Domingo, 19 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 18 Out 2024 | Coluna César Santos - 18 de outubro de 2024

Crédito da foto: Divulgação Natália Bonavides recebeu Lula no palanque em Natal

MÁGOAS ELEITORAIS

Coube ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva escancarar, de público, a crise do PT do Rio Grande do Norte com a senadora Zenaide Maia, do PSD, consequência da disputa pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Jaime Calado, ex-secretário do Desenvolvimento do governo Fátima Bezerra, derrotou o atual prefeito Eraldo Paiva, do PT.

A campanha em São Gonçalo foi acirrada e teve momento tenso.

Na quarta-feira, 16, no palanque de Natália Bonavides em Natal, Lula convocou Zenaide de volta para o palanque do PT, julgando importante ter o apoio dela para derrotar Paulinho Freire (União Brasil), adversário de Natália no segundo turno.

Natal também foi foco de animosidade entre Zenaide e o PT, uma vez que o candidato do PSD, ex-deputado Carlos Eduardo, foi alvo de ataques e acabou não passando para o segundo turno.

Esse distanciamento, tratado de público por Lula, pode ter consequências na sucessão estadual de 2026.

Nesse momento, não tem como colocar Zenaide-Jaime no palanque do governo, muito menos convencer a ala mais radical do PT de receber o casal do PSD de volta ao seu ambiente político-eleitoral.

Ademais, o PSD triunfou nas urnas 2024, em cidades importantes, bem distante do PT. Em Mossoró, por exemplo, Zenaide apoiou a reeleição do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que derrotou Lawrence Amorim (PSDB), o candidato apoiado pelo PT.

O fato é que as feridas estão expostas e, muito provavelmente, elas não têm a cura nesse momento. Quem sabe depois de baixada a densa poeira eleitoral.

 

FRASE

“Às vezes a gente erra, às vezes acerta. Quem ganha eleições tem que ter generosidade”

LULA – Discursando em Natal e fazendo referência à senadora Zenaide Maia e Jaime Calado

 

É MUITO GRAVE

Já são nove pacientes que perderam o globo ocular após o mutirão de cirurgias de catarata na cidade de Parelhas, região do Seridó. Todos foram infectados por bactéria Enterobacter cloacae, comumente encontrada em fezes, e incomum em ambientes hospitalares. O caso é muito grave.

 

SEGUE

O caso de Parelhas não pode se resumir à apuração pela Suvisa. É preciso ir muito além. Há desconfiança de que nos mutirões de cirurgias bancados pelo SUS, empresas privadas estão faturando alto, enquanto pacientes não recebem os devidos cuidados. Que a polícia e o MP entrem no caso.

 

PALANQUE

O prefeito Allyson Bezerra (União) ainda não desceu do palanque e segue aglomerando para festejar a vitória nas urnas. Reeleito com mais de 113 mil votos (70,2%) ele vai continuar no palanque, agora como eventual candidato a governador. A partir de 2025, a agenda se ampliará fora de Mossoró.

 

MARIANNA

A prefeita reeleita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), é um dos nomes para a Assembleia Legislativa em 2026. Ela aceitará o desafio se o deputado estadual Galeno Torquato (PSDB) sair para a Câmara dos Deputados. A região do Alto Oeste é órfã de um representante em Brasília.

 

NILTON

Marianna Almeida deixando o cargo para concorrer às eleições 2026, assumiria a vice-prefeita eleita médica Lara Figueiredo, filha do ex-prefeito Nilton Figueiredo. Seria a volta dos Figueiredo ao poder na cidade alto-oestana após mais de duas décadas.

 

MAIS UMA ETAPA

Outro nome do Alto Oeste que ganhou musculatura política pode aparecer bem nas eleições 2026: Rivelino Câmara (MDB), prefeito de Patu, que elegeu o sucessor Dr. Ednardo (MDB). Rivelino é nome forte à Assembleia.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1989, moradores do conjunto Abolição IV ganhavam o Centro de Convivência “José Sarney”. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini em parceria com o governo Geraldo Melo.

2 - Em 2006, nesta data, o então presidente da Câmara Municipal, João Newton da Escóssia Júnior, assumia a Prefeitura de Mossoró, para um período de uma semana. A prefeita Fafá Rosado estava de licença para tratar assuntos particulares.

3 - Os 20 anos do Sesc Mesa Brasil serão celebrados hoje com almoço para jornalistas e convidados em Mossoró, às 12h, no Requinte. Presença do presidente da Fecomércio, empresário Marcelo Queiroz.

4 - Hoje completa 18 anos da partida de Tibério César Burlamaqui, homem honrado e empresário bem-sucedido de Mossoró.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO