Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 08h30 | 20 Set 2024 | Coluna César Santos - 20 de setembro de 2024

Crédito da foto: Jornal de Fato - Arquivo Mercado do Vuco Vuco passou meses no tapume depois de concluída a obra

MERCADO ELEITORAL

Depois de quase quatro anos de espera, a Prefeitura de Mossoró entregou as chaves dos novos boxes do Mercado do Vuco Vuco, mas, nem de longe, agradou aos pequenos comerciantes que estão naquela área há décadas.

É que os novos boxes foram distribuídos sem critérios transparentes e beneficiaram pessoas que nunca atuaram no mercado popular.

O caso é ainda pior.

Segundo os que se sentem prejudicados, as chaves foram distribuídas conforme interesses políticos e eleitorais. N

esta quinta-feira, 19, um grupo de pequenos comerciantes fez relatos graves à imprensa, afirmando que o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) atendeu sob critério eleitoral e que a Prefeitura sequer publicou a lista dos novos permissionários do mercado público.

O grupo vai bater à porta do Ministério Público Estadual (MPRN) para pedir uma investigação profunda.

Os prejudicados garantem que não vão aceitar de braços cruzados, até porque é dali que eles sustentam as suas famílias.

 

FRASE

“Muita gente está tendo dois, três boxes, enquanto nós precisamos de apenas um”

MARCOS – Comerciante, em entrevista ao jornalista Ismael Sousa, denunciando a distribuição de boxes no novo mercado do Vuco Vuco

 

MAIS PESQUISAS

Mais uma enxurrada de pesquisas vai jogar seus números na disputa pela Prefeitura de Natal. Estão registradas pesquisas do Instituto Ranking (segunda-feira, 23), Instituto 100% Cidades (23), Datavero (23), Atlas Intel (terça, 24), Exatus (24) e PNH Pesquisa (quarta-feira, 25). Negócio rentável.

 

SABATINAS

A Fiern vai ouvir os três principais candidatos a prefeito, dentro do Fórum Caminhos do Desenvolvimento do RN. As sabatinas estão marcadas para o dia 27, no auditório do Thermas, nessa sequência: Lawrence Amorim (PSDB), às 9h; Genivan Vale (PL), às 9h40; e Allyson Bezerra (União), às 10h40.

 

RENOVAÇÃO

Dos atuais 23 vereadores de Mossoró, numa estimativa generosa, aponta que apenas 10 devem renovar o mandato. Há um desgaste muito grande da atual Legislatura, marcada pela aprovação de projetos que penalizaram a população. Lembrando que seis atuais vereadores não são candidatos.

 

ANTIGA COBAL

Nesta data, em 2002, era inaugurada a Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares de Souza, a antiga Cobal. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. E antes de concluir a quarta gestão, Rosalba deixou dinheiro em caixa, do Finisa, para reformar o “Mercado da Cobal”. A obra se arrasta até aqui. 

 

SÓ PROMESSA 24

No plano de governo de Allyson Bezerra, de 2020, consta a implantação de “Bicicletário da Praça”, para proteger as bicicletas em estacionamento próprio. Não saiu do papel até aqui, nem vai sair. Só promessa. 

 

ENERGIA

Rio Grande do Norte superou a marca de 24GW de potência outorgada para geração de energia elétrica, o que representa cerca de 1,3 milhão de cavalos de potência. É a força do RN no processo de descarbonização da matriz elétrica do país.

 

É NOTÍCIA

1 - O RN vai passar a contar com a Semana de Conscientização sobre o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). O projeto de autoria da deputada Cristiane Dantas (SDD) passou na Comissão de Educação e será aprovado em plenário da ALRN.

2 - Será realizada hoje a Assembleia Universitária da Uern em Assú, com aberturas às 20h pela reitora Cicília Maia. A programação faz parte da celebração de 50 anos da instituição. 

3 - A operação do HUB dos Correios no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante terá início no primeiro semestre de 2025. Parecer técnico confirmou viabilidade. O aeroporto receberá R$ 15 milhões em investimentos. 

4 - Vamos hoje ao Mont Petit Café e Livros, Nova Betânia, para o lançamento do livro “Contos do Litoral”, do professor e escritor David Leite. Às 16h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO