ALLYSON BEZERRA, GOVERNADOR 2026
A vitória de Allyson Bezerra (União Brasil) nas eleições municipais de Mossoró repercutiu nos bastidores da política estadual. A leitura é simples e de fácil entendimento: o prefeito reeleito é nome forte ao Governo do RN nas eleições de 2026.
Com uma votação histórica, 113.121 votos (78,02%), superando o recorde (percentual) que era de Rosalba Ciarlini em 1996, quando ela foi eleita com 62,64% dos votos, Allyson consolida o seu projeto político e inicia efetivamente a caminhada rumo ao Governo do Estado.
Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do RN, é capaz de eleger um governante estadual, inclusive, já fez com Rosalba Ciarlini em 2006 (senadora) e 2010 (governadora).
cidade exerce forte influência nas regiões Oeste, Salineira e Vale do Açu. Allyson Bezerra, nesse momento, é o político da vez, badalado em todas as cidades dessas três regiões.
A sua missão, a partir de agora, é manter a performance midiática que o elevou ao patamar de cima, e isso ele faz como poucos, e controlar os problemas de ordem legal e ética que rondam o Palácio da Resistência.
No mais, o seu eleitor, empolgado com razão, não exagera quando grita “Allyson governador”.
FRASE
“Allyson Bezerra vai ser governador do Rio Grande do Norte”
JOSÉ AGRIPINO MAIA – Ex-senador e presidente do União Brasil no RN ao “lançar” o prefeito de Mossoró à sucessão estadual 2026
DESTAQUES
A prefeita Maria Elce (MDB), de Major Sales, obteve a maior vitória nas eleições do RN, em termos percentuais. Foi eleita com 96,63% dos votos válidos. Em seguida, Josiene do MDB, eleita no município de Paraná, com 92,14%. Depois, Salomão Gomes (PP), em Felipe Guerra, com 81,60%.
DESTAQUES II
Com 78,02%, Allyson Bezerra ficou na sétima colocação do RN em termos percentuais. A frente dele ficaram Ramon, em Viçosa, com 80, 20%; Klebinha, em Taboleiro Grande, com 80,02%; Pezão, em Umarizal, com 79,33%; e Inácio Macedo, em Tenente Laurentino Cruz, com 79,13%.
“MADRINHA”
Campeão de votos para a Câmara de Mossoró, Petras Vinícius (PSD) surpreendeu com 4.638 votos. No entanto, quem acompanhou os bastidores da campanha sabia que ele retornaria à Câmara com grande votação, dada ao empenho e investimento feito pela primeira-dama Cintia Pinheiro.
SURPRESA BOA
Kayo Freire (PSD) está entre as caras novas da Câmara de Mossoró. Uma surpresa positiva. Kayo conhece bem o funcionamento do Legislativo, onde atuou por anos como assessor parlamentar. Também tem um trabalho formidável nas bases, com destaque para a Ilha de Santa Luzia. Ele tem muito a acrescentar.
SAMANDA
A mossoroense Samanda Alves (PT) foi eleita vereadora em Natal. E, antes mesmo de assumir, poderá se transferir para a Câmara Federal, caso Natália Bonavides (PT) vença o segundo turno em Natal. Samanda é a primeira suplente de deputada federal do PT.
ANOTE
A vitória de Dr. Ednardo (MDB) em Patu consolida a liderança do prefeito Rivelino Câmara (MDB). E, por força natural, eleva o nome de Rivelino à liderança política na região do Alto Oeste.
É NOTÍCIA
1 - Dos 23 atuais vereadores, apenas oito estarão na Câmara de Mossoró a partir de 2025. Mudança ampla necessária e esperada, dada ao péssimo desempenho da atual legislatura.
2 - Hoje completa 12 anos da partida de Manoel Alves de Oliveira, o “Seu Mané” da Rádio Rural de Mossoró. Talento nato, que criou a sua própria identidade no rádio mossoroense.
3 - Carlos Eduardo (PSD) liderou a corrida pela Prefeitura de Natal em 55 pesquisas de mais de uma dezena de institutos. Abertas as urnas, sequer passou para o segundo turno. E os institutos vão continuar tentando enganar o eleitor. De bolsos cheios.
4 - O portal defato.com está sofrendo com instabilidade desde o fim de semana. Uma equipe de técnicos trabalha para devolver o site ao leitor.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.