Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 07h30 | 12 Out 2024 | Coluna César Santos - 12 de outubro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Rogério e Allyson, antes aliados, podem se enfrentar em 2026

CONJECTURAR NÃO PAGA IMPOSTO

A eleição em Mossoró terminou no primeiro turno, mas o prefeito reeleito Allyson Bezerra (União Brasil) vive uma espécie de prorrogação eleitoral com o segundo turno em Natal. É que o resultado da disputa pela Prefeitura da capital interessa diretamente aos planos de Allyson disputar o Governo do Rio Grande do Norte em 2026.

Explica-se:

Se o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) ganhar o pleito, fortalecerá a provável candidatura do senador licenciado Rogério Marinho (PL) a governador. Por gravidade, o União cumprirá a aliança com o bolsonarismo, representado por Rogério, e Allyson terá que buscar alternativa partidária.

Se a vitoriosa for a deputada federal Natália Bonavides (PT), Natal reforçará o palanque governista em 2026, com possibilidade de chapa formada por Walter Alves (MDB) para o governo; Fátima Bezerra (PT) e Zenaide Maia (PSD) para o Senado.

Nesse caso, Allyson permaneceria no União e voltaria aos braços do bolsonarismo. Uma candidatura ao Senado não seria nada fora de contexto, podendo, inclusive, construir uma chapa com Rogério para governador, Allyson e o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) para o Senado.

É possível de acontecer? Sim. No entanto, estamos apenas conjecturando conforme os cenários possíveis e viáveis para 2026.

Mas antes, aguardaremos a voz das urnas no segundo turno das eleições de Natal.

 

FRASE

“Vamos um pente fino na vida pregressa de todos os candidatos. Muitos serão barrados”

RICARDO LEWANDOWSKI – Ministro da Justiça sobre a vida pregressa de políticos eleitos este ano

 

PRESIDÊNCIA

O comerciante Vavá quer a presidência da Câmara Municipal de Mossoró. Apesar de estreante, ele acredita que dispõe dos predicados que os vereadores gostam. Vavá foi eleito na base de apoio do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), com a quinta maior votação, recebendo 3.461 votos.

 

RESSACA

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), exonerou 52 ocupantes de cargos comissionados. Haverá mais cortes. Segundo ele, medida necessária para fechar as contas do último exercício financeiro. Para os atingidos, a canetada reflete a ressaca eleitoral.

 

TESOURA

O primeiro ano da segunda gestão do prefeito Allyson Bezerra vai cortar as gorduras adquiridas no ano eleitoral. Estima-se o corte em 40% do número de cargos terceirizados e pelo menos 20% dos comissionados. Vereadores não reeleitos serão convidados a entregar os cargos.

 

HIDROGÊNIO

A Usina Termelétrica do Vale do Açu, em Alto do Rodrigues, foi selecionada pela Petrobras para receber a primeira planta-piloto para a geração de hidrogênio renovável. Serão investidos R$ 90 milhões. A planta para teste entrará em operação no 1º trimestre de 2026.

 

SEGUNDO TURNO

O segundo turno começou efetivamente nesta sexta, 11, com o retorno do programa eleitoral no rádio e na TV. Em 52 cidades os eleitores transferiram a decisão para o segundo turno. Em Natal, a Prefeitura é disputada pelos deputados Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT).

 

CHEIRO DE AMOR

A prefeita reeleita Marianna Almeida (PSD) comemora a vitória nas urnas na noite deste sábado, 12, com festa nas ruas. E não economizou o bolso para contratar a banda baiana Cheiro de Amor, OZ Piraz e o trio elétrico Absoluto. A partir das 18h.

 

É NOTÍCIA

1 - O Governo do RN transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público para o dia 1º de novembro, véspera do feriado do Dia de Finados. Será um fim de semana esticado.

2 - Nesta data, em 1927, era fundado o Esporte Náutico Mossoroense, tendo como presidente Aragão Mendes. Seu nome é lembrado em uma rua no loteamento Nova Mossoró, bairro Santa Júlia.

3 - Em 1935, nesta data, começa a circular em Mossoró o jornal Boletim do ABC, sob a supervisão do professor Alfredo Simonetti, na época diretor da Escola Normal.

4 - O varejo do Rio Grande do Norte supera média nacional e cresce 6,8% no comparativo de agosto deste ano com 2023. Vendas do comércio já somam alta de 5,7% no acumulado do ano, segundo dados da Federação do Comércio.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Mossoró
RN
jornalismo
política
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO