TODOS OS VIVAS AO CENTENÁRIO O MOSSOROENSE
Há exatos 152 anos começava a circular o jornal O Mossoroense pelas mãos do jornalista Jeremias da Rocha, com apoio do português José Damião de Souza Melo e o baiano Ricardo Vieira do Couto.
Trata-se da história mais importante do jornalismo de Mossoró, dividida em fases, com todas elas cumprindo o seu papel de noticiar, registrar história e formar profissionais com DNA puro do jornalismo.
As fases iniciadas por Jeremias da Rocha passaram, em seguida, pela direção de João da Escóssia e Antônio Gomes (1902 a 1934), Francisco Pinheiro (1919 a 1921), Rafael Gurjão (1992 a 1930) e Augusto da Escóssia (1930).
Na terceira fase, iniciada em 1946, sob a direção de Lauro da Escóssia, o jornal ganhou a sua gráfica com máquinas e a redação comandada pelo jornalista Dorian Jorge Freire.
Já em 1975, a família Escóssia vendeu o Mossoroense para a família Rosado, formando uma equipe liderada por Dorian que tinha Luís Fausto, Jaime Hipólito, Rafael Negreiros, Lauro da Escóssia, Vingt-un Rosado, Manoel Leonardo Nogueira e Jorge Freire Neto.
A última fase foi iniciada em 1985, sob a direção do médico e ex-deputado Laíre Rosado, tendo como diretor administrativa Eder Medeiros e diretor de redação Phabiano Santos.
Foi nesta fase que iniciamos a nossa carreira no jornalismo impresso. A redação de O Mossoroense foi a nossa escola, o nosso curso de formação sem dever a nenhum canudo dos cursos oficiais. E que ótimo que foi assim.
Hoje, O Mossoroense está no eletrônico, como portal de notícia dentro da Rede Resistência de Comunicação.
Todos os vivas ao centenário O Mossoroense.
FRASE
“Não chegou nada no bairro Barrocas”
Omar Nogueira, vereador sobre as obras prometidas no Mossoró Realiza
COMPROMISSO
Nos bastidores da disputa pela presidência da Câmara de Mossoró, o vereador reeleito Genilson Alves (União) tem dito que conta com a palavra do prefeito Allyson Bezerra (União), empenhada com ele. O líder da bancada governista não acredita que o chefe vai falhar com o compromisso.
BATIMENTO
Mais de meio de milhão de reais foram apreendidos pela Operação Batimento, que apura crime de superfaturamento em prefeitura. O caso ocorre no município de Touros, onde a turma ocupou o cofre público para ficar rica. As organizações criminosas estão cada vez mais se firmando no poder.
TIK TOK
O campeão de votos João Campos, prefeito do Recife-PE, vai reforçar o palanque de Natália Bonavides (PT) em Natal. Acredita que a sua popularidade tik tok pode ajudar a eleger a petista no segundo turno das eleições. João Campos participará de mobilização na reta final, além da propaganda da TV.
LEITE E PÃO
O vereador eleito Kayo Freire (PSD) vai levar para a Câmara de Mossoró, assim que assumir o mandato em 2025, a proposta da criação do Programa do Leite e do Pão, para atender famílias carentes da periferia. De origem simples, Kayo sabe da importância do alimento na mesa de baixa renda.
CAFEZINHO
Kayo Freire é o entrevistado desta semana do “Cafezinho com César Santos”. Ele conta como conquistou o mandato desafiando estruturas gigantes, como será a sua postura política na Câmara e diz o que pensa sobre a escolha do novo presidente da Casa. Confira na edição deste sábado, 19.
MAIS UMA ETAPA
Passou pelo crivo da CFF da Assembleia Legislativa os projetos do Executivo que valorizam os salários dos servidores estaduais. As matérias seguem a sua tramitação até chegar ao plenário.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1997, a então prefeita Rosalba Ciarlini recebia da Rffsa, no Rio de Janeiro, a cessão da Estação Ferroviária de Mossoró. Daí, nascia a Estação das Artes Elizeu Ventania.
2 - Em 2013, nesta data, a Escola Municipal Raimundo Fernandes era dotada de complexo olímpico e de quadra poliesportiva. Obra gestão da ex-prefeita Cláudia Regina, para atender aos jovens da zona norte.
3 - O poeta e sanfoneiro potiguar Dorgival Dantas se juntou a Flávio José e Waldonys no projeto Encontro das Sanfonas. Estreou em Fortaleza com enorme sucesso e vai percorrer cidades por todo o Brasil com forró raiz.
4 - O deputado Isaac da Casca (MDB) sugere a construção de viaduto no cruzamento da BR-304, saída para Governador Dix-sept Rosado. Para salvar vidas nesta área de trânsito intenso.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.