ESTAÇÃO DE TODAS AS ARTES
Nesta data, em 1999, a então prefeita Rosalba Ciarlini inaugurava a Estação das Artes de Mossoró, que recebeu o nome do artista popular Elizeu Ventania, uma proposta do vereador Jório Nogueira. Era a segunda gestão de Rosalba.
A obra histórica para a cultura de Mossoró ocupou toda a Estação Ferroviária, com 15 mil metros quadrados. A estação ganhou a Avenida Nestor Saboia, auditório jornalista Dorian Jorge Freire, Galeria de Arte Marieta Severo e o museu do petróleo.
Antes, a gestão Rosalba havia criado o Mossoró Cidade Junina em1997.
Depois, já na terceira gestão, construiu e inaugurou o Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em 2004.
Essas obras se somam a outras ações que vieram depois, como o Auto da Liberdade, o Cortejo da Liberdade, o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró. Todos na gestão Rosalba. E, mais recentemente, veio o Pingo da Mei Dia, o maior comboio junino do país, na gestão da ex-prefeita Fafá Rosado.
Portanto, a cultura de Mossoró, rica desde sempre, com seus feitos e atos heroicos, ganhou dimensão pelas mãoes de Rosalba Ciarlini, por todas essas obras e ações em suas gestões.
FRASE
“Fizemos as maiores obras e projetos na cultura de Mossoró
ROSALBA CIARLINI – Ex-prefeita sobre a Estação das Artes e o Teatro Municipal de Mossoró
CAÇA AS BRUXAS
Início de semana tem sido intenso no Palácio da Resistência. Por ordem do chefe, a turma está identificando os sete vereadores que fecharam com o deputado estadual Ivanilson Oliveira (União). De logo, a determinação é cortar a grana da reta final da campanha; depois, podar cargos.
DESTEMIDO
O vereador Ricardo de Dodoca (União), que está junto e misturado com o deputado estadual Neilton Diógenes (PP), mandou avisar que não tem medo da ira do Palácio. Um dos favoritos para renovar o mandato pelo partido de Allyson Bezerra tem dito que se mexer com ele, a resposta será dada.
PROFESSORES
Os professores da rede municipal, em sua grande maioria, tem declarado voto pela reeleição da vereadora Marleide Cunha (PT). Por questão de reconhecimento, pois Marleide foi uma das únicas a defender a categoria quando o prefeito Allyson Bezerra se negou a pagar o reajuste do piso em 2023.
FARRA
O RN é o 4º estado nordestino com maior número de pesquisas realizadas neste ano eleitoral. Até ontem, 446 sondagens, contra 369 em todas as eleições de 2022. Fica atrás apenas de PI (714 pesquisas) BA (548) e PE (518). As distorções são imensas entre a maioria das sondagens.
SÓ PROMESSA 26
O candidato Allyson Bezerra, no pleito de 2020, prometeu, se eleito, desenvolver programas em parceria com instituições sociais e religiosas para atendimento de apoio à recuperação de dependentes químicos. Já se passaram três anos e nove meses, mas a promessa não foi cumprida.
ACEU
O prédio do Aceu foi construído na década de 1920, estando completando 100 anos. Agora, com investimento de quase R$ 2 milhões, o antigo Ypiranga será reconstruído pela Uern.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1972, o grupo Abrahão Otoch inaugurava o Armazém Esplanada em Mossoró. Um marco na história do comércio local, que funcionou na Cel. Gurgel até 2013.
2 - A municipalização do Estádio Nogueirão caminha para um grande escândalo na gestão de Allyson Bezerra. Falsificação de assinatura é o mínimo. Esse jogo, com certeza, não vai terminar em zero a zero. Anote.
3 - Em Governador Dix-sept Rosado parece que não tem disputa pela Prefeitura, dada a liderança do prefeito Dr. Artur Vale (União). Renovará o mandato sem maiores dificuldades.
4 -mA Justiça de Pernambuco decretou a prisão do cantor Gusttavo Lima, dentro da Operação Integration, que investiga lavagem de dinheiro por meio de Bets. A operação, dizem, vai sacudir nossa região.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.