerca de 400 colaboradores, e a Usibras deve chegar a 500 colaboradores até o fim do ano. A estimativa é de algo em torno de 20 milhões de toneladas beneficiadas.
SÓ PROMESSA 20
O candidato Allyson Bezerra, em 2020, prometeu a Valorização do Servidor Público oportunizando o diálogo aberto e constante, além de programas permanentes de capacitação. Só blábláblá, tanto que não cumpriu a promessa e fez pior ao retirar direitos históricos conquistados pelos servidores.
COPA
A governadora Fátima Bezerra assinou a carta de intenção de Natal sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027. A estrutura da Copa 2024 avaliza a candidatura de Natal.
É NOTÍCIA
1 - O V Congresso Nacional de Ciência e Educação será aberto na segunda-feira, 16, em Mossoró, com palestra do padre Charles Lamartine, reitor da UniCatólica do RN e diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia. Evento no Requinte, às 19h.
2 - O governo Lula vai extinguir o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e criar um novo modelo de crédito consignado. Projeto será enviado ao Congresso.
3 - Nesta data, em 1919, era fundada em Mossoró a Sociedade União dos Artistas. Entidade cumpriu a sua função e construiu grande patrimônio, hoje em mãos alheias.
4 - Neste domingo, 15, completa 14 anos da partida da professora Niná do Carmo Rebouças. Ela exercia mandato de vereadora quando perdeu a luta contra um câncer, aos 63 anos.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.