Os eleitores de Apodi sustentam o mandato do vereador mais longevo da região Oeste do Rio Grande do Norte. Júnior Souza (MDB) foi reeleito no pleito do último domingo, 6, para cumprir o décimo mandato consecutivo. Ele foi o décimo mais votado à Câmara Municipal, recebendo 970 votos (3,75%), compondo o grupo de oito vereadores eleitos no palanque do prefeito eleito Sabino Neto (MDB).
Antônio de Souza Maia Júnior, 58, está na Câmara Municipal há 36 anos. Ele foi eleito pela primeira vez em 1988, ainda muito jovem, com apenas 22 anos. Trilhou a carreira política sempre no mesmo partido, o PMDB hoje MDB, respeitando uma linha de atuação que marcou a sua primeira eleição.
A partir da primeira eleição, Júnior Souza encaminhou mais oito mandatos seguidos, sendo que nas eleições de 2008 ele terminou na primeira suplência, mas acabou assumindo e cumprindo os quatro anos da legislatura 2009-2012.
Para Júnior Souza, a atuação na Câmara é reconhecida pela população de Apodi, mas, também, pela própria classe política. Esse raciocínio é sustentado pelo prestígio e liderança que desfruta no Legislativo. Souza é o atual presidente da Câmara Municipal, tendo sido eleito em 2021 e reeleito em seguida. Antes, presidiu a Casa entre os anos de 1987 a 1988.
“Sou muito grato ao povo de Apodi por confiar uma carreira política tão longa”, disse Júnior em entrevista, por telefone, ao Jornal de Fato. “É o reconhecimento de nossa atuação na Câmara, sempre fiel a nossa cidade”, destaca.
Futuro
Júnior Souza encerrará o mandato de presidente da Câmara no dia 31 de dezembro e tem direito a concorrer ao cargo mais uma vez, no entanto, ele não alimenta esse desejo, pelo menos, nesse momento. “Quero descansar um pouco”, justifica.
No entanto, ele diz que há um ambiente favorável ao seu nome, mas não pretende discutir a questão agora. “Não vamos discutir nesse momento, mas reconheço que temos pessoas no nosso quadro com capacidade de conduzir bem a presidência da Câmara”, disse.
Além da paixão pela política, Júnior Souza também tem história importante na comunicação local. Foi ele que instalou a primeira emissora de rádio de Apodi, a FM Luta, inaugurada em 1987 como rádio comunitária. Depois, a rádio ganhou autorização do Ministério das Comunicações para funcionar como FM Educativa.
“O grupo está consolidado com Allan na liderança”, diz Júnior
A eleição de Sabino Neto (MDB) para administrar Apodi pelos próximos quatro anos, na opinião de Júnior Souza, reflete a liderança do atual prefeito Allan Silveira (MDB) e consolida o grupo político que mantém o poder municipal. As eleições deste ano marcaram a reunificação da parceria política entre Allan e o deputado estadual Neilton Diógenes (PP).
Para Souza, essa aliança, vitoriosa nas urnas, terá papel fundamental no processo de desenvolvimento de Apodi, uma vez que, na opinião dele, fortalece o projeto de renovação do mandato que a cidade tem na Assembleia Legislativa, representado por Neilton.
“A cadeira de Apodi na Assembleia Legislativa é importantíssima para o desenvolvimento local e regional, por isso, acredito que Allan estará junto no projeto de manutenção do mandato do deputado Neilton. O prefeito Allan é um líder político jovem, que tem sabedoria, e saberá conduzir bem esse processo”, disse.
Diante do cenário que Júnior Souza considera ideal, que é a aliança de Allan e Neilton, ele não vê possibilidade de o prefeito cogitar uma candidatura a deputado em 2026. “Não tem espaço para os dois”, ressalta, para opinar que se ocorresse a divisão Apodi não tinha como manter a sua cadeira na Assembleia Legislativa. “Portanto, acho que Allan não será obstáculo”, conclui.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.